inauguracao_CDRsp_site_22_4_2016
Primeiro-ministro inaugura nova infraestrutura científica do CDRsp

O Primeiro-ministro António Costa presidiu a inauguração da nova infraestrutura científica do Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRsp) do Politécnico de Leiria (IPLeiria), que decorreu no 21 de abril de 2016. Estas novas instalações estão situadas na Rua de Portugal, na Zona Industrial da Marinha Grande.

Segundo o governante, o que permitirá ganhar produtividade e ser competitivo é a capacidade do país para gerar conhecimento e «transformar esse conhecimento em valor”, «algo que o IPLeiria tem contribuído de modo decisivo ao longo das décadas».

Nuno Mangas, presidente do Instituto, explicou que o CDRsp «é uma estrutura científica e tecnológica, tendo tido a sua génese em 2007 no departamento de Engenharia Mecânica da nossa Escola Superior de Tecnologia e Gestão».

A cerimónia contou com a atuação da Trovantina. No final, realizou-se um jantar conferência, organizado pela Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), e pelo Politécnico de Leiria, subordinado ao tema “Investimento e Crescimento Económico”, que se realizou na Quinta do Paul (Ortigosa).

A nova infraestrutura do CDRsp servirá de suporte às atividades de I&D+i, de formação avançada e para o desenvolvimento de ações de divulgação e disseminação com vista a uma efetiva transferência de conhecimento e tecnologia entre o meio académico e industrial, e é composta por 19 espaços laboratoriais. O projeto foi candidatado e financiado no âmbito do Sistema de Apoio a Infraestruturas Científicas e Tecnológicas, do Programa Operacional do Centro – MaisCentro, e teve contrato de financiamento aprovado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, com um apoio financeiro global de 3,2 milhões de euros.

Fotografias do evento

OBRIGADO VOSSA PRESENÇA!