Título: Avaliação das Superfícies Mínimas Triplas Periódicas sobre o efeito de tensões de corte

Local de publicação: Lecture Notes in Computational Vision and Biomechanics

Autores do IPLeiria: Henrique de Amorim Almeida; Paulo Bártolo.

Principais resultados obtidos:

A engenharia de tecidos representa um novo, campo interdisciplinar emergente envolvendo esforços combinados de vários domínios científicos para o desenvolvimento de substitutos biológicos para restaurar, manter ou melhorar as funções dos tecidos. As matrizes de suporte fornecem um suporte temporário mecânico e vascular para a regeneração dos tecidos, enquanto moldam os tecidos em crescimento. Estas matrizes de suporte devem ser biocompatível, biodegradável, com porosidade adequada, estrutura e distribuição de poros adequado e desempenho estrutural e vascular optimizado. O projeto de matrizes de suporte optimizadas com base na sua macro e microestrutura é um tema relevante da pesquisa.

Esta pesquisa propõe o uso de estruturas geométricas baseadas em Superfícies Mínimas Triplas Periódicas para aplicações de tensão de corte. Geometrias com base nestas superfícies permitem a conceção de estruturas com elevado rácio de superfície-para-volume e elevadas porosidades. Trabalhos anteriores demonstraram o potencial das superfícies de Schwartz e Schoen sobre efeitos de tração. O principal objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho das matrizes de suporte sob solicitações de tensão de corte em função de variação de espessura e raio.