Título: Avaliação dos efeitos da utilização de baixas percentagem de biodiesel em gasóleo num veículo ligeiro de passageiros equipado com motor Diesel EURO 5 common-rail

Local de publicação: Applied Energy

Autores do IPLeiria: Luís Serrano

 

 Principais resultados obtidos:

Utilizando um Renault Megane 1.5 dCi, foi realizado um estudo sobre o efeito da utilização de pequenas quantidades de biodiesel incorporadas em gasóleo ao nível do desempenho, consumo de combustível e emissões de NOx. Este estudo envolveu a realização de testes considerando diferentes combustíveis constituídos pela mistura de 0%, 7%, e 20% de biodiesel em gasóleo numa base volúmica, B0, B7 e B20 respetivamente.

Verificou-se que o consumo de combustível não aumentou consistentemente com o aumento da quantidade de biodiesel incorporado e que as emissões de NOx também não foram significativamente aumentadas. De facto, quando se utilizou B20, os níveis de NOx emitidas pelo veículo revelam mesmo uma redução que é mais pronunciada durante a realização do ciclo urbano. A análise ao desempenho não revelou também diferenças muito notórias, embora se tenha constatado que a utilização de B7 promova um ligeiro aumento do binário e potência disponíveis na ordem dos 2%.