Comida do futuro confecionada por docente do IPLeiria

comida_insetos_site_3_5_2016Patrícia Borges, docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria (IPLeiria), conhecida pela criação de canapés, hambúrgueres e almôndegas de cavala, que serão em breve comercializadas, antecipa-se agora ao que considera ser a ‘comida do futuro’ e tem vindo a desenvolver várias receitas com insetos como principal ingrediente.

A docente afirma que «Os insetos têm elevados níveis de proteína, gorduras insaturadas e minerais, podendo ser utilizados no combate à obesidade. A sua produção é muito mais económica em comparação com o gado». O uso do inseto já é utilizado em várias culturas orientais como alternativa às carnes animais, no entanto, na ocidental, apesar de existirem «muitas pessoas curiosas, há uma grande percentagem que nem quer ouvir falar no assunto e recusa-se a experimentar», observa.

«Recordando as estimativas da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), que prevê que o mundo em 2050 terá cerca de 9 mil milhões de habitantes e que a produção animal não será suficiente para alimentar toda a população, é bom que comecemos a encarar o consumo de insetos como algo normal e não como uma tendência gastronómica passageira», alerta Patrícia Borges.

Patrícia Borges já participou em vários eventos e workshops, incluindo a sua presença no programa “Querida Júlia”, onde apresentou bolachas de manteiga com tenébrios (minhocas), wraps com grilos e gafanhotos picantes com malagueta. As receitas desenvolvidas incluem também Zophobas (minhocas) com chutney de manga, tempura de grilos e gafanhotos com molho de soja; cuscus salteados com pimento verde e encarnado, courgette, gengibre, molho de soja e gafanhotos salteados em azeite e alho; gafanhotos e grilos com chocolate temperado com pimenta; bolo com zophobas e bolachas de tenébrios.

Recentemente, a docente foi a vencedora nacional do concurso “Think Big, Think Ocean”, promovido pela Sea Change Project, que propôs a todos os cidadãos europeus a submissão de ideias que promovessem a consciencialização da importância do oceano para cada um de nós.

Patrícia Borges no programa “Querida Júlia”

Resultados do concurso “Think Big, Think Ocean”