Celia_sousa_site_3_2_2017Coordenadora do CRID integra direção da Associação SUPERA

Célia Sousa, docente e coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria, foi eleita para a direção da SUPERA – Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade, e será a coordenadora do Grupo de Interesse em Serviços de Tecnologias de Apoio. Depois da mudança recente dos seus estatutos, que agora permitem a categoria de sócios institucionais, o Politécnico de Leiria passa também a ser sócio formal da SUPERA.

O Grupo de Interesse em Serviços de Tecnologias de Apoio da SUPERA estuda e desenvolve ações relacionadas com o Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio, Bancos de Empréstimos e outros serviços. Este grupo está responsável por acompanhar de perto a ação do Instituto Nacional para a Reabilitação, ministérios, autarquias e entidades privadas, tendo com objetivo promover mais qualidade e inovação nos serviços de tecnologias de apoio.

Composição da nova direção

A nova direção da SUPERA, eleita para o biénio 2017/2019, é composta por Francisco Godinho (docente do Departamento de Engenharias da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), presidente, Rui Teles (docente de Tecnologias da Informação e da Comunicação e Multimédia do Instituto Politécnico do Porto), vice-presidente, Abel Trigo (engenheiro de reabilitação), tesoureiro, e pelos vogais Ana Barros (investigadora do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia-CRPG), Célia Sousa, Luís Garcia (docente do Instituto Politécnico de Beja) e Márcio Martins (engenheiro de reabilitação). O conselho fiscal é presidido por Fátima Moniz (tiflóloga), presidente, e pelos vogais David Fonseca (CEO da empresa VECTOR ANIMAL) e João Henriques (Provedor das Pessoas com Incapacidade do Município da Lousã).

SUPERA

A SUPERA é uma associação científica e técnica, sem fins lucrativos, que visa promover o desenvolvimento de atividades orientadas para aplicação da ciência e tecnologia na melhoria da qualidade de vida de populações com necessidades especiais, nomeadamente pessoas com deficiência, idosos e acamados, em áreas como o acesso a tecnologias e serviços, educação, emprego, saúde e reabilitação funcional, transportes, vida independente e recreação. Para o primeiro semestre de 2017, a SUPERA planeia a criação de uma rede de competências de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade, e a organização das suas Jornadas.