Ana Sargento, Eduarda Fernandes e Ana Sofia Lopes são os membros da equipa do Centro de Investigação em Gestão e Sustentabilidade do Politécnico de Leiria (CIGS/IPLeiria) que desenvolveu a candidatura do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) da Vila da Batalha a fundos da União Europeia, em colaboração com o município da Batalha. A entidade gestora do Programa Operacional do Centro (Centro 2020) divulgou recentemente que a candidatura foi “admitida e aprovada com a classificação global de boa”, que corresponde à classificação máxima, na escala de avaliação definida pelo programa.

O projeto, desenvolvido entre janeiro e junho deste ano, visa promover o ambiente urbano sustentável e revitalizar as áreas de intervenção do centro histórico e zona ribeirinha da Vila da Batalha. A equipa do CIGS/IPLeiria, em cooperação com o município da Batalha, colaboraram na planificação de objetivos e ações integrados e coerentes, concretizáveis através dos projetos públicos e privados apresentados.

«Considero muito positiva esta interação estreita entre a academia e os agentes da comunidade em que nos inserimos, empresas e outro tipo de organizações», confessa Ana Sargento, coordenadora do CIGS/IPLeiria. «Agradecemos ao município da Batalha o facto de nos ter contactado para colaborar neste trabalho, cuja realização nos proporcionou mais uma oportunidade de enriquecimento da nossa experiência».

Este projeto prevê um investimento público de 3,2 milhões de euros, que potenciará o investimento privado de cerca de 1,7 milhões de euros. Com esta aprovação fica garantido que parte deste investimento será co-financiado pela União Europeia, através do programa operacional Centro 2020, até ao montante máximo de 2,7 milhões de euros do FEDER – Fundo Europeu deo Desenvolvimento Regional.

No âmbito do PARU da Batalha, foram considerados cinco projetos na componente pública: a reabilitação do Edifício Dr. Gens (antiga Câmara) e sua adaptação para Universidade Sénior e Centro Europeu de Investigadores, a requalificação do edifício do antigo Hospital da Misericórdia e reconversão em Unidade de apoio à Juventude, a intervenção urbanística junto da EN 1 de salvaguarda dos impactos do ruído e poluição sobre o Mosteiro da Batalha, a readaptação do antigo campo de futebol junto ao Mosteiro da Batalha para praça desportiva, e instalações desativadas do Instituto da Vinha e do Vinho na margem poente do rio Lena. Estes projetos serão iniciados ainda este ano e concretizados até 2019.

O presidente do Município da Batalha já expressou o seu reconhecimento pelo trabalho da equipa do CIGS/IPLeiria, nomeadamente a forma «como souberam interpretar os objetivos estratégicos do PARU da Batalha e desenvolver com a equipa municipal um trabalho notável que agora conhece a distinção da aprovação com mérito por parte da Autoridade de Gestão do Centro 2020».