Equipa do Politécnico de Leiria desenvolve estratégia vencedora em colaboração com o município da Batalha

foto_paru_site_8_11_2016

Ana Sargento, Eduarda Fernandes e Ana Sofia Lopes são os membros da equipa do Centro de Investigação em Gestão e Sustentabilidade (CIGS) do Politécnico de Leiria que desenvolveu a candidatura do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) da Vila da Batalha a fundos da União Europeia, em colaboração com o município da Batalha. A entidade gestora do Programa Operacional do Centro (Centro 2020) divulgou recentemente que a candidatura foi “admitida e aprovada com a classificação global de boa”, que corresponde à classificação máxima, na escala de avaliação definida pelo programa.

O projeto visa promover o ambiente urbano sustentável e revitalizar as áreas de intervenção do centro histórico e zona ribeirinha da Vila da Batalha. A equipa do CIGS/IPLeiria, em cooperação com o município da Batalha, colaboraram na planificação de objetivos e ações integrados e coerentes, concretizáveis através dos projetos públicos e privados apresentados.

Nota de imprensa

plano_regeneracao_batalha_site_22_1_16

Este projeto prevê um investimento público de 3,2 milhões de euros, que potenciará o investimento privado de cerca de 1,7 milhões de euros. Com esta aprovação fica garantido que parte deste investimento será co-financiado pela União Europeia, através do programa operacional Centro 2020, até ao montante máximo de 2,7 milhões de euros do FEDER – Fundo Europeu deo Desenvolvimento Regional.

No âmbito do PARU da Batalha, foram considerados cinco projetos na componente pública: a reabilitação do Edifício Dr. Gens (antiga Câmara) e sua adaptação para Universidade Sénior e Centro Europeu de Investigadores, a requalificação do edifício do antigo Hospital da Misericórdia e reconversão em Unidade de apoio à Juventude, a intervenção urbanística junto da EN 1 de salvaguarda dos impactos do ruído e poluição sobre o Mosteiro da Batalha, a readaptação do antigo campo de futebol junto ao Mosteiro da Batalha para praça desportiva, e instalações desativadas do Instituto da Vinha e do Vinho na margem poente do rio Lena. Estes projetos serão iniciados ainda este ano e concretizados até 2019.

Politécnico de Leiria outorgou o contrato para a realização do Plano de Ação para a Regeneração Urbana do Município da Batalha (PARU) no dia 19 de janeiro de 2016, com o Município da Batalha, revestindo-se a parceria de grande importância no âmbito do levantamento e da consolidação da zona patrimonial e da envolvente ao Mosteiro da Batalha.