Professor da ESTG apresenta novo livro técnico

joao_pereira_livro_9_10_15“Sequências perfeitas para sistemas de comunicação” é o título na nova obra de João da Silva Pereira, docente do Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria (ESTG). O evento teve lugar no dia 8 de outubro, pelas 18h00, na Biblioteca José Saramago, no campus 2 do Politécnico de Leiria.

Segundo o autor, «As sequências perfeitas poderão ser utilizadas para melhorar os atuais sistemas de telecomunicações, de televisão digital, de acesso à internet de banda larga e os mais diversos sistemas de deteção por radar» e a «A melhoria consiste em tornar os recetores desses mesmos sistemas imunes às interferências provenientes das reflexões provocadas pelos múltiplos obstáculos que um sinal de transmissão encontra pelo seu caminho».

O novo livro destaca os atuais sistemas de comunicação Code Division Multiple Access (CDMA) e Optical Code Division Multiple Access (OCDMA), que utilizam conjuntos matemáticos de sequências, com boas propriedades de autocorrelação e correlação cruzada.

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Coimbra, João Pereira é investigador do Instituto de Telecomunicações e docente no departamento de Engenharia Informática da ESTG. É ainda autor de vários artigos científicos publicados na área das redes sem fios e redes óticas.

OBRIGADO PELA VOSSA PRESENÇA!

8 de outubro | 18h00 | Biblioteca José Saramago – campus 2 do IPLeiria