Festival Ofélia sobe ao palco na ESAD.CR

Poster_Festival Ofélia_site

O “Festival Ofélia”, um evento de teatro de renome, organizado pelos estudantes do curso de Teatro da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, ‘subiu ao palco’ entre os dias 4 e 7 de abril de 2017. Esta iniciativa anual da ESAD.CR contou com mais de uma dezena de espetáculos teatrais, workshops e conferências, e com a participação de seis escolas superiores convidadas, dando lugar a algumas das criações desenvolvidas recentemente em vários dos mais destacados cursos de teatro na Península Ibérica.

A inauguração da 7.ª edição do evento realizou-se no dia 4 de abril, pelas 17h00, na Praça da República das Caldas da Rainha (Praça da Fruta).

Em todos os dias do festival estiveram em cena várias performances na ESAD.CR, a partir das 19h30/20h00, dirigidas à comunidade académica e abertas ao público. Na quarta-feira, dia 5 de abril, Tânia Leonardo dinamizou às 9h30 o workshop “A verdade do ator – partitura interna”, e Tobias Monteiro o workshop “Dobragem”, com início às 14h30. O ator Paulo Pinto partilhou as suas experiências numa conferência no dia 6 de abril, pelas 10h30, e no último dia do evento, foi a vez de Maria Ramos falar numa conferência às 10h00, e de Victor Jorge ministrar um workshop “Criação acontece pelo erro, a comunicação por enganos: Como escolho o que os outros vão reter do que apresente”, às 14h30.

4 a 7 de abril | ESAD.CR – Caldas da Rainha

Carolina Faias, porta-voz da organização do Festival, destacou que «O Festival Ofélia tem como finalidade partilhar conhecimentos, ideias e experimentações estéticas e inéditas, proporcionando a apresentação de alguns dos melhores trabalhos de cada escola participante», acrescentando ainda que «Pretendemos ainda incentivar a troca de saberes e de experiências, neste festival que tem aumentado a sua audiência a cada edição que passa, e que já conquistou um lugar de destaque no panorama nacional».

Entre as entidades convidadas para este festival destacaram-se a Universidade de Évora, a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), a Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) do Politécnico de Lisboa, a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Politécnico do Porto. A nível internacional a Real Escuela Superior de Arte Dramático (RESAD – Madrid) marca a sua presença.

O Festival teve o apoio da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, da Junta Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Centro da Juventude, Escola de Sargentos do Exército, do SILOS Contentor Criativo, Pimpões, Teatro da Rainha, Pachá; Casa Antero, Padaria Forno do Beco, Déjà vu bar Pizzaria Casa Nostra, Letra de Madeira, do Forno e dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria.