protocolo_Leiria_cabo_verdeLeiria e São Filipe acordam atribuição de bolsas de estudo no IPLeiria

Os presidentes dos municípios de Leiria, de São Filipe, em Cabo Verde, e do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) assinaram, no dia 19 de outubro, um protocolo que possibilita a atribuição de bolsas de estudo a alunos oriundos daquela região do país africano.

Nuno Mangas, presidente do IPLeiria, destacou «os contributos da Câmara Municipal de Leiria e do Instituto na qualificação dos jovens que têm assim oportunidade de frequentar o ensino superior.»

«É com ações concretas que podemos construir um futuro mais próspero e mais inclusivo», disse o presidente do Município de São Filipe, sublinhando «o forte investimento no capital humano num país que não tem ouro, diamantes ou petróleo.»

Recorde-se que o presidente do Município de São Filipe, Cabo Verde, foi recebido no início de setembro na Câmara de Leiria. À receção, seguiu-se uma visita aos serviços acompanhada por todo o executivo a fim de se verificar o funcionamento dos setores da sua responsabilidade.

Em 1994, a visita efetuada a São Filipe por uma delegação de Leiria proporcionou um acordo para a atribuição de três bolsas de estudo a jovens do Município cabo-verdiano, para frequentarem cursos que eram ministrados na Escola Profissional de Leiria. Dada a alteração verificada na Lei, no que concerne aos estatutos das escolas profissionais, após a conclusão de estudos dos primeiros formandos na Escola Profissional foi possível direcioná-los para frequentar o ensino superior no Instituto Politécnico de Leiria.

» Mais informações