Politécnico de Leiria e Fórum Estudante juntos na Leiria-In

Entre os dias 11 e 16 de julho de 2016, o Politécnico de Leiria deu a conhecer a vanguarda da tecnologia e o distrito de Leiria na terceira edição da Leiria-In, semana distinguida com um ‘selo’ de qualidade por parte do Ministério da Educação, «A tutela acaba de reconhecer o pioneirismo e a pertinência da Leiria In, que cria uma oportunidade única para estudantes do ensino secundário e profissional entrarem em contacto com o tecido empresarial da região de Leiria, com setores que quase só existem aqui, com tecnologia de ponta e fortemente internacionalizado», afirmou Rui Pedrosa, vice-presidente do instituto.

A Leiria-In foi organizada pelo Politécnico de Leiria e pela revista Fórum Estudante, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, a Câmara Municipal da Marinha Grande, a Associação Empresarial da Região de Leiria – NERLEI, a Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura – ADAE e a Associação Nacional da Indústria de Moldes – CEFAMOL.

Empresas participantes: Santos Barosa, Barbosa & Almeida, Vidroexport, Libbey, Ribermold, Tecnimoplas, TJ Moldes, Iberomoldes, Planimolde, Fozmoldes, Moldoeste, KLC, Vipex, Plasgal, Martos, Lismolde, Mármores Vigário, Spal e DRT Moldes.

Foi uma semana inesquecível, ligada ao ensino e ao mundo da indústria, repleta de atividades como workshops, visitas a empresas, piscina, praia, caminhadas e muita animação. Para participar nesta aventura, foram selecionados 50 jovens de todo o país, alunos do ensino secundário e profissional.

Na sessão de encerramento da Leiria In – Semana da Indústria 2016, dirigindo-se a meia centena de jovens de todo o país, Rui Pedrosa, em representação do Politécnico de Leiria, declarou «Vocês são agora 50 embaixadores de Leiria», terminando a intervenção com um agradecimento aos empresários da região, pela «disponibilidade, abertura e pela forma como receberam estes estudantes». «É notável perceber que, por muito ocupados que sejam, estes empresários percebam a importância desta componente social.»

Rui Marques, CEO da Forum Estudante, destacou «o prazer que continua a ser trabalhar com o Politécnico de Leiria». Referindo-se ‘às lágrimas já de despedida’ de alguns dos participantes, classificando estes indícios como um sinal da importância desta experiência na vida dos estudantes.

Programa de atividades

Nota de imprensa

Fotografias

Quinto dia: 15 de julho

No último dia em Leiria, as atividades incluíram uma visita à empresa DRT e ao núcleo de Engenharia Automóvel e Robótica do Politécnico de Leiria. Depois do contacto direto com o mundo do design e da indústria, um dos desafios lançados contou com a inspiração do nosso departamento de Mecânica: aplicação prática dos conceitos físicos.

A tarde foi dedicada à serenidade, com uma ida à praia de São Pedro de Moel.

Durante o espetáculo que encerrou a iniciativa, na Escola Superior de Saúde (ESSLei), a criatividade, humor e espírito de equipa foram os ingredientes principais das apresentações em palco. O objetivo proposto foi relacionar a performance com tudo o que aprenderam durante a semana, aliando perspicácia, dinamismo e boa disposição. No final, os estudantes receberam os certificados de participação na Leiria In 2016, e puderam recordar alguns dos melhores momentos da semana registados em vídeo.

Quarto dia: 14 de julho

Os adolescentes visitaram duas novas empresas, a Mármores Vigário e a SPAL, em seguida viajaram até às Caldas da Rainha, onde participaram num workshop na Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR)

A tarde terminou na Marinha Grande, onde os participantes tiveram oportunidade de conhecer o recente Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRsp) do Politécnico de Leiria.

Houve ainda lugar para uma atividade de Orientação antes do dia terminar com atuações das Tunas Académicas do instituto, nos pátios exteriores da Biblioteca Municipal de Leiria.

Terceiro dia: 13 de julho

O começo deste dia foi dedicado à temática “Uma Manhã Numa Empresa”, integrou visitas às empresas: Ribermold, Tecnimoplas, TJ Moldes, Iberomoldes, Planimolde, Fozmoldes, Moldoeste, KLC, Vipex, Plasgal, Martos, Lismolde. Foi possível observar, em primeiro plano, o quotidiano de um industrial.

Durante a tarde, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão recebeu os jovens para um Peddy Paper, seguido de 3 horas de descanso antes da longa “Leiria Night Running”, uma caminhada noturna semanal que junta os leirienses aficionados por corrida, trails e caminhadas.

Segundo dia: 12 de julho

A manhã começou com visitas a várias empresas: Santos Barosa; Barbosa e Almeida; Vidroexport e Libbey Glass. Os estudantes ficaram ainda a conhecer o Museu do Vidro e a exposição “Esculpir o Aço”.

O clima de verão do distrito permitiu ainda uma ida ao parque aquático – Mariparque, na Praia da Vieira, proporcionando aos jovens um momento para ‘recarregar baterias’ antes da conferência “A Vida de um Industrial”, que se realizou no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande.

segundo_dia

Primeiro dia: 11 de julho

A academia de verão teve início no dia 11 de julho, que destacou o património da região, com uma visita ao Castelo de Leiria, uma volta pela cidade, atividades na Torre e Parede de Escalada no Parque Radical de Leiria, uma ida ao Museu de Leiria, entre outros passeios.

vice-presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, destacou uma das principais oportunidades oferecidas por esta semana “em prol da indústria e da tecnologia”: «mostrar o que esta região tem de diferente», nomeadamente «um tecido socioeconómico que permite aos diplomados ser atores da inovação»

Leiria-In montagemLançamento oficial da semana Leiria-In

A “Leiria-In: Semana da Indústria” teve início no dia 5 de julho com uma conferência de imprensa, que decorreu no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande.

Video da edição Leiria-In 2015:

FAZ O TEU FUTURO.
VEM ESTUDAR NO POLITÉCNICO DE LEIRIA!

Leiria-In