Título: Modelo de gestão florestal, sob o risco de incêndio, à escala da paisagem: Uma aplicação em Portugal

Local de publicação: Forest Science

Autores do IPLeiria: Liliana Ferreira

Principais resultados obtidos:

No artigo é apresentado um modelo de programação inteira mista para a gestão florestal à escala da paisagem. São incorporados índices de resistência ao fogo para cada povoamento, considerando as suas características e o seu contexto espacial, refletindo a contribuição dos vizinhos para a sua resistência.

O modelo pretende assegurar um nível mínimo de resistência, escolhendo para cada povoamento uma prescrição a aplicar. A Mata Nacional de Leiria foi usada como caso de estudo. Os resultados sugerem que o modelo pode ajudar a incluir o risco de incêndio na gestão à escala da paisagem e mostram que as prescrições com tratamentos de mato são muitas vezes escolhidas em detrimento de outras.