Politécnico de Leiria tem o maior e mais avançado Laboratório de Engenharia Automóvel a nível nacional

foto_site_inaug_eng_automovel_24_3_2016O Politécnico de Leiria (IPLeiria) inaugurou, no dia 23 de março de 2016, o maior e mais avançado Laboratório de Engenharia Automóvel nacional, numa cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. Este projeto, que consiste na ampliação do atual Laboratório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPLeiria, vem dar resposta ao crescimento e ao sucesso desta área de ensino pioneira, que já diplomou mais de 600 estudantes, com capacidades laboratoriais únicas.

Pedro Martinho, diretor da ESTG, destaca que «a criação de laboratórios de topo é cada vez mais uma aposta da nossa escola, uma vez que o acompanhamento das tecnologias atuais, principalmente nas áreas das engenharias, é fundamental para a formação dos estudantes. Ter boas condições laboratoriais, para além de ser essencial na aplicação prática dos conhecimentos teóricos, e para um ensino que se quer de qualidade, capacita-nos também para uma melhor investigação e, consequentemente, melhor transferência de conhecimento para a indústria». «O caso da Engenharia Automóvel é um bom exemplo, já que muitas aulas são ministradas em ambiente empresarial, sendo algumas delas ministradas em parceria com as empresas e por técnicos especializados».

Os novos espaços laboratoriais permitirão dar continuidade ao crescente apoio necessário para a acentuada componente prática dos cursos, tanto na vertente de Tecnologia Mecânica Automóvel, como na vertente de Tecnologia Eletrónica Automóvel. O espaço terá ainda maior capacidade de dar resposta às solicitações de colaboração com entidades externas do setor automóvel, bem como a criação de condições para a realização da parte experimental necessária para o desenvolvimento de projetos de investigação.

A área de formação em Engenharia Automóvel abrange três níveis de ensino: licenciatura, mestrado e curso de especialização tecnológica, contando com mais de 300 estudantes a frequentar o Instituto. A componente prática está na base do sucesso destas formações, repercutido na elevada empregabilidade dos diplomados da ESTG nesta área. Atualmente, o número de diplomados desta engenharia não é suficiente para preencher todas as ofertas de emprego solicitadas pelas empresas, confirmando, para além da necessidade, a oportunidade do novo investimento no Laboratório de Engenharia Automóvel.

Mais informação

Álbum de fotos disponível no facebook do IPLeiria

23 de março de 2016 | 15h00 | campus 2 do IPLeiria | Leiria