Politécnico de Leiria apoia o Turismo Centro de Portugal em novo projeto

fotos_observ_turismo_site_26_5_2017

Com o objetivo de manter o turismo na nossa região, o Politécnico de Leiria prestou apoio técnico e científico ao Turismo Centro de Portugal no seu novo projeto: “Observatório de Turismo do Centro”, que considera indicadores específicos para «garantir uma aferição adequada da atividade turística da Região Centro e de todos os seus agentes turísticos: empresas, autarquias, comunidades intermunicipais, população local e turistas/visitantes».

O “Observatório de Turismo do Centro” é um Sistema de Monitorização da Actividade Turística (SMAT) que respeita totalmente os requisitos definidos pela União Europeia através do European Tourism Indicators System (ETIS)”.

Inicialmente vai realizar-se uma avaliação aos recursos turísticos que existem nos 100 concelhos que envolvem a região Centro, posteriormente serão elaborados inquéritos periódicos aos agentes deste setor.

Com vista à obtenção de resultados, serão produzidos relatórios (mensais, semestrais e anuais) de partilha transversal para conhecimento de todos os agentes turísticos da região de modo a chegar a uma gestão de qualidade.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal esclarece que «O Observatório de Turismo do Centro vem preencher uma lacuna com que nos deparamos na análise dos indicadores turísticos do Centro de Portugal. A nossa região está a atingir níveis inéditos de crescimento na procura turística, na casa dos dois dígitos, que são bem evidentes nos indicadores estatísticos disponíveis. Mas sentimos a necessidade de ir mais além. Assim, com o apoio técnico do Instituto Politécnico de Leiria, criámos este instrumento de monitorização regional, que nos vai permitir, de forma mais exaustiva e completa, traçar um quadro, permanentemente atualizado, da atividade turística da região Centro de Portugal.»