Pneu_CDRspPaulo Campos, investigador do CDRsp, é notícia pelas melhores razões, venceu o Prémio Valorpneu de Inovação 2014, atribuído em Dezembro do ano passado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Esta foi a 6ª edição dos prémios da Valorpneu e tinha como grande objetivo a apresentação de soluções inovadoras para a gestão e destino sustentável dos pneus em fim de vida. O vencedor, Paulo Campos do Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRsp) do IPLeiria, criou um pino de sinalização, uma peça que alia a utilização da borracha reciclada a produtos do espaço urbano, concebida graças à resistência da borracha do pneu à degradação atmosférica possibilitou .

O “Pino Urbano Modular” é composto por elementos modulares que possibilitam o ajuste em altura, em conformidade com o espaço onde se insere, e apresenta um baixo custo de produção. Entre os módulos do pino, na zona de encaixe, foi concebido um componente em plástico luminescente, em forma de argola, que proporciona a visibilidade do pino em período noturno.