Politécnico de Leiria acreditado para prestação de serviços de diagnóstico pelo Portugal 2020

O Politécnico de Leiria obteve a aprovação do processo de acreditação de entidades para prestação de serviços de diagnóstico no âmbito dos projetos “Vales Oportunidades de Investigação”, enquadrada na tipologia de investigação e desenvolvimento tecnológico do sistema de incentivos do Portugal 2020. Os projetos apoiados com os “Vales Oportunidades de investigação” têm a finalidade de promover a avaliação e identificação de problemas técnicos, de forma a reforçar a competitividade das empresas ao nível da melhoria de produtos e de processos.

A partir de agora, o Politécnico de Leiria pode exercer consultoria em atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, e de serviços de transferência de tecnologia. Entre os serviços suscetíveis de apoio constam a identificação de problemas técnicos ao nível de produtos, serviços e processos, a avaliação de oportunidade de investigação e desenvolvimento, uma estratégia de I&D e respetivo plano de ação, bem como a assistência técnica para implementação de recomendações de curto prazo.

Empresas e Vales Oportunidades de Investigação

Para concretizar os seus projetos, as empresas beneficiárias dos “Vales Oportunidades de Investigação” devem obrigatoriamente contratar uma entidade acreditada. O incentivo máximo para a prestação de serviços nesta tipologia é de 15 mil euros, dos quais 5 mil vão para os serviços de diagnóstico, e 10 mil para os serviços de assistência técnica à implementação de recomendações de curto prazo.