7.ª edição Tanto Mar: uma semana inesquecível!

A Academia de Verão “Tanto Mar” terminou no dia 8 de setembro, superando as expetativas da organização e dos participantes!

Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, destacou que esta academia «Permite a partilhar de experiências, conhecimentos e aumentar a rede de contactos», acrescentando que espera que estes 50 jovens se juntem ao grupo, já alargado, de embaixadores da região do Oeste, de Peniche e desta instituição.

Um agradecimento especial a todos aqueles que, ano após ano, têm tornado possível oferecer um sonho com sabor a mar. OBRIGADO!

Fotografias

A “Tanto Mar” é uma semana de aventura em Peniche, promovida pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria (IPLeiria) e pela revista Fórum Estudante, em parceria com Câmara Municipal de Peniche e a Marinha Portuguesa. Ao longo de sete edições, 350 jovens portugueses sentiram a importância que o Mar assume a nível local e nacional em diversas abordagens: História, Cultura, Economia, Desporto, Pesca, Património Natural, Turismo e Investigação.

A edição de 2016 decorreu entre os dias 1 e 8 de setembro, para meia centena de jovens de todo o País, que tiveram a oportunidade de conviver e aprender, enquanto se divertem num roteiro sobre o Mar.

fotos_tanto_mar_mont_1dia_5_9_2016

Esta iniciativa pretende sensibilizar as novas gerações para o valor estratégico do mar para Portugal, e despertar vocações para as profissões ligadas ao Mar. Na sua sétima edição, a Academia oferece um programa que apresenta aos 50 estudantes do secundário todas as vertentes do recurso Mar: da investigação científica ao desporto, passando pela sua cultura e história, sem esquecer a economia do mar.

No dia 1 de setembro, depois da instalação nas residências da ESTM, os participantes assistiram ao documentário “Live Sea – Ao Ritmo das Marés”, um projeto do Politécnico de Leiria coordenado pela docente e investigadora Susana Ferreira.

PRIMEIRO-MINISTRO VISITA A RESERVA DA BIOSFERA DAS BERLENGAS

fotos_tanto_mar_mont_2dia_2_9_2016No dia 2 de setembro, o Primeiro-ministro António Costa, e o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, integraram a Academia de Verão “Tanto Mar”, que deu a conhecer as Berlengas, classificada pela UNESCO como Reserva da Biosfera, a 50 estudantes. A atividade assinalou o Dia da Reserva Natural das Berlengas – que se celebrou no último sábado – e contemplou uma visita à ilha e ao farol, seguindo-se o batismo de mergulho dos jovens (Cais da Ribeira, às 11h30).

fotos_tanto_mar_mont_3_4_dia_5_9_2016

O dia 3 de setembro foi dedicado à história e cultura de Peniche, com visita ao Museu da Renda de Bilros, e com contacto com a história do naufrágio do San Pedro Alcântara. À tarde é tempo para um peddy-paper na Fortaleza de Peniche, que permitiu o contacto com o património histórico e cultural local. O domingo, 4 de setembro, foi passado na companhia da Marinha Portuguesa, com uma viagem até à Base Naval do Alfeite.

fotos_tanto_mar_mont_5e6dia_7_9_2016

Os últimos quatro dias foram dedicados, respetivamente, à Economia, ao Desporto, à Investigação e ao Conhecimento do Mar. Neste âmbito os jovens estudantes puderam conhecer as empresas Docapesca, Omnifish e AUCHAN – Plataforma de Pescado (5 de setembro); praticar desporto nas praias de Peniche (6 de setembro); realizar atividades no centro de investigação científica MARE-IPLeiria, no edifício CETEMARES (7 de setembro), trilhar o percurso geológico e visitar o Cabo Carvoeiro (8 de setembro).

fotos_tanto_mar_mont_7dia_8_9_2016

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA!