Projeto UE4SD: divulgação da 2.ª fase

O Projeto UE4SD envolve a participação de 53 instituições de ensino superior, de 33 países europeus, sendo o IPLeiria o único politécnico nacional participante, em conjunto com as universidades de Aveiro, Minho e Católica.

Na primeira fase do projeto, foi efetuado o levantamento da situação, no que refere à educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) no ensino superior, com a publicação do relatório da situação em cada um dos países parceiros (regiões).

Na segunda fase, foram selecionadas as melhores práticas desenvolvidas pelas instituições parceiras em ESD e foi publicado o manual  “Leading Practice Publication” – LLP, que referencia 13 exemplos selecionados de boas práticas sobre oportunidades de desenvolvimento profissional, para os educadores universitários nesta área.

A divulgação desta publicação, em particular, pretende promover processos de tomada de decisões nos diferentes níveis da política de ensino superior, servindo como referência para a reflexão e a avaliação do próprio trabalho dos educadores e apoiando as equipas de desenvolvimento profissional nas instituições, como uma fonte de experiência e inspiração.

O Projeto é financiado pela União Europeia no âmbito do Lifelong Learning Programme.