Integrados numa missão internacional ao Nepal, apos os sismos de abril e maio de 2015, uma equipa de investigadores Portugueses, Italianos e Americanos recolheram um conjunto relevante de dados sobre a resposta dos edifícios de diferentes tipologias à ação dos sismos. Neste trabalho foram apresentados os resultados obtidos em ensaios realizados em paredes de alvenaria de enchimento de edifícios no Nepal com diferentes níveis de danos. Esta informação é muito relevante para o desenvolvimento de estudos de avaliação da segurança de edifícios existentes no Nepal, considerando a contribuição destes elementos na resposta dos edifícios, assim como para o estudo de soluções de soluções de reforço para reduzir o nível de danos em eventos futuros.