Semana do Empreendedorismo – 12.ª edição do Poliempreende

poli

O Empreendedorismo tem sido, desde há longa data, uma aposta inequívoca dos institutos politécnicos portugueses. Com o objetivo de incutir nos seus estudantes o espírito de iniciativa, a vontade de empreender que possa conduzir à criação da própria empresa e gerar postos de trabalho, explorando o caráter eminentemente prático e profissionalizante da sua formação, os politécnicos criaram o concurso de projetos de vocação empresarial, o Poliempreende. Este projeto é promovido por 14 institutos politécnicos, 2 escolas superiores não integradas e 2 escolas politécnicas, envolvendo mais de 110.000 alunos e 7.000 docentes.

Esta iniciativa visa, através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por estudantes, diplomados ou docentes destas instituições.

O concurso tem uma componente regional e uma nacional. A nível regional, cada instituição promove um conjunto de iniciativas que culminam com a atribuição de prémios aos três melhores projetos apresentados. Os projetos vencedores em cada instituição são, posteriormente, submetidos à apreciação de um júri nacional que selecionará os três melhores projetos nacionais.

Decorre esta semana, entre o dia 15 e 18 de setembro, a Semana do Empreendedorismo, que se insere no âmbito da 12.ª Edição do Poliempreende, a qual este ano é coordenada pelo Politécnico de Leiria (IPLeiria).

Na Semana do Empreendedorismo pretende-se, por um lado proceder à apresentação dos projetos vencedores de cada Instituto Politécnico ao júri nacional (17 e 18 de setembro), e por outro proporcionar aos participantes o contacto com a realidade industrial e cultural da região (15 e 16 de setembro).

Esta iniciativa envolve cerca de 80 participantes das entidades parceiras do Projeto Poliempreende, e conta com o Comendador Rui Nabeiro (Grupo Delta) como patrono da iniciativa e a Caixa Geral Depósitos (CGD) como entidade financiadora.