7.ª edição Tanto Mar: uma semana inesquecível!

tanto_mar_site_1_9_2016A “Tanto Mar” é uma semana de aventura em Peniche, promovida pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria (IPLeiria) e pela revista Fórum Estudante, em parceria com Câmara Municipal de Peniche e a Marinha Portuguesa. A edição de 2016 realiza-se entre os dias 1 e 8 de setembro, para meia centena de jovens de todo o País, que terão oportunidade de conviveraprender, enquanto se divertem num roteiro sobre o Mar.

Esta iniciativa pretende sensibilizar as novas gerações para o valor estratégico do mar para Portugal, e despertar vocações para as profissões ligadas ao Mar. Na sua sétima edição, a Academia oferece um programa que apresenta aos 50 estudantes do secundário todas as vertentes do recurso Mar: da investigação científica ao desporto, passando pela sua cultura e história, sem esquecer a economia do mar.

No dia 1 de setembro, depois da instalação nas residências da ESTM, os participantes assistem ao documentário “Live Sea – Ao Ritmo das Marés”, um projeto do Politécnico de Leiria coordenado pela docente e investigadora Susana Ferreira.

PRIMEIRO-MINISTRO VISITA A RESERVA DA BIOSFERA DAS BERLENGAS

O Primeiro-ministro António Costa, e o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, “integram” amanhã, 2 de setembro, a Academia de Verão “Tanto Mar”, que vai dar a conhecer as Berlengas, classificada pela UNESCO como Reserva da Biosfera, a 50 estudantes. A atividade assinala o Dia da Reserva Natural das Berlengas – que se celebra no sábado – e inclui uma visita à ilha e ao farol, seguindo-se o batismo de mergulho dos jovens (Cais da Ribeira, às 11h30).

O dia 3 de setembro será dedicado à história e cultura de Peniche, com visita ao Museu da Renda de Bilros, e com contacto com a história do naufrágio do San Pedro Alcântara. À tarde é tempo para um peddy-paper na Fortaleza de Peniche, que permitirá o contacto com o património histórico e cultural local. O domingo, 4 de setembro, será passado na companhia da Marinha Portuguesa, com uma viagem até à Base Naval do Alfeite.

Os últimos quatro dias serão dedicados, respetivamente, à Economia, ao Desporto, à Investigação e ao Conhecimento do Mar. Neste âmbito os jovens estudantes poderão conhecer as empresas Docapesca, Omnifish e AUCHAN – Plataforma de Pescado (5 de setembro); praticar desporto nas praias de Peniche (6 de setembro); realizar atividades no centro de investigação científica MARE-IPLeiria, no edifício CETEMARES (7 de setembro), trilhar o percurso geológico e visitar o Cabo Carvoeiro (8 de setembro).

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA!

Vídeo completo Tanto Mar 2015