Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2015/2016

ssolene_foto_site1_18_11_15

A Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2015/2016 do Politécnico de Leiria (IPLeiria), que assinalou também o 35.º aniversário do Instituto, realizou-se no passado dia 17 de novembro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. A cerimónia de abertura do novo ano letivo reuniu mais de 700 pessoas e contou com a presença de estudantes, docentes e colaboradores do IPLeiria; representantes da comunidade local; personalidades nacionais e comitivas internacionais.

António Correia e Silva, ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, foi o convidado de honra do IPLeiria, e encerrou a cerimónia com a oração de sapiência. “O Ensino Superior numa sociedade em transformação e em busca do reforço de integração lusófona”, foi o mote da sua dissertação, onde abordou o percurso de Cabo Verde para chegar ao Ensino Superior, bem como os caminhos de mobilização para a educação. O ministro de Cabo Verde ainda destacou a importância da língua portuguesa no futuro da educação no seu país, que abre portas à interação com outras culturas, e permite aumentar a eficiência e eficácia do ensino.

O início de cada ano letivo é um momento sempre marcante na vida de uma academia. Para o assinalar foram homenageados 17 funcionários do Instituto que completaram 25 anos de serviço, distinguidos os melhores estudantes e entregues diversas bolsas de estudo. A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, a UNIVATES (Brasil) e o Instituto Politécnico de Macau receberam o diploma de instituição de mérito. O IPLeiria atribuiu ainda os títulos Honoris Causa ao engenheiro José Ribeiro Vieira, pelo serviço prestado à comunidade, a Leiria e ao tecido empresarial, e ao doutor António Correia e Silva, ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde.

A sessão contou ainda com um momento musical interpretado pela pianista Inês Costa, e pela cantora lírica Inês Ribeiro, do Orfeão de Leiria.

A vossa presença foi um motivo de enorme satisfação. Muito obrigado!

Fotografias do dia disponíveis na página oficial do IPLeiria no facebook
Álbum do evento

Discurso do presidente do Conselho Geral do IPLeiria
Discurso do presidente do IPLeiria