A Sessão Solene 2016/2017 dá início a um ano de concretização de sonhos e ambições

ssolene2016_foto_site_17_11_16

Pela segunda vez na história da nossa instituição a Sessão Solene de abertura do novo ano letivo do Politécnico de Leiria realizou-se na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, e decorreu no Dia Nacional do Mar, 16 de novembro. Os convidados foram recebidos pela A_marTuna (Tuna Académica da ESTM).

Durante o discurso, o presidente do Politécnico de Leiria afirmou que «Porque queremos exercer a nossa missão na sua plenitude, queremos ter a capacidade legal de outorgar o grau de doutor. Porque temos ambição e queremos ir mais longe, definimos como orientação estratégica a nossa evolução para universidade». Nuno Mangas terminou a sua intervenção com uma mensagem de incentivo e votos de sucesso a todos os estudantes.

Pedro Lourtie recebeu o título Professor Honoris Causa, sendo para a instituição um orgulho distinguir uma personalidade que tantos contributos relevantes tem dado ao Ensino Superior português e à sociedade.

fotos_pos_ssolene_23_11_2016

Pedro Lourtie, presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria, foi o convidado de honra da Sessão Solene de abertura do novo ano letivo. A sua oração de sapiência versou sobre a “Diversidade no ensino superior: organização, missões e graus académicos”, dissertando sobre as diferentes estruturas do ensino superior, a evolução dos politécnicos, a qualidade da formação e a capacidade de outorgar o grau de doutor. O professor defendeu que «a evolução a que se assiste nos vários sistemas binários europeus, conjugada com a abertura dos objetivos dos doutoramentos realizados na Europa e um mercado de trabalho para doutorados mais diversificado, aponta para que a outorga do grau de doutor pelas atuais instituições politécnicas seja uma evolução natural

fotos_pos_ssolene2_23_11_2016

Na cerimónia houve ainda espaço para a tradicional atribuição de bolsas e prémios de mérito: o Prémio IPLeiria – Mérito Ensino Secundário, entregues aos melhores estudantes que ingressaram nas licenciaturas do Politécnico de Leiria, assim como às escolas de origem – patrocinadas pela CGD; as bolsas de estudo Associação Páginas de Música, e as bolsas Lions Clube de Leiria, concedidas aos nossos estudantes com maiores dificuldades; os Prémios I&D+i; Publicação Científica Internacional e Prémio IDI+i+Ciência, que reconhecem os docentes e investigadores do Politécnico de Leiria que mais contribuíram para a visibilidade das unidades de investigação do politécnico e reconhecem o esforço em prol do desenvolvimento do conhecimento.

fotos_pos_ssolene4_23_11_2016

Ao momento musical, interpretado por alunas do Conservatório de Caldas da Rainha, seguiu-se a homenagem aos colaboradores com mais de 25 anos de funções no Politécnico de Leiria. Clementina Gordo, em representação dos colegas, destacou as «políticas centradas nas pessoas e na promoção da cultura de mérito praticadas ‘nesta casafotos_pos_ssolene3_23_11_2016‘.»

Após a oração de sapiência, Pedro Lourtie recebeu a oferta de uma serigrafia da autoria de Vera Gonçalves, artista da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR).

O evento encerrou com um Porto de honra preparado pelos estudantes e docentes da licenciatura em Restauração e Catering e do curso técnico superior profissional em Cozinha e Produção Alimentar. A equipa da licenciatura em Gestão e Eventos apoiou a Sessão Solene de abertura do ano letivo 2016/2017 durante todo o processo. Excelente trabalho, Obrigado e parabéns!

fotos_pos_ssolene5_23_11_2016

A vossa presença foi motivo de enorme satisfação. Muito obrigado!

Fotografias da cerimónia

Nota de imprensa

Discurso do presidente do Politécnico de Leiria

Oração de Sapiência “Diversidade no ensino superior: organização, missões e graus académicos” – Pedro Lourtie