O crescimento da população do ensino superior e os diferentes percursos escolares para o acesso a um curso de ensino superior tem aumentado a heterogeneidade dos alunos dentro da sala de aula. Consequentemente, a eficácia dos métodos tradicionais de ensino diminuiu. Este artigo descreve a conceção, desenvolvimento, implementação e avaliação de um sistema tutorial (ST) para melhorar o envolvimento do estudante na matemática do ensino superior. O desenho do ST foi baseado no Sistema Personalizado de Instrução da abordagem pedagógica Ensino por Mestria e pode ser implementado em qualquer curso de ensino superior com necessidades de matemática. O ST consiste em pequenas unidades modularizadas de conteúdos didáticos, incluindo vídeos tutoriais, apontamentos e testes de avaliação formativa online com feedback personalizado. O ST garante que o aluno só pode prosseguir para a próxima unidade depois de atingir o critério de mestria exigido da unidade atual. O ST foi implementado no curso Métodos Quantitativos de uma licenciatura e recebeu boa aceitação dos alunos. Concluiu-se também que o ST contribuiu para a aprendizagem e envolvimento com a disciplina. Através de uma experiência de investigação experimental, provou-se que a imposição de restrições no avanço para o próximo nível através de um critério de mestria conduz a uma melhoria significativa no envolvimento e desempenho do aluno.

Autores: Paiva RC, Ferreira MS, Frade MMS

Revista: Journal of Computer Assisted Learning