Uma criança é uma criança em qualquer parte do Mundo!

A semana de consciencialização “Uma criança é uma criança em qualquer parte do Mundo – um olhar sobre as crianças refugiadas: sentir, pensar, AGIR”, decorreu entre os dias 18 e 25 de maio, com uma exposição e uma conferência que contribuíram para o debate e reflexão da temática.

Mostrar o dia-a-dia das crianças refugiadas, alertar para as condições precárias em que vivem, e sensibilizar a população em geral para o drama dos refugiados foi o objetivo da palestra que se realizou no dia 25 de maio, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria (ESTG/IPLeiria), no auditório 1 do edifício B, pelas 15h30. Para além do testemunho do painel de oradores convidados, foi estruturado um modelo interativo onde não faltaram surpresas. Tratou- se de um seminário de cidadania ativa e participativa, relevante pela sua atualidade e pertinência, de interesse transversal, em âmbito social, económico, político e académico.

A exposição intitulada “Ilustrações sobre a realidade das crianças refugiadas” da autoria de Sofia Lança Zambujo, esteve patente nos átrios da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Politécnico de Leiria (IPLeiria) com quadros “ilustrados” por afirmações de crianças de várias escolas de Portugal.

O projeto foi organizado conjuntamente pela ESTG (Departamento de Ciências Jurídicas) e pela ESECS, em parceria com as associações Meninos do Mundo, Vida Activa, InterMEDIAR – Associação de Mediadores do Oeste e da Rede Europeia Anti-Pobreza – EAPN

Comissão organizadora do IPLeiria

João Álvaro Poças Santos – Departamento de Ciências Jurídicas da ESTG;
Filomena Carvalho – Departamento de Ciências Jurídicas da ESTG filomena.carvalho@ipleiria.pt;
Patrícia Rocha – Departamento de Ciências Jurídicas da ESTG patricia.rocha@ipleiria.pt;
Susana Sardinha Monteiro – Departamento de Ciências Sociais da ESECS susana.monteiro@ipleiria.pt

Inscrições para a conferência

Nota de imprensa