TeSP em Ilustração e Produção Gráfica

Objetivos

O curso Técnico Superior Profissional em Ilustração e Produção Gráfica visa formar profissionais aptos para conceber, planear e executar ilustração e objetos gráficos de comunicação, de forma autónoma e precisa, integrando tecnologias digitais e analógicas, considerando a quantidade e qualidade da reprodutibilidade na produção. 


Atividades Principais

  • Projetar e desenvolver ilustração e composição gráfica a partir de texto
  • Planear, realizar e otimizar ilustração e composição gráfica de texto com imagem, segundo objetivos específicos de comunicação, dirigidos a edição em papel e digital
  • Selecionar e aplicar técnicas e ferramentas adequadas na concretização otimizada de objetos gráficos de comunicação, estáticos ou animados
  • Formular as estratégias adequadas à execução de projetos de ilustração e de produção gráfica
  • Concretizar projetos de paginação utilizando ferramentas digitais apropriadas
  • Conceber protótipos de objetos gráficos de comunicação bi ou tridimensionais
  • Controlar, gerir a produção técnica e otimizar processos de pré-impressão, impressão e acabamento, de forma a obter a qualidade pretendida na reprodução de objetos gráficos
  • Gerir de forma autónoma e consistente, informação sobre autores, técnicas de criação e de produção
  • Gerir de forma autónoma e consistente, informação sobre materiais e tecnologias de produção gráfica
  • Elaborar dossier de projeto, preparar apresentação e defesa de projeto

Plano curricular

CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
4524001História da Ilustração e da RepresentaçãoSemestral345 horas
4524002Desenho Expressivo e Desenho RigorosoSemestral990 horas
4524003Letra e TipografiaSemestral345 horas
4524004Ilustração DigitalSemestral990 horas
4524005Serigrafia e GravuraSemestral660 horas
4524006Metodologia de ProjetoSemestral345 horas
4524007Ilustração CientíficaSemestral990 horas
4524008Ilustração Infanto-juvenilSemestral990 horas
4524009Design e Composição GráficaSemestral345 horas
4524010Produção GráficaSemestral660 horas
CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
4524011Animação e MultimédiaSemestral990 horas
4524012Narrativa, Argumento e Banda DesenhadaSemestral345 horas
4524013Produção Gráfica AvançadaSemestral660 horas
4524014Ilustração Editorial e de ProdutoSemestral990 horas
4524015Projeto FinalSemestral345 horas
4524016EstágioSemestral30640 horas

Prosseguimento de estudos

ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.

O ingresso estará sujeito a seriação, conforme legislação aplicável, e ao número de vagas estipulado para o curso/regime a que se candidata. As informações sobre os concursos especiais podem ser consultadas aqui.

 

Prova de ingresso
A realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica que visa avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos em que o estudante pretende ingressar.

 

Dispensa da prova de ingresso
Os titulares de um TeSP podem ser dispensados da realização da prova de ingresso específica quando, nos casos devidamente regulamentados, o estudante tenha obtido aprovação em unidades de formação do plano de estudos do TeSP cujos conteúdos programáticos sejam equivalentes aos que são avaliados na prova de ingresso para determinado ciclo de estudos.

Para o TeSP em ilustração e Produção Gráfica estão dispensados da realização da prova de ingresso específica os candidatos às licenciaturas em:

  • Design Gráfico e Multimédia
  • Som e Imagem
  • Artes Plásticas
  • Jogos Digitais e Multimédia
  • Design Industrial
  • Design de Produto – Cerâmica e Vidro
  • Design de Ambientes

Condições de acesso

  1. Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  2. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional
  3. Estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pela instituição de ensino superior (1)
  4. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março

 (1) Para efeitos de admissão, apenas serão consideradas válidas as candidaturas de candidatos cujas unidades curriculares (ou módulos) em atraso sejam exclusivamente do 12.º ano (ou do 3.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas). No caso das unidades curriculares bianuais ou trianuais, a classificação parcial do 10.º e do 11.º ano (ou do 1.º e do 2.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas) deverá ser obrigatoriamente positiva (igual ou superior a 10 valores).

Mais informações

Plano de estudos
Aviso n.º 14639/2015, D. R. n.º 245/2015, 2.ª série de 16-12-2015

Para obter mais informações sobre os TeSP e a oferta formativa do Politécnico de Leiria contacte-nos pelo e-mail ctesp@ipleiria.pt.


Nota: Esta informação não dispensa a consulta do edital constante nesta página