TeSP em Intervenção em Espaços Educativos

Objetivos

O curso Técnico Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos visa a formação de profissionais aptos para planear, conceber e desenvolver atividades promotoras do desenvolvimento educacional e pessoal de crianças e jovens, integrando conhecimentos teóricos e práticos no apoio ao funcionamento de instituições e espaços educativos de natureza diversa – creches, jardins-de-infância e escolas; centros de ocupação de tempos livres; serviços educativos de centros culturais, museus e bibliotecas e outras respostas sociais dirigidas a diferentes públicos – promovendo a sua avaliação, integração e complementaridade.

 

Atividades Principais

  • Intervir em ações promotoras do desenvolvimento educacional de diferentes públicos e em contextos diversificados
  • Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças e jovens
  • Preparar, gerir e inventariar recursos de apoio à intervenção pedagógica
  • Planificar e dinamizar atividades de tempos livres
  • Programar e implementar a aplicação de técnicas e metodologias que envolvam as linguagens artísticas enquanto ferramentas para a intervenção
  • Acompanhar crianças e jovens nos diversos momentos e nas rotinas do quotidiano da instituição
  • Integrar equipas de profissionais que intervêm em instituições e espaços educativos, colaborando na planificação, no desenvolvimento e na avaliação de atividades e de projetos
  • Registar e organizar dados que caraterizem situações observadas no espaço educativo
  • Planear e desenvolver atividades promotoras da saúde, da segurança e do bem-estar
  • Promover e dinamizar atividades intergeracionais
  • Implementar procedimentos de qualidade e de avaliação dos espaços educativos
  • Conceber e aplicar soluções criativas na resolução de problemáticas que ocorrem nos espaços educativos

 

PÁGINA WEB DO CURSO

 

Plano curricular

CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
4502101Comunicação em Língua PortuguesaSemestral660 horas
4502102Psicologia do DesenvolvimentoSemestral552,5 horas
4502103Fundamentos da PedagogiaSemestral552,5 horas
4502104História e Filosofia da EducaçãoSemestral445 horas
4502105Sociologia da EducaçãoSemestral445 horas
4502106Linguagens Artísticas na Intervenção EducativaSemestral675 horas
4502107Psicologia da AprendizagemSemestral445 horas
4502108Oficina MultimédiaSemestral552,5 horas
4502109Técnicas de Animação SócioeducativaSemestral552,5 horas
4502110Análise da Prática e dos Contextos EducativosSemestral890 horas
4502111Educação para os Afetos e para a SaúdeSemestral445 horas
4502112Higiene e Segurança no TrabalhoSemestral445 horas
CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
4502113Educação e Diversidade Semestral552,5 horas
4502114Métodos e Técnicas de Intervenção em Espaços EducativosSemestral890 horas
4502115Formação Pessoal e SocialSemestral 445 horas
4502116Relações Interpessoais e Dinâmicas de GrupoSemestral445 horas
4502117Educação EspecialSemestral445 horas
4502118Educação para o Ambiente e PatrimónioSemestral552,5 horas
4502119EstágioSemestral30640 horas

Prosseguimento de estudos

ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.

O ingresso estará sujeito a seriação, conforme legislação aplicável, e ao número de vagas estipulado para o curso/regime a que se candidata. As informações sobre os concursos especiais podem ser consultadas aqui.

 

Prova de ingresso
A realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica que visa avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos em que o estudante pretende ingressar.

 

Dispensa da prova de ingresso
Os titulares de um TeSP podem ser dispensados da realização da prova de ingresso específica quando, nos casos devidamente regulamentados, o estudante tenha obtido aprovação em unidades de formação do plano de estudos do TeSP cujos conteúdos programáticos sejam equivalentes aos que são avaliados na prova de ingresso para determinado ciclo de estudos.

Para o TeSP em Intervenção em Espaços Educativos estão dispensados da realização da prova de ingresso específica os candidatos às licenciaturas em:

  • Educação Básica
  • Educação Social

Condições de acesso

  1. Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  2. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional
  3. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março

Mais informações

Plano de estudos
Aviso n.º 14567/2015, D. R. n.º 244/2015, 2.ª série de 15-12-2015


Para obter mais informações sobre os TeSP e a oferta formativa do Politécnico de Leiria contacte-nos pelo e-mail ctesp@ipleiria.pt.


Nota: Esta informação não dispensa a consulta do edital constante nesta página