Comunicação e Media

Comunicação e Media

Tipo de curso:
Mestrado

Apresentação do curso

O Mestrado em Comunicação e Media visa promover o aprofundamento de um conjunto integrado de competências na área das Ciências da Comunicação, combinadas com saberes de outras áreas. Paralelamente à exploração de linhas de investigação relevantes para o desenvolvimento científico da área disciplinar, o curso procura o aprofundamento de competências ajustadas às atividades de Comunicação e Media em diferentes ambientes profissionais que exigem, cada vez mais, uma nova atuação fundada em critérios de eficiência e de produtividade.

Coordenador do curso

Marco José Marques Gomes Alves Gomes
marco.gomes@ipleiria.pt

Código

2073

Escola

Cidade

Idioma

Português

Regime

B-learning

Duração

4 Semestres

Vagas

Contingente geral e internacional: 25

Registo DGES

Objetivos

As linhas orientadoras do plano de estudos radicam no desenvolvimento de capacidades de natureza científica e competências técnicas profissionalizantes avançadas:

  • Analisar diferentes perspetivas do desenvolvimento da relação estabelecida entre a Comunicação, os Media e o Marketing
  • Adquirir conhecimentos ajustados às atividades de Comunicação e Media em diferentes ambientes profissionais
  • Estabelecer objetivos e definir políticas para o seu planeamento e implementação em contextos teóricos e práticos
  • Utilizar as ferramentas disponíveis e ajustadas ao pleno exercício de atividade, em função das competências e vocação da empresa/organização
  • Compreender o papel dos Media na sociedade e na comunicação corporativa e comercial; e como se organizam e desenvolvem produtos de comunicação
  • Reconhecer o contributo p/ a formação permanente, a integração e a adaptabilidade profissionais, com o inerente reforço da empregabilidade local, regional, nacional e europeia
  • Introduzir ao estudante o conceito e problemática da envolvente à atividade empresarial da comunicação social e demais projetos e produtos relacionados com o setor
  • Determinar a importância e influência que decorre do conhecimento da envolvente – das organizações – incluindo as políticas públicas, para a tomada de decisões
  • Dar a conhecer conceitos e técnicas de gestão de empresas de comunicação e proporcionar uma visão conjunta do negócio, do mercado e dos produtos e serviços

Plano curricular

ECTS: 120

Condições de acesso

Podem candidatar -se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, preferencialmente nas áreas de Gestão, Comunicação, Relações Públicas, Recursos Humanos e outros perfis relacionados com o ciclo de estudos
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a)
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da (unidade orgânica), nas áreas referidas na alínea a)
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESECS

Edital

Acreditação

Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 23-04-2019
Acreditação A3ES

Mais informações

Candidatura

Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.

Taxa de candidatura

60€

Taxa de matrícula/inscrição

Contingente geral: 50€*
Contingente estudante internacional: 100€*

*Inclui seguro escolar

Propina anual

Contingente geral: 1140€
Contingente estudante internacional: 3000€