Mestrado em Comunicação e Media

Vagas abertas 2017/2018

Objetivos

O Mestrado em Comunicação e Media visa promover o aprofundamento de um conjunto integrado de competências na área das Ciências da Comunicação, combinadas com saberes de outras áreas. Paralelamente à exploração de linhas de investigação relevantes para o desenvolvimento científico da área disciplinar, o curso procura o aprofundamento de competências ajustadas às atividades de Comunicação e Media em diferentes ambientes profissionais que exigem, cada vez mais, uma nova atuação fundada em critérios de eficiência e de produtividade. As linhas orientadoras do plano de estudos radicam no desenvolvimento de capacidades de natureza científica e competências técnicas profissionalizantes avançadas:

  • Analisar diferentes perspetivas do desenvolvimento da relação estabelecida entre a Comunicação, os Media e o Marketing
  • Adquirir conhecimentos ajustados às atividades de Comunicação e Media em diferentes ambientes profissionais
  • Estabelecer objetivos e definir políticas para o seu planeamento e implementação em contextos teóricos e práticos
  • Utilizar as ferramentas disponíveis e ajustadas ao pleno exercício de atividade, em função das competências e vocação da empresa/organização
  • Compreender o papel dos Media na sociedade e na comunicação corporativa e comercial; e como se organizam e desenvolvem produtos de comunicação
  • Reconhecer o contributo p/ a formação permanente, a integração e a adaptabilidade profissionais, com o inerente reforço da empregabilidade local, regional, nacional e europeia
  • Introduzir ao estudante o conceito e problemática da envolvente à atividade empresarial da comunicação social e demais projetos e produtos relacionados com o setor
  • Determinar a importância e influência que decorre do conhecimento da envolvente – das organizações – incluindo as políticas públicas, para a tomada de decisões
  • Dar a conhecer conceitos e técnicas de gestão de empresas de comunicação e proporcionar uma visão conjunta do negócio, do mercado e dos produtos e serviços

Plano curricular

CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
2073101Comportamento Organizacional e Comunicação InternaS17.51º Ano
2073104Jornalismo e Informação Nacional, Regional e LocalS17.51º Ano
2073103Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e em ComunicaçãoS17.51º Ano
2073102Relações Públicas, Protocolo e Comunicação InstitucionalS17.51º Ano
2073106Comunicação e Marketing RelacionalS27.51º Ano
2073107Conteúdos Digitais e Sociedade da InformaçãoS27.51º Ano
2073105Gestão de Comunicação, Publicidade e MarcasS27.51º Ano
2073108Gestão, Negócios e Empreendedorismo na ComunicaçãoS27.51º Ano
CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
2073109SeminárioS1301º Ano
2073110Opção - Mestrado Comunicação e MediaS2301º Ano

Condições de acesso

Podem candidatar -se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, preferencialmente nas áreas de Gestão, Comunicação, Relações Públicas, Recursos Humanos e outros perfis relacionados com o ciclo de estudos
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a)
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da (unidade orgânica), nas áreas referidas na alínea a)
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESECS

Mais informações


Nota: Esta informação não dispensa a consulta do edital constante nesta página