Mestrado em Educação Matemática no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Objetivos

O Mestrado em Educação Matemática no Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico visa promover nos docentes:

  • a mobilização de conhecimentos, capacidades e atitudes, na construção de novos saberes científicos, didáticos e curriculares na resolução de problemas no domínio da educação matemática nos primeiros anos
  • o desenvolvimento de capacidades de trabalho colaborativo na resolução de problemas encontrados em contextos diversificados
  • o desenvolvimento de competências para avaliar de forma crítica investigação educacional e para desenvolver autonomamente investigação em educação matemática
  • o desenvolvimento de metodologias personalizadas de trabalho, de aprendizagem e de investigação nas temáticas em estudo. A par deste propósito, pretende-se, também, dar resposta à necessidade de certificação de competências avançadas em Educação Matemática no Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico (Portaria n.º 731/2009)

Plano curricular

CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
2071103Desenvolvimento Curricular e Avaliação em MatemáticaS181º Ano
2071102Educação MatemáticaS171º Ano
2071101Metodologia de Investigação em EducaçãoS171º Ano
2071104Transdisciplinaridade e MatemáticaS181º Ano
2071107Geometria e MedidaS2101º Ano
2071105Números e ÁlgebraS2101º Ano
2071106Organização e Tratamento de DadosS2101º Ano
CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
2071109ProjetoA502º Ano
2071108SeminárioS1102º Ano

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação Matemática no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, com habilitação profissional para a docência na Educação Pré-escolar ou para a docência no Primeiro Ciclo do Ensino Básico, de acordo com o Artigo 1.º da portaria n.º 731/2009
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, com habilitação profissional para a docência na Educação Pré-escolar ou para a docência no Primeiro Ciclo do Ensino Básico, de acordo com o Artigo 1.º da portaria n.º 731/2009
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, com habilitação profissional para a docência na Educação Pré-escolar ou para a docência no Primeiro Ciclo do Ensino Básico, de acordo com o Artigo 1.º da portaria n.º 731/2009
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

De acordo com o artigo 37.º do Regulamento Geral da Formação Graduada e Pós-Graduada do Instituto Politécnico de Leiria e Regimes Aplicáveis a Estudantes em Situações Especiais, a classificação final de cada candidato é determinada através da fórmula: