Maiores de 23 anos

Na era da globalização a educação de adultos assume importância determinante não só porque proporciona ao adulto a oportunidade de melhorar as suas competências , mas também ser elemento de contágio na melhoria das condições de vida da sua família, comunidades e sociedades. Neste contexto, o Instituto Politécnico de Leiria, dispõe de mecanismos específicos adequados a avaliar a capacidade para frequência dos Cursos Superiores para os Maiores de 23 anos, quer através da disponibilização do Curso Preparatório M23 quer através da avaliação escrita e oral dos candidatos.

 

 


Curso Preparatório

O Curso Preparatório para as Provas M23 tem como objectivo preparar os seus formandos para as provas de Cultura Geral e de Conhecimentos Específicos, no âmbito das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 anos (Provas M23). Este curso é facultativo, não sendo obrigatório frequentá-lo para realizar as Provas M23.

Curso Preparatório | + Informação

// Destinatários
Podem inscrever-se no Curso Preparatório todos os indivíduos que completem 23 anos até ao dia 31 de dezembro.
// Plano Curricular 
O Plano de estudos é composto por dois módulos: um de Cultura Geral (3 horas/semana) para os estudantes que não sejam titulares do 12.º ano completo ou equivalente e outro de Conhecimentos Específicos (6 horas/semana) que depende do curso para o qual o estudante pretende ingressar. 

// Vantagens do Curso
No final do curso, a aprovação na avaliação dos módulos e a presença em mais de 75 por cento das aulas poderá dispensar a prestação das provas de Cultura Geral e de Conhecimentos Específicos, para candidatura a cursos do Instituto Politécnico de Leiria, através dos Concursos Especiais de Ingresso ao Ensino Superior para maiores de 23 anos

// Candidaturas

Pode consultar informação sobre o curso, cronograma e provas aqui.

// Contactos 
E-mail: curso.m23@ipleiria.pt
Telefone: (+351) 244 830 010

todas
auditorio1
cafora

 

Provas M23


As Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos (M23) destinam-se a permitir às pessoas que “completem 23 anos de idade até ao dia 31 de dezembro, do ano anterior que antecede a realização das provas” e que não tiveram oportunidade de frequentar o ensino superior, a possibilidade de o fazerem.

 

Provas M23 | + Informação

Todas as informações relativas a documentação, calendários e componentes de avaliação para edição 2016/2017 já se encontram disponíveis na nossa página académica. Nesta página pode também consultar Programa e Bibliografia das Provas Específicas, bem como provas de anos anteriores e legislação útil.

Nota: Resultados da Prova de Cultura Geral disponíveis aqui.

 

// Contactos sobre as provas M23

Nome: Ana Suzel Duarte
E-mail: m23@ipleiria.pt
Telefone: (+351) 244 830 010



Testemunhos

 

“Foi a através das Provas M23 que tive a oportunidade de voltar a estudar, e concretizar o sonho de tirar um curso ao nível do ensino superior. Aprendi muito, o que me valorizou em todas as áreas, quer pessoais, quer profissionais. Esta forma de entrada no ensino superior permite que muitas pessoas voltem a ter uma vida mais ativa.”

Ana Ferreira – Educação Social, ESECS

“Para mim, o M23 foi uma mais-valia, uma oportunidade para poder prosseguir com os meus estudo e entrar no ensino superior. O Curso  Preparatório M23 possibilita também uma meio para relembrar conteúdos e de uma preparação para a licenciatura.

E assim, pude realizar, mesmo com 40 anos, uma experiencia académica e a obtenção de uma licenciatura, que me permitiu um enriquecimento pessoal, curricular e profissional.”

Nicole Francisco – CSEM, ESECS

“O acesso via Maiores de 23 anos foi uma oportunidade de progresso laboral na Instituição onde trabalho há 12 anos. Após terminar o curso fui promovida, sendo-me possibilitado exercer  exatamente as competências adquiridas na formação académica. Enriqueceu-me pessoalmente no sentido em que abriu e despertou outros olhares e outras direções para questões culturais, sociais e económicas, que até aí não estavam tão despertas. Em termos curriculares, para além de ter adquirido  mais habilitações e competências profissionais, adquiri inúmeros conhecimentos em muitas áreas práticas, mais cultura e uma necessidade de saber e aprender cada vez mais.”

Sandra Marina Ferraz Seca – Educação Social, ESECS