Conf.ª - Antropologia e Matemática

CONFERÊNCIA
“Antropologia e Matemática: a oriente do Oriente”
Apresentação do Livro “Um oriente, a oriente do oriente”

29 de outubro – 17H30
Auditório 1
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria)

Orador:
Prof. José Carlos Tiago Oliveira
Universidade de Évora

NOTA BIOGRÁFICA:
José Carlos Brandão Tiago de Oliveira estudou Matemática nas Universidades de Luanda, Lisboa e Marselha. Trabalhou sempre em equipa: na Universidade de Luanda (com David Gagean), Instituto Gulbenkian de Ciência (Carlos de Jesus), Universidade de Aveiro (David Vieira), FCSH (Nguyen Van Minh, Dias Barbosa, Joaquim Perez, Graça Simões), na PARTEX-CPS (António Ribeiro), Universidade de Évora (Franco de Oliveira, José Mascarenhas, Fernando Ferreira, Telma Santos, Bal Chandra Luitel), no Instituto Superior de Educação de Cabo Verde (Jorge Brito, Paulino Fortes, Carlos Bellino, Ana Semedo), e na Universidade Nacional de Timor Lorosae (Lino Verdial, Zulmira Ximenes, Marde Guilhermina Marcal). Prefere a cooperação, o ensino e a edição à investigação. Lecionou nos cursos de Comunicação Social, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Arquitetura, e Ecologia Humana; mas também disciplinas como História do Pensamento Matemático, Lógica e Fundamentos, Geometria. O centro da sua pesquisa é o século XX. Nesse âmbito, fez a biografia e encetou a publicação das Obras de J. Tiago de Oliveira (1 + 3 volumes). Vem investigando a vida e obra de Escher, Borges, Lima de Freitas e A. Gião. Escreveu sobre o Oriente, cosmologia, o infinito, catástrofes, fractais e quaterniões.

Organização:
Departamento de Ciências Sociais da ESECS