CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Promover investigação científica na área da reconstrução identitária, tanto numa perspetiva pessoal, profissional, social e/ou cultural. Tendo várias colaborações com outras instituições regionais, nacionais e internacionais, pretende-se desenvolver projetos inovadores e criar produtos aplicáveis a áreas tão diversas como o património, o turismo, o serviço social, a educação social, a multiculturalidade e a comunicação e a informação.
NIDE – Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação
Implementar atividades de investigação e desenvolvimento em educação, para a consecução dos seguintes objetivos: a) produzir e aumentar o conhecimento da realidade educativa; b) desenvolver intervenções orientadas para a melhoria da qualidade da educação e da formação; c) implementar formas de cooperação com a comunidade.
iACT – Centro de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação
Desenvolver investigação científica transdisciplinar na área das Ciências da Comunicação, numa perspetiva fundamental, aplicada e experimental. Simultaneamente, propõe-se desenvolver metodologias, técnicas e produtos, formar, prestar serviços à comunidade, intervir na sociedade (para melhorar condições e desenvolver atitudes integradoras) e valorizar as competências das pessoas com necessidades especiais.

globADVANTAGE – Center of Research on International Business & Strategy
Realizar investigação e alavancar o conhecimento científico, colaborar na formação de nível avançado, apoiar e incentivar estudantes a envolverem-se na investigação e divulgar o conhecimento junto de organizações privadas e públicas, empresariais e académicas na área dos negócios internacionais (comércio, investimento e mobilidade internacional) e competitividade global.
CIEQV – Centro de Investigação em Qualidade de Vida
Promover a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos, através das seguintes áreas:
a) produção de alimentos (segurança alimentar e agricultura sustentável);
b) atividade física como uma condição para a qualidade de vida dos cidadãos;
c) educação em seus vários aspetos, combinado com a criação e uso de tecnologia inovadora e aplicada;
d) qualidade de vida da população trabalhadora.