Cerca de 100 estudantes do IPLeiria fizeram as malas e embarcaram na grande experiência Erasmus.

Por toda a Europa, durante os próximos 2 semestres, a nossa instituição estará representada na Alemanha, na Finlândia, na Hungria, na Itália, na Letónia, na Lituânia, na Croácia,  em Espanha, em França, na Bélgica, na Polónia, no Reino Unido e na República Checa.

O que dizem os estudantes da ESSLei?

Ana Rodrigues, Dietética

Klaipeda State University of Apllied Sciences, Lituânia

ana-rodrigues

” (…) Sair da zona de conforto a mim fez-me, e ainda me faz, sentir um misto de emoções enorme. Cheguei até a duvidar da minha sanidade mental. Passei toda a viagem até à Lituânia a chorar, não queria ir embora e deixar tudo para trás, provavelmente um drama desnecessário. Não queria começar sozinha e do zero, num país onde não conheço nada nem ninguém. Quando cheguei a vontade de querer conhecer tudo e todos falou mais alto e já só queria ficar. (…) sais do conforto que é a tua língua materna e entras num mundo cheio de novos horizontes. Tenho aulas de francês e alemão e dou aulas de português. Eu Ana, menina mimada e filha única chego a um local onde não conheço nada nem ninguém, não sei falar a língua, aqui eles mal falam inglês e eu também não sou a melhor. Nunca partilhei quarto, levava carro para todo o lado, raramente andei de transportes públicos, não estou habituada a que não me entendam, porque passo a vida a falar, nunca tinha lidado com pessoas com crenças completamente diferentes das minhas, o que para mim não importava para eles era crime e nunca partilhei casa com pessoas de outros continentes com modos de vida completamente diferentes. Por estranho que pareça, nenhuma destas novas mudanças me incomodou e posso mesmo dizer que é só uma das coisas mais fantásticas que me poderia ter acontecido. (…) A frase que acho que se adapta e que certamente iria dar como conselho se me perguntassem, era: “Nunca esperes por ninguém para realizar os teus sonhos, arrisca e verás o mundo gigante de conhecimento que tens à tua espera!!!”