O Novo Programa Nacional de Vacinação (NPNV), que entrou em vigor este mês de janeiro de 2017, inclui alterações fundamentais fruto do trabalho de investigação de dois membros da UMIB (Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica da Universidade do Porto) – um deles docente da ESSLei, Professor João Frade – de um investigador do Instituto Ricardo Jorge e de um investigador da Faculdade de Medicina de Coimbra.
O estudo inicial foi desencadeado pela tese de mestrado do Prof. João Frade (ESSLei) e a partir daí, e com o desenvolvimento de estudos complementares, surgiu o artigo “Levels of diphtheria and tetanus specific IgG of Portuguese adult women, before and after vaccination with adult type Td. Duration of immunity following vaccination.”

Mais informações sobre o NPNV e principais alterações em vigor a partir de 2017