Car@s estudantes,

Estamos de volta para um novo ano letivo. Para uns, o regresso, para outros, a primeira vez. Para todos, um novo ano: novos desafios, novos compromissos e, se não novos objetivos, objetivos renovados.

Da vossa parte, a Escola Superior de Saúde (ESSLei) espera comprometimento com o processo educativo, o que significa compromisso com o trabalho, com a responsabilidade e com a ética. Da parte da ESSLei, devem esperar resposta ao lugar central que ocupa no sistema educativo, o que pressupõe um compromisso de motivação e dinamização no processo ensino-aprendizagem, indo além da transmissão de conhecimentos técnico-científicos. Significa a aposta em formar pessoas estruturadas, esclarecidas e capazes de colocar a dignidade – a sua própria e a dos outros – no centro das suas decisões, sempre com o objetivo de formar bons profissionais.

Para tal, a ESSLei propõe-se proporcionar à sua comunidade académica um ensino de qualidade, investigação científica de excelência, oportunidades de mobilidade nacional e internacional, parcerias de qualidade, atividades de inovação e desenvolvimento, apoio social e empreendedorismo.

Aos que se nos juntam pela primeira vez damos especiais boas-vindas, com votos de rápida integração e saudamos o regresso dos que se nos voltam a juntar para mais um ano. A todos desejamos os maiores sucessos pessoais e académicos em mais um ano de aprendizagem e crescimento.

Não posso terminar sem um apelo à contenção, à tolerância, ao bom senso e acima de tudo ao respeito nas praxes académicas. Respeito as vossas iniciativas na integração dos novos colegas, mas penso que é dever de todos nós procurar que as tradições académicas sejam cumpridas com civismo e respeito pela integridade física e moral de todos. Como diretora, em articulação com a comissão de praxes, tudo farei para que a integração se faça em clima de saudável harmonia.

Um excelente ano letivo para todos.

Escola Superior de Saúde, 12 de setembro de 2016

Clarisse Louro