17951620_825585570924000_1156850431351005368_n

Catarina Silva e Luís Marcelino, docentes do Departamento do curso de Engenharia Informática são autores do livro Desenvolvimento em Swift para iOS. A sessão de lançamento do livro realiza-se na FNAC do Leiria Shopping amanhã, quarta-feira, 19 de abril pelas 19h00. A entrada é livre.imagem

 

No âmbito da 7ª Campanha de Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens , dinamizada pela Administração Regional de Saúde do Centro e pela rede de parceiros de Leiria,   irão decorrer no concelho de Leiria durante o mês de abril diversas iniciativas conjuntas.

Caminhada Solidária  no dia 29 de abril em Leiria, com concentração às 9h30 no Largo do Papa. Inscrições : http://bit.ly/CaminhadaSolidaria.

 

No âmbito do “Dia Aberto nas Empresas”, o curso de Gestão, em conjunto com o curso de Contabilidade e Finanças e com o curso de Marketing, convidou 3 empresas para se deslocarem à Academia e interagir com os estudantes, concretamente com os estudantes do 1º ano. Assim, amanhã (24 de março) estarão na ESTG, entre as 10h e as 12h, no auditório do Edifício B, as seguintes empresas:

Caixa de Crédito de Leiria: A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Leiria é uma cooperativa de crédito, fundada em 3 de Janeiro de 1915, e tem como área de atuação os Concelhos de Leiria, Marinha Grande e Ourém. É uma instituição financeira que presta serviços bancários e caracteriza-se pela cooperação com atividades de caráter social e cultural desenvolvidas nas comunidades da sua área de atuação. A Caixa de Crédito de Leiria é uma entidade bancária de referência, não só pela sua atividade de raiz, como pela sua intervenção social.

      Oradores : – José Varela, Administrador, responsável pela área comercial;

                      – David Gaio, a desempenhar funções no departamento Comercial e de Análise de Crédito;

Spal Porcelanas: A história da SPAL é marcada por uma consistência muito grande em torno dos valores da sua marca. Desde a sua fundação em 1965, a SPAL promove o design, a inovação e a qualidade como parte integrante da cultura empresarial. Começou por ser a primeira empresa do sector cerâmico a lançar um concurso de design (1970) e desde então, mantém as parcerias com as escolas de design e de engenharia de materiais. Desde muito cedo evidenciou a sua vocação exportadora. As porcelanas da Spal estão presentes em mais de 45 países, representando 60% da faturação da empresa de Alcobaça.

      Orador : – Ana Figueiredo, Diretora de Marketing;

La Redoute: A La Redoute é uma marca da empresa La Redoute Portugal e está presente em Portugal desde 1988. A empresa exerce a atividade de vendas à distância. Os seus serviços constituem uma mais-valia comercial para a La Redoute Portugal, que multiplica as inovações neste domínio: entrega rápida através dos Pontos pickup, Serviço Após-Venda, Garantia de satisfação… Este nível de serviço de elevada qualidade só é possível graças a uma logística eficiente, organizada no Centro de logística na Barosa em Leiria.

      Orador : – A indicar;

A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, em parceria com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P e a ARICOP, vai realizar no dia 29 de março, pelas 14h15m, uma sessão informativa sobre “Marcação CE e Certificação de Produtos”, conforme PROGRAMA AQUI.

Esta sessão pretende esclarecer e sensibilizar empresários e outros interessados quanto à importância e obrigações das empresas nestas matérias.

Entre outros, serão intervenientes nesta sessão, representantes das seguintes entidades: • ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica • CERTIF – Associação para a Certificação dos Produtos • CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro • IPQ – Instituto Português da Qualidade

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória AQUI.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) apresenta a terceira edição do Prémio PORDATA Inovação. Esta é uma iniciativa que, uma vez mais, dentro da missão da FFMS, procura promover e aprofundar o conhecimento da sociedade portuguesa e reforçar a articulação entre a PORDATA e os agentes de produção de conhecimento, incentivando o desenvolvimento de indicadores inovadores que representem uma mais-valia para a compreensão das dinâmicas da sociedade. É, por isso, especialmente encorajada a participação da comunidade científica nacional.

Até à data, foram premiados três indicadores inéditos publicados na Pordata:
Índice de Gini na Saúde, Equilíbrio Orçamental e Índice de Hierarquia de Gestão dos Resíduos Urbanos.

No âmbito da 3.ª edição toda a informação pode ser consultada em
www.pordata.pt.

 

A AMC – Associação Missão Crescimento promove uma conferência intitulada “O Dilema do Crescimento”,que se realiza em Leiria, no próximo dia 13 de março pelas 18h00, nas instalações da Associação Empresarial da Região de Leria – NERLEI.

A Missão Crescimento é uma plataforma de pensamento, debate e produção de acção orientados para a sociedade portuguesa; mobilizando e congregando esforços em vista o crescimento económico de Portugal.

A Conferência conta com a presença do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, o Sr. Engº Carlos Mineiro Alves.

 

Decorrem até dia 15 de março, as inscrições para a EDP University Challenge 2017.  Para os alunos do Politécnico de Leiria se inscreverem é necessário acederem ao  link do concurso – http://geracaoedp.edp.pt/universitychallenge/#/home. No site, estão disponíveis diversas informações sobre este concurso, não só da edição de 2017, como também das edições anteriores (incluindo apresentações dos trabalhos vencedores).

 

cartaz_curso_gestao_condominios_segunda_edição_jpg

cartaz

Convite: Plano de Investimento na Região de Leiria | 01-03-2017 | 10h00 | Ed. NERLEI

8º Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina do Adolescente da SPP

LEIRIA, Teatro José Lúcio Da Silva – 17, 18 e 19 de maio

Inscrição: http://www.asic.pt/index.php/formularios/8-cong-spma

 

A CERCILEI, uma instituição de solidariedade social que, para além da sua missão, promove e organiza, desde 1996, formações científico-pedagógicas no Concelho de Leiria,   procurando ir ao encontro das necessidades de técnicos, pais, encarregados de educação e profissionais. O 8º Encontro na Diferença “Uma mão cheia de sonhos… Eu, tu e o mundo!” contará com um leque diversificado de especialistas que, com o  seus saberes e experiência, enriquecerão as temáticas apresentadas. O evento terá lugar na ESTG.

Frei Bento Domingues, Dr. Hernâni Carvalho, Dra Célia Sousa, Dr. Carlos Poiares, Dra Maria Louro, Professor Rui Veiga, Dr. Luis Borges, Centro de Apoio à Intervenção Precoce na Deficiência Visual, ANIP, Professor Artur Delgado, Dr. Carlos Neto, Tenente-Coronel Lay Garcia, Dra Ana Albergaria, Professor do Yoga Pedro Capinha, Dr. José Morgado, Dr. Jorge Rui Cardoso, Professor Adelino Calado e Dra Maria José Araújo já confirmaram a sua presença!

Consulte o Programa

Page_00002Page_00001

 

 

 

 

 

A Fundação da Juventude promove a 25ª edição do PEJENE – Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas, em parceria com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude e Companhia de Seguros Tranquilidade. Este Programa de Estágios, de âmbito nacional, destina-se a jovens a frequentar o último e penúltimo ano do ensino superior em todas as áreas académicas. As candidaturas ao PEJENE 2017 contam com duas fases.  

  • A primeira fase, para empresas/entidades de acolhimento interessadas em receber estagiários, decorre até 7 de abril.
  • A segunda fase, para os jovens estudantes que se pretendam candidatar decorre a partir de 17 de abril.

Tanto para as entidades, como para os jovens, as candidaturas são feitas diretamente no website www.fjuventude.pt/pejene2017 Após o deadline das candidaturas das empresas/entidades de acolhimento, a Fundação da Juventude divulga online a lista de vagas para estágios, iniciando-se assim as candidaturas para os jovens estudantes. Os estágios da 25ª edição realizam-se entre julho e setembro.

O Centro de Reabilitação e Integração de Fátima, uma Instituição Particular de Solidariedade Social sediada em Fátima está a organizar ação de sensibilização desenvolvida pelo Centro de Recursos, “Incluir sem Medo!”. As inscrições para esta ação são gratuitas e de carater obrigatório, pelo que poderão enviar a ficha de inscrição para o seguinte email: crif.centroderecursos@gmail.com.

PROGRAMAS INTENSIVOS DE VERÃO NOS EUA

Os Study of the U.S. Institutes (SUSI) for Student Leaders from Europe são programas académicos intensivos de cinco semanas nos EUA integralmente financiados através de uma bolsa do Departamento de Estado Norte-Americano. O programa decorre durante os meses de junho e julho de 2017.

Estas bolsas destinam-se a possibilitar que jovens portugueses possam aprofundar os conhecimentos sobre os EUA e simultaneamente desenvolver diferentes capacidades académicas e pessoais.

+ INFO: www.fulbright.pt/…/study-of-the-u-s-institutes-susi-for-stu…

A Deloitte Digital juntou-se aos estudantes Catarina Baptista, André Santos Samuel Faria, David Safadinho, Renato Macedo, João Ramos, Roberto Ribeiro dos cursos de Gestão, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Informática e à Lusiaves, para responder a um desafio de negócio desta organização. O protótipo foi desenvolvido e a tecnologia será agora implementada. Conheça este projeto de transformação digital desenvolvido no âmbito do Indústria 4.0.

 

João FerreiraProjeto

Yes, Weride – Plano de marketing da Weride – mountain bike tours

No contexto atual de crescimento do Turismo Aventura e Natureza e da prática de desporto e hábitos saudáveis, João Ferreira, estudante do curso de Marketing, desenvolveu no âmbito do Projeto de Marketing, um projeto intitulado “Estratégia e Plano de Marketing Weride – mountain bike tours” que consistiu no Planeamento de Marketing para uma empresa de animação turística direcionada para atividades de BTT (dentro do Turismo Aventura/Natureza). O trabalho realizado resultou num planeamento de Marketing para três anos, em que para o primeiro ano foram delineadas e planificadas as ações em concreto a aplicar.

O estudante traçou como objetivo primordial dar um maior eco à marca Weride, levando a tornar-se mais conhecida pela repetição e presença – publicidade, novos produtos, considerar novos nomes para os atuais serviços, merchandising, aspetos de identidade da marca, promoções – depois, criar laços com os clientes, procurando a sua fidelização – através de mais comodidades do site, apostar no CRM, estabelecer maior contato com lideres de opinião, email e sms marketing. Destas propostas algumas já estão a vigorar, outras estão sob análise pela organização.

Na pesquisa para este trabalho, observou-se o facto de Portugal estar a tornar-se um ponto de destino para a prática de Downhill e Enduro. Devido às suas condições climatéricas e infraestruturas que tem vindo a ser criadas nos últimos anos para permitir a prática de DH e EN. Essencialmente em Ponte de Lima, Lousã, Algarve, Madeira e Açores. A prova desta análise é o fato dos primeiros meses do ano ser local para muitas equipas internacionais, onde constam os atletas campeões e vencedores da Taça do Mundo de DH, bem como, as grandes marcas, a alojarem-se em território nacional para realizar estágios e testes para as competições que irão realizar ao longo do ano pelo mundo. A localidade da Lousã (Louzanpark) tem sido alvo de atenção visto de ano para ano, vir a receber cada vez mais pilotos internacionais para preparem as suas épocas, apresentando todos os anos melhoramentos e infraestruturas mais capazes de dar resposta às solicitações. Outro indicador do crescimento surge por este ano (2017) a ilha da Madeira vir a ser palco de uma etapa do Enduro World Series, a taça do Mundo da modalidade de Enduro, que reforça o empenho de Portugal em ganhar expressão internacional nas modalidade – Enduro e Downhill

Para o CEO da Weride, João Mourão referiu que “o trabalho já nos pôs a pensar em estratégias com mais afinco. Ferramentas internas sugeridas como o Client Review entre outras já estão em ação. A relação com o cliente pós venda melhorou. Adquirimos uma consciência mais profunda do que nos rodeia e do que precisamos de fazer para diferenciar os nossos serviços…Definir o nosso target é algo que continuamos a explorar”. Para o estudante João Ferreira “foi muito interessante e desafiante realizar este trabalho, sendo duas áreas que gosto, turismo e desporto (especialmente bicicletas)”,acrescentando que “este trabalho levou-me a compreender algumas realidades dos mercados, obrigou-me a procurar soluções para fazer frente às adversidades nos mercados de trabalho, onde sublinho por exemplo a recolha de dados através de questionários que efetuamos, que foi de baixa representatividade o número de respondentes, tornando-se quase dispensável e obrigando a ir buscar outros elementos de informação para conseguir entender as necessidades e desejos dos  clientes da Weride e dos potenciais”. Outro aspeto marcante para o estudante foi que o facto da primeira reunião ter sido efetuada a andar de bicicleta “outro aspeto marcante que teve este projeto e que nunca esquecerei, foi que a primeira reunião foi passada toda ela a andar de bicicleta pela serra de Sintra a fazer Enduro/Downhill”. O trabalho teve como docente orientadora de projeto, a Doutora Alcina Gaspar, do Departamento de Gestão e Economia.

Arlete

 A Acredita Portugal, associação sem fins lucrativos está a organizar o maior concurso de empreendedorismo do país. A Acredita Portugal irá premiar os melhores projetos, sendo que durante o concurso os empreendedores recebem formação especializada que os ajudará a levar a sua ideia à prática. As inscrições são gratuitas e decorrem até dia 15 de janeiro de 2017. Ao usufruir da nossa formação, os estudantes têm a oportunidade de criar a sua própria empresa e lançarem-se no mercado de trabalho.

 

Encontram-se a decorrer as candidaturas para as seguintes ações de formações contínua:

 

Formalização de candidaturas em http://candidaturas.ipleiria.pt

Mais informações podem ser obtidas junto do Secretariado de Pós-Graduações.
Emailposgraduacoes.estg@ipleiria.pt
Tel.: 244 820 308 – Fax. 244 820 310

O evento decorre de 14 a 17 de dezembro de 2016 na ESTG Leiria e é organizado pelo Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) do Politécnico de Leiria. Pretende ser um fórum de excelência de troca de saberes e experiências multidisciplinares no âmbito da fabricação inteligente e sustentada e áreas relacionadas. Contamos nesta Conferência com a participação de cerca de 80 investigadores de diversos países, totalmente comprometidos no desenvolvimento de soluções inovadores e amigas do ambiente que permitam resolver os problemas da nossa sociedade e que contribuam para tornar a nossa vida mais agradável e sustentada.

Todas as informações sobre o evento podem ser consultadas AQUI.

A RESIM 2016 conta com dezassete oradores convidados de renome Internacional, entre os quais se destacam:

– Professor Edward Leonard, da Columbia University,  New  York, director of Columbia’s Artificial Organs Research Laboratory

http://engineering.columbia.edu/edward-f-leonard-developing-artificial-kidney

– Professor Ludovico Alcorta, director of UNIDO’s Development Policy, Statistics and Research Branch.

https://institute.unido.org/programmes/executive-programme/the-future-of-manufacturing/the-future-of-manufacturing-course-faculty

Topics da RESIM2016:

Manufacturing and Climate Change

Human-induced climate change

Impacts of human-induced climate change

Option for adaptation and mitigation

Secure, clean and efficient energy

Manufacturing for Secure Societies – Europe in a changing world

Innovative and inclusive societies

Reflective societies

Demographic change

Manufacturing for improved health and well-being

Rehabilitation and ergonomic systems

Biomedical devices, prosthetic and orthosis

Biomanufacturing and Regenerative Medicine

Sustainable integrated user-centered care

Manufacturing with innovative sustainable materials

Smart materials

Resource efficiency and raw materials

Reintegrating waste materials

Manufacturing to enhance food, security and bioeconomy

Enhancing food security

Sustainable agriculture

Manufacturing from forest

Manufacturing related to marine resources and bioeconomy

Circular economy

Intelligent manufacturing systems (Industry 4.0)

Standardization

Customization and personalization of manufacturing products, processes and systems

Flexible, reconfigurable and changeable manufacturing systems

Cyber-physical production systems

Multi-physics models and simulation

raul_castro_c_1_999_999A Villa Portela e o Edifício da EDP é o tema da aula aberta que será proferida pelo Presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, no dia 14 de dezembro, na ESTG. A aula aberta realiza-se no âmbito da unidade curricular Introdução à Administração Pública (1º ano) e Regime Laboral da Administração Pública (3º ano) do curso de Administração Pública. O orador fará o enquadramento da política cultural da Câmara Municipal de Leiria, em especial da sua política de aquisições de equipamentos culturais. A aula realiza-se pelas 11h00, na sala D.S. 1.3 do Edifício D.

No próximo dia 17 de novembro a ESTG recebe uma delegação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que irá visitar também outros Institutos Politécnicos nacionais. A comitiva visitará os laboratórios da ESTG que será seguida de uma reunião.

salveO Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra realiza no dia 21 de novembro, na sala 0.0 do Edifício A da ESTG, uma colheita de sangue. Pode participar entre as 14h30 e as 18h30.

 

saa1-1024x680No próximo dia 9 de novembro, a ESTG-Leiria recebe um roadshow da Siemens com a presença de dois camiões demostrativos. Da divisão Digital Factory o Profinet on tour, e da divisão Process Industries and Drives o Siemens Process Instrumentation and Analytics.

+ informação: http://siemensautomationacademy.ipleiria.pt/…/roadshow-da-…/

 

Ana Sargento, Eduarda Fernandes e Ana Sofia Lopes são os membros da equipa do Centro de Investigação em Gestão e Sustentabilidade do Politécnico de Leiria (CIGS/IPLeiria) que desenvolveu a candidatura do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) da Vila da Batalha a fundos da União Europeia, em colaboração com o município da Batalha. A entidade gestora do Programa Operacional do Centro (Centro 2020) divulgou recentemente que a candidatura foi “admitida e aprovada com a classificação global de boa”, que corresponde à classificação máxima, na escala de avaliação definida pelo programa.

O projeto, desenvolvido entre janeiro e junho deste ano, visa promover o ambiente urbano sustentável e revitalizar as áreas de intervenção do centro histórico e zona ribeirinha da Vila da Batalha. A equipa do CIGS/IPLeiria, em cooperação com o município da Batalha, colaboraram na planificação de objetivos e ações integrados e coerentes, concretizáveis através dos projetos públicos e privados apresentados.

«Considero muito positiva esta interação estreita entre a academia e os agentes da comunidade em que nos inserimos, empresas e outro tipo de organizações», confessa Ana Sargento, coordenadora do CIGS/IPLeiria. «Agradecemos ao município da Batalha o facto de nos ter contactado para colaborar neste trabalho, cuja realização nos proporcionou mais uma oportunidade de enriquecimento da nossa experiência».

Este projeto prevê um investimento público de 3,2 milhões de euros, que potenciará o investimento privado de cerca de 1,7 milhões de euros. Com esta aprovação fica garantido que parte deste investimento será co-financiado pela União Europeia, através do programa operacional Centro 2020, até ao montante máximo de 2,7 milhões de euros do FEDER – Fundo Europeu deo Desenvolvimento Regional.

No âmbito do PARU da Batalha, foram considerados cinco projetos na componente pública: a reabilitação do Edifício Dr. Gens (antiga Câmara) e sua adaptação para Universidade Sénior e Centro Europeu de Investigadores, a requalificação do edifício do antigo Hospital da Misericórdia e reconversão em Unidade de apoio à Juventude, a intervenção urbanística junto da EN 1 de salvaguarda dos impactos do ruído e poluição sobre o Mosteiro da Batalha, a readaptação do antigo campo de futebol junto ao Mosteiro da Batalha para praça desportiva, e instalações desativadas do Instituto da Vinha e do Vinho na margem poente do rio Lena. Estes projetos serão iniciados ainda este ano e concretizados até 2019.

O presidente do Município da Batalha já expressou o seu reconhecimento pelo trabalho da equipa do CIGS/IPLeiria, nomeadamente a forma «como souberam interpretar os objetivos estratégicos do PARU da Batalha e desenvolver com a equipa municipal um trabalho notável que agora conhece a distinção da aprovação com mérito por parte da Autoridade de Gestão do Centro 2020».

 

Jovens Europeus” é uma nova ferramenta do Eurostat (Gabinete de Estatística da União Europeia) pensada em primeiro lugar para os jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 29 anos, mas também para os pais, decisores, professores, políticos, etc., que pretendam saber mais sobre a geração jovem da Europa. Esta infografia interativa permite aos jovens comparar-se a si próprios com os outros jovens portugueses e  jovens europeus da sua idade.

Trata-se de um quiz sobre a vida dos jovens europeus, composto por várias perguntas que abarcam quatro temas: “Eu e a minha família”; “Eu e o meu trabalho”; “Eu e os meus estudos e o meu tempo livre; “Eu e a Internet”

 

https://www.ine.pt/scripts/young_europeans/index_pt.html

A Direção-Geral do Território (DGT) abriu dia 19 de agosto, um concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Mestre, para desenvolvimento, teste e aplicação de metodologias para produção de informação de ocupação de solo a partir de imagens de satélite e de análise espacial em Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

 

Mais informações em

http://www.dgterritorio.pt/noticias/procedimento_para_a_atribuicao_de_uma_bolsa_de_investigacao_para_mestre_2/

 

Pós-Graduações na ESTG, ano letivo 2016/2017

No próximo a no letivo a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria irá disponibilizar as seguintes 4 Pós-Graduações:
Mais informações podem ser obtidas junto do Secretariado das Pós-Graduações.

Conferência: “Oportunidades da Economia de Defesa” | 13-07-2016

 13558653_10153826125012199_8868374518229806416_o13558709_10153826125207199_8413105556269681893_o  

 

Terminou no dia 8 de julho a 4ª edição da Academia de Verão da ESTG. Cerca de 100 participantes, estudantes do 10º ao 12º ano participaram nesta academia nas áreas de Engenharia Informática e Jogos Digitais e Multimédia, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia e Gestão Industrial, Gestão e Economia, Engenharia Automóvel e Engenharia Mecânica.

A Academia de verão da ESTG é um evento destinado a alunos do 10.º ao 12.º ano, que pretende dar a oportunidade de, durante uma semana, 4 a 8 de julho de 2016, viverem a experiência de “estudar” no ensino superior e, deste modo, estimular as áreas científicas e tecnológicas nas escolas secundárias. Nestes dias, os participantes podem inscrever-se nas atividades que mais lhes interessam nas diversas áreas científicas da Academia, sendo possível mostrar um pouco do que se faz na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-Leiria), desde a lecionação em sala de aula, à aplicação dos conhecimentos nos laboratórios, em empresas e outras entidades externas, numa experiência enriquecedora e única, que pode ser importante na escolha informada, até face à perceção que terão do mercado de trabalho, da área a seguir no ensino superior.
Os participantes na Academia de verão da ESTG são sempre acompanhados, por estudantes e docentes da ESTG, nas diversas atividades organizadas em cada programa científico, como sendo miniprojetos, visitas de estudo, workshops entre outros eventos.         

Terminou no dia 8 de julho a 4ª edição da Academia de Verão da ESTG. Cerca de 100 participantes, estudantes do 10º ao 12º ano participaram nesta academia nas áreas de Engenharia Informática e Jogos Digitais e Multimédia, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia e Gestão Industrial, Gestão e Economia, Engenharia Automóvel e Engenharia Mecânica.

A Academia de verão da ESTG é um evento destinado a alunos do 10.º ao 12.º ano, que pretende dar a oportunidade de, durante uma semana, 4 a 8 de julho de 2016, viverem a experiência de “estudar” no ensino superior e, deste modo, estimular as áreas científicas e tecnológicas nas escolas secundárias. Nestes dias, os participantes podem inscrever-se nas atividades que mais lhes interessam nas diversas áreas científicas da Academia, sendo possível mostrar um pouco do que se faz na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-Leiria), desde a lecionação em sala de aula, à aplicação dos conhecimentos nos laboratórios, em empresas e outras entidades externas, numa experiência enriquecedora e única, que pode ser importante na escolha informada, até face à perceção que terão do mercado de trabalho, da área a seguir no ensino superior.
Os participantes na Academia de verão da ESTG são sempre acompanhados, por estudantes e docentes da ESTG, nas diversas atividades organizadas em cada programa científico, como sendo miniprojetos, visitas de estudo, workshops entre outros eventos.         

 

Conferência: “PIN 2016 – Inovação na Indústria” | 05-07-2016 | 14h30 | Ed. NERLEI

 

No intuito de desenvolver o gosto pela investigação no âmbito da História Local e do Património do distrito de Leiria e do concelho de Ourém, que representam um património da mais elevada importância para a cultura nacional, Ricardo Charters d’ Azevedo instituiu e solicitou ao CEPAE | Centro do Património da Estremadura que promovesse, em parceria com a CML | Câmara Municipal de Leiria e o IPL | Instituto Politécnico de Leiria e ADLEI | Associação para o Desenvolvimento de Leiria, o Prémio ‘Villa Portela’ de que a edição de 2016 será a terceira, destinado a galardoar trabalhos naquele âmbito.
Com a instituição do Prémio Villa Portela, Ricardo Charters d’ Azevedo pretende homenagear os seus antepassados, que viveram na propriedade com aquele nome, lugar emblemático da cidade e da região.

Vila_Portela_Folheto

Seminário de apresentação do projeto “Empreender Leiria” | 29-06-2016 | 14h00 | Ed. NERLEI

“Marketing e Vendas nas Redes Sociais” | 17-06-2016 | 09h às 18h

31º Aniversário da NERLEI | Conferência “Banca e Economia” c/ João Salgueiro | 27-06-2016 | 19h00

Workshop: “Inspeção da ACT – O que fazer?” | 23-06-2016 | 09h às 13h | Ed. NERLEI

Portal

O novo portal IPL Indústria foi apresentado no dia 8 de junho, no âmbito do IV Encontro IPL Indústria.

Em http://www.ipleiria.pt/iplindustria/ poderá conhecer as linhas de acção do protocolo IPL Indústria, as edições dos Encontros e as Bolsas atribuídas. “O protocolo “IPL Indústria” materializa a nossa forma de ver o ensino superior: em estreita ligação com o mundo empresarial. Resulta muito de um trabalho de proximidade desenvolvido entre as pessoas que estão nas empresas e as pessoas que estão no Politécnico de Leiria, assente na confiança mútua e no reconhecimento da complementaridade entre estes dois tipos de instituições”.

A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria realiza no próximo dia 03 de junho, pelas 9h00, no Ed. NERLEI, o seminário “Orçamento do Estado 2016”. Com o objetivo de clarificar as principais alterações em IRS, IRC, IVA e analisar os novas regras do IVA no setor da restauração, introduzidas com o OE2016, a sessão terá como oradores técnicos de reconhecida competência da Direção Distrital de Finanças de Leiria, nomeadamente: .“Alterações em sede de IRS” – Dr. António Santos  .“Alterações em sede de IRC” – Dra. Cristina Casalinho  .“Alterações em sede de IVA” – Dr. José Gante  .“Novas regras do IVA no setor da restauração” – Dr. José Gante.

 FUSO é uma anual de entrada gratuita que vai já na sua 8ª edição e acontece nos jardins, terraços e esplanadas de Lisboa, abraçando as noites de Verão com uma plateia de espreguiçadeiras que convida a cinco dias de viagem pela vídeo arte fora do contexto habitual de galerias e museus. As inscrições estão abertas até 1 de Julho com prémio aquisição FUSO/Fundação EDP de 2.500€. O regulamento poderá ser consultado em: http://fusovideoarte.com/2016/opencall2016_regula.html

Debate: “Política Industrial para o Século XXI”

17-05-2016 | 17h00 | Ed. NERLEI

O tema da sondagem atual prende-se com o tema da escolha da carreira a seguir: fatores que pesaram na escolha do curso, a escolha da universidade e a forma de financiamento.  

http://www1.trabajando.cl/opinion.cfm?aniid=1567

 

 Seminário: Financiamento das Empresas realiza-se no dia 3 de maio no Auditório da Expoeste.

 

 

Cartaz XXVI Encontro AULP

 

A APN – Associação Portuguesa de Neuromusculares vem convidá-lo(a) a participar numa experiência única!

 

A APN vai realizar pelo 9.º ano consecutivo uma experiência de Vida “In”dependente, neste Verão, em Valadares – Vila Nova de Gaia.

Esta experiência vai decorrer em várias semanas, com diferentes grupos (ver datas em anexo).

 

A Vida “In”dependente pretende proporcionar a algumas pessoas com doença neuromuscular uns dias sem a habitual retaguarda familiar, durante os quais, voluntários e profissionais da APN garantirão toda a sua autonomia, higiene, alimentação e boa disposição.

 

Para ter uma visão do que aconteceu nos anos anteriores, poderá visualizar as seguintes hiperligações:

 

 

Se quiser fazer parte desta experiência e travar conhecimento com a realidade das doenças neuromusculares inscreva-se preferencialmente através do e-mail info@apn.pt ou pelos telefones 22 616 05 68 / 22 610 62 02 / 915507150 até dia 15 de maio.

A Universidade Europeia acolhe em Lisboa, nos próximos dias 27 e 28 de Maio a 2ª edição da UE Creative Night, um evento de estímulo à inovação, à criatividade e ao empreendedorismo. Estarão presentes cerca de 300 estudantes da rede Laureate International Universities composta em Portugal pela Universidade Europeia, IADE – Creative University e IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing (Lisboa e Porto) e empresas nacionais e multinacionais representativas de vários setores de atividade, do turismo às tecnologias passando pela grande distribuição, pelo desporto ou pela comunicação social, entre outros e que lançarão desafios de gestão aos estudantes. Numa maratona que se iniciará no dia 27, as equipas de estudantes trabalharão durante toda a noite, com o apoio de docentes, sobre esses desafios e apresentarão num Pitch, na manhã seguinte, as suas propostas às empresas.

 

 

solidariedade

banner-email-III
banner-email-III

Workshop “Organização do Tempo de Trabalho com mais Rentabilidade”

03-05-2016 | 9h-13h | Ed. NERLEI

programa Sexualidade (d) eficiente

imagem

Está prevista para o mês de maio, a realização da atividade “passeio geológico”, organizada pelo Departamento de Engenharia Civil junto da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria. Os passeios geológicos decorreram entre os dias 2 e 9 de maio.  

 

 

Cursos Livres de Chinês I e Chinês II

Inscrições Abertas

Destinatários:

– Comunidade Académica do IPLeiria (docentes, não-docentes, estudantes, antigos estudantes do IPL registados na Rede IPLeiri@lumni e professores cooperantes)

– Público em Geral

Duração:

45 horas – 15 semanas

Período:

De 01 de março a 24 de junho de 2016 

Horário:

Chinês I:  3ª feira – Das 19:00 às 20:30 / 4ª feira – das 20:00 às 21:30;

Chinês II: 3ª feira – Das 20:30 às 22:00 / 4ª feira – das 18:30 às 20:00.

 

Custos:

Público em Geral — € 150

Comunidade Académica IPLeiria— € 125

 

Modalidades de pagamento:

Até 25 de fevereiro de 2016, por multibanco ou transferência bancária. 

 

Local:

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria)

 

Prazo para inscrição:

Até dia 25 de fevereiro de 2016

Formulário Online: http://candidaturas.ipleiria.pt/#OutrasFormacoes

 

 

Mais informações:

Gabinete de Apoio à Formação e Projetos

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria

Tel.: 244 829 419

Email: gafp.esecs@ipleiria.pt

O Projeto UE4SD envolve a participação de 53 instituições do ensino superior de 33 países de toda a Europa, em que o IPLeiria é a única instituição de ensino superior politécnica nacional participante, em conjunto com as Universidades de Aveiro, Minho e Católica. Na 1.ª fase do projeto foi efetuado o levantamento da situação no que concerne à educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) no ensino superior com a publicação do relatório da situação em cada um dos países Parceiros (regiões). Na 2.ª fase, foram selecionadas as melhores práticas desenvolvidas pelas instituições parceiras em ESD e foi publicado o manual  “Leading Practice Publication” – LLP a qual visa proporcionar uma síntese de 13 exemplos selecionados de boas práticas sobre oportunidades de desenvolvimento profissional para os educadores universitários na área da EDS. A divulgação desta publicação em particular, pretende promover processos de tomada de decisões aos diferentes níveis da política de Ensino Superior, servindo como referência para a reflexão e a avaliação do próprio trabalho dos educadores e apoiando as equipas de desenvolvimento profissional nas instituições como uma fonte de experiência e inspiração.

Projeto é financiado pela União Europeia no âmbito do Lifelong Learning Programme.

Toda a informação sobre o projeto poderá ser consultada em http: //www.ue4sd.eu/

Neuza Ribeiro distinção de paperNeuza Ribeiro, docente do Departamento de Gestão e Economia e investigadora do CIGS, viu o seu paper “O impacto da perceção da justiça organizacional e do suporte organizacional no desempenho individual: O papel moderador da violação do contrato psicológico”, em co-autoria com Ana Virgolino e Arnaldo Coelho da FEUC, distinguido como “Best Paper” nas XXVI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica realizadas de 3 a 6 de fevereiro em Idanha-a-Nova. As XXVI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica são consideradas o maior evento científico ibérico na área da Gestão e teve nesta edição a apresentação de 240 trabalhos e o envolvimento de 455 autores.

 

abrunhosaManuel Ângelo Gomes Abrunhosa Marques de Almeida, docente do Departamento de Ciências Jurídicas publicou um livro sobre “Direito Financeiro Tributário” editada pelo grupo editorial “Vida Económica”. Um manual que elucida sobre regras e funcionamento do sistema fiscal em Portugal enunciando os princípios aplicáveis e explicando as regras do atual sistema fiscal em Portugal. Esta publicação concisa e prática, concilia o Direito Tributário com o Direito Financeiro. São tratadas as competências básicas a adquirir, na ótica do processo educativo de Bolonha. Dividida em 4 partes, tem como principais destinatários: a comunidade académica, os profissionais da área e os cidadãos, em geral.

Catarina Silva

Catarina Silva, docente do Departamento de Engenharia Informática foi recentemente eleita vice-chair da equipa que irá liderar a comissão executiva para o biénio 2016-2017 do IEEE Portugal Section.

O IEEE Portugal representa três importantes áreas científicas, com particular relevo no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e suas aplicações nos mais variados domínios e atuais desafios sociais. O IEEE é a maior ordem profissional de Engenharia Eletrotécnica no mundo.

 

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de estratégias de organização do estudo e do trabalho e a sempre difícil gestão das 24h de cada dia, o Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) irá dinamizar, de novo, a Formação em GESTÃO DO TEMPO E DO ESTUDO. 

Esta formação, com a duração de 9h, decorrerá de acordo com a seguinte calendarização:

7/4 – 17h/20h – Sala de Formação 1 – Edifício B – ESTG

12/4 – 17h/20h – Sala de Formação 1 – Edifício B – ESTG

13/4 – 17h/20h – Sala de Formação 1 – Edifício B – ESTG

Caso estejam interessados, inscrevam-se AQUI até ao próximo dia 4 de abril. 

Uma vez que o número de vagas é limitado, serão consideradas por ordem de chegada as primeiras 30 inscrições. Porém, a formação só se realizará com um nº mínimo de 12 inscritos. Os estudantes que participarem em pelo menos 2/3 da formação, terão direito ao respetivo certificado. A formação é gratuita.

Para mais informações, podem contactar a D.  Ana Paula Gregório (no Edifício B, junto aos Serviços Académicos), através do telefone 244 820300 (extensão 203055) ou do endereço sape.estg@ipleiria.pt

Cerimónia de Adesão ao “Compromisso Pagamento Pontual”

Cartaz Mais Família - Mais jovem


CARTAZ STARTUP@SIMPLEX AF OK

Cartaz_2016

No âmbito do intercâmbio Luso-Belga com Bruges, o CIEJ, em colaboração com o Departamento de Ciências Jurídicas organiza novamente um Ciclo de Debates nos dias 11 e 14 de março, no anfiteatro -1.02, do Edifício D, que tem por objetivo discutir temas da atualidade jurídica.

 

 

CARTAZ

 

 

 

 

 

 

No âmbito do seu projeto de final de curso de Licenciatura em Eng. Electrotécnica, os alunos do Mestrado em Eng. Electrotécnica Adelino Ferreira e Luis Sismeiro, viram o seu trabalho reconhecido com a publicação de um artigo numa das mais conceituadas revistas científicas na área das Antenas (IEEE Trans. on Antennas and Propagation). Parabéns aos estudantes e aos seus orientadores Prof. Rafael Caldeirinha e Telmo Fernandes.

IMG_0010

IMG_0006

 

 

 

 

 

 

Decorreu no dia 3 de março na ESTG, a cerimónia de entrega de bolsas IPL Indústria que distinguiu 24 estudantes da ESTG, os quais receberam bolsas de atribuídas por 19 empresas associadas da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria e da CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes. A estas empresas foi também atribuída a distinção Responsabilidade Social. Mariana Dias, estudante de Engenharia e Gestão Industrial, foi a porta-voz de todos os estudantes distinguidos. «Esta bolsa traz uma motivação muito forte e mostra que todos nós podemos ser reconhecidos pelo mérito. Esta bolsa e a ligação às empresas trará vários benefícios no futuro». A estudante deixou ainda uma mensagem aos restantes jovens: «continuem a lutar pelos vossos objetivos porque serão recompensados».

A iniciativa prestigiou ainda todos os agrupamentos escolares de origem dos estudantes galardoados. Anabela Graça, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Leiria, e Pedro Martinho, diretor da ESTG/IPLeiria, atribuíram a distinção Ensino de Qualidade a 14 agrupamentos/instituições de ensino secundário da região. Pedro Biscaia, porta-voz de todos os agrupamentos escolares representados, agradeceu ao IPLeiria e aos seus parceiros a iniciativa, pois «é um justo e oportuno reconhecimento aos 24 estudantes», e resulta de «um trabalho esforçado das escolas que os ajudaram a crescer».

Pedro Martinho encerrou a cerimónia dando os parabéns e todos os estudantes contemplados, «que esperamos que sejam embaixadores da mensagem: o mérito será recompensado. Este passo que liga a Academia e a Indústria será, com certeza, um contributo para uma aposta vencedora».

As bolsas de estudo “IPL Indústria” resultam do protocolo estabelecido em julho de 2013 entre o IPLeiria, a NERLEI e a CEFAMOL, que tem como principais objetivos promover a formação em contexto empresarial, a disseminação do conhecimento e da tecnologia, e ações de responsabilidade social conjuntas, que aproximam a academia da realidade industrial, beneficiando estudantes, docentes e empresas. As bolsas de estudo “IPL Indústria”, cujo valor suportará os custos da propina anual fixada pelo IPLeiria, são concedidas aos estudantes que ingressam com melhor média nos cursos selecionados pelas empresas.

Agradecemos o apoio das 19 empresas da região de Leiria que financiaram as bolsas IPL Indústria 2015/2016 e, desta forma, reconheceram a qualidade da formação ministrada no IPLeiria:

  • Bollinghaus Steel
  • Bourbon AP
  • BPN
  • Caixa de Crédito de Leiria
  • Crisal – Grupo Libbey
  • EST
  • Famolde
  • GECO
  • InCentea
  • La Redoute
  • Moldoeste
  • Moldes RP Industria de Moldes s.u.
  • Planimolde
  • P.M.M. – Projectos, Moldes, Manufactura
  • Ribermold
  • Sodicor
  • TJ Moldes
  • Vipex
  • YUDO EU

 

 

Cartaz_V7Nacionais

O CENTIMFE vai promover um Workshop, no próximo dia 14 de Março, no Auditório da Resinagem, no Centro da Cidade da Marinha Grande, às 14H00, sobre “INDÚSTRIA 4.0 e a DIGITALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA: a nova revolução industrial”, com o objetivo da troca de ideias entre a indústria, a comunidade científica, peritos e decisores públicos, sobre assuntos críticos para a evolução das empresas, no contexto desta nova revolução industrial.

Tratando-se de um tema emergente, da maior importância estratégia, pretende-se lançar a reflexão e o debate sobre os impactos e caminhos das empresas e das organizações de suporte industrial, visando o reforço da competitividade do nosso Cluster Engineering & Tooling.

É, pois, neste sentido que contamos com a presença de S. Exa. o Senhor Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, bem como com a cooperação do Cluster TICE.PT e de várias empresas de referência, que nos darão uma visão complementar dos caminhos para o futuro.

 

PROGRAMA

 

14:00H – Introdução

Rui Tocha – Centimfe

 

14:15H – “Uma Visão da Digitalização da Indústria no Cluster Engineering & Tooling

Rui Tocha – Centimfe

 

14:45H – “Uma Visão do Cluster TICE.PT para a INDÚSTRIA 4.0

                 Vasco Lagarto – Cluster TICE.PT

 

15:15H – Debate/Mesa Redonda

Cesário Silva – Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente

Duarte Champalimaud – Grupo GLN

Jorge Santos – Vipex

Hamid Mezaïb  – PSA Mangualde (a confirmar)

 

16:15H – Encerramento:INDÚSTRIA 4.0 e as Políticas de Desenvolvimento Industrial

João Vasconcelos – Secretário Estado da Indústria

 

16:45H – Visita à “Coleção Visitável – Esculpir o Aço”

 

 

cartaz administração de condomínios

O Departamento de Ciências Jurídicas da ESTG  está a organizar um Curso de Formação Avançada em Administração de Condomínios ministrado por profissionais altamente especializados nesta matéria.

De entre os objetivos, o curso tem como principais objetivos:

  1. dotar os profissionais que trabalham, ou pretendam trabalhar, na área da administração de condomínios de competências técnicas e científicas que lhes permitam melhorar o seu desempenho profissional;
  2. ministrar conhecimentos nas áreas jurídica (por exemplo, contratos, propriedade horizontal, seguros, assembleia de condóminos, regulamento do condomínio, redação e valor jurídico das atas) de gestão económica e financeira (contas bancárias, fundo comum de reserva e prestação de contas);As aulas, no total de 20 h, decorrerão no mês de abril de 2016 e serão ministradas às sextas-feiras, em horário pós-laboral, e aos sábados. http://www.ipleiria.pt/estg/estudantes/formacao-continua/ 

 

 

 

Está previsto para o mês de fevereiro a abertura do curso de formação avançada em contratos comerciais organizado pelo Departamento de Ciências Jurídicas da ESTG. Este curso pretende:

1. dotar os profissionais que trabalham, ou pretendam trabalhar, na área dos contratos comerciais de competências técnicas e científicas que lhes permitam melhorar o seu desempenho profissional;

2. ministrar conhecimentos aprofundados em determinados tipos de contratos comerciais, nomeadamente, no de distribuição, nos financeiros, nos de transporte e de seguro;

3. habilitar os formandos para a correta elaboração e interpretação destes contratos comerciais.

 

Destinatários

• Titulares do grau de licenciado, nomeadamente, em Solicitadoria e em Direito.

• Estudantes de cursos de licenciatura em Solicitadoria ou em Direito aos quais faltem para a conclusão da licenciatura, no máximo, 60 ECTS.

• Candidatos que não possuam o grau de licenciado, mas que sejam detentores de currículo profissional relevante na área do curso.

 

Para mais informações clique em: Programa e Cartaz

Ficha de inscrição: aqui 

email: formacao.estg@ipleiria.pt

Total de horas de formação: 20h

Preço: Público em Geral: 135€

Docentes do IPLeiria que se submetam a avaliação: 60€  

 

Coordenação Científica:

Ana Lambelho (ana.lambelho@ipleiria.pt)

Marisa Dinis (marisa.dinis@ipleiria.pt)

Consulte o Cartaz

Formação Bionfirmação

Tem início em fevereiro na ESTG, a Formação creditada para professores do ensino secundário intitulada “Bio(in)formação – Biologia com apoio de ferramentas bioinformáticas livres”. Trata-se de uma formação teórica e prática durante 21h de ensino-aprendizagem presencial (sábados), com 4 horas de trabalho autónomo. A formação é organizada pelo Clube BION e Departamento de Engenharia Informática.
+info e inscrições: http://bit.ly/bioinformacao2016

 

 

Bolsa emprego

És ou foste estudante do IPLeiria? A inscrição para a Bolsa de Emprego está disponível em http://bolsaemprego.ipleiria.pt

Inscreve-te!

 

 

Assinatura de protocolo ESTG e DM

No dia 7 de Dezembro, os administradores do Grupo DP, Hugo Perpétua e Dora Perpétua e o diretor da ESTG Pedro Martinho, assinaram um protocolo de cooperação na área da indústria dos veículos pesados.

Esta cooperação de três anos terá como peça principal um banco de ensaio, composto por um moderno motor a diesel para veículos pesados, fornecido pela Diamantino Perpétua & Filhos LDA, empresa com sede em Leiria pertencente ao Grupo DP. Os alunos de mestrado vão poder desenvolver várias experiências e pesquisas neste banco de ensaio, o que permite adicionar uma componente prática e muito importante à sua formação académica.

 

Decorre entre os dias 25 de janeiro e 6 de março a Formação Pedagógica de Formadores na NERLEI.

Divulgação Bolsa de Emprego IPLeiria

garotos

Estão de parabéns os nossos estudantes e o Núcleo de Engenharia Informática ESTG pela VII Lan Party Solidária realizada entre os dias 18 e 20 de dezembro, que permitiu angariar bens alimentares em número considerável de que serão distribuídos por instituições de solidariedade social da região. Este ano a inscrição consistiu na entrega de bens alimentares,

Este evento acresce à lista de atividades de solidariedade e responsabilidade social organizadas pela ESTG e pelo IPLeiria, que incluíram neste Natal a dinamização da árvore de Natal solidária, que mobilizou toda a comunidade académica do IPLeiria em prol dos elementos mais carenciados da sociedade.

destaque_IPL_industria1_2015_15_7_22

24 estudantes da ESTG foram premiados com bolsas IPL+INDÚSTRIA

É já conhecida a lista dos estudantes seriados para a atribuição de bolsas IPL+INDÚSTRIA para o ano letivo 2015/2016. No total são 24 estudantes da ESTG, dos cursos de Contabilidade e Finanças, Engenharia Automóvel, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Gestão e Marketing que vão receber bolsas IPL+INDÚSTRIA atribuídas por 17 empresas da região de Leiria. O número de bolsas ultrapassa substancialmente o número do ano passado em função do interesse manifestado por várias empresas da região.

As bolsas IPL+INDÚSTRIA foram instituídas no âmbito do protocolo de cooperação assinado em julho de 2013 entre o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), a Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) e a Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL). Este protocolo preconiza a formação em contexto empresarial, a disseminação do conhecimento, e ações de responsabilidade social conjuntas, no sentido de beneficiar estudantes, docentes e empresas, aproximando a academia à realidade industrial. Estas bolsas têm como objetivo premiar o mérito escolar dos estudantes que se matriculam pelo 1º ano, 1ª vez nos cursos de licenciatura do IPLeiria e têm valor igual à propina fixada pelo IPLeiria para o ano letivo em causa.

Agradecemos o apoio de todas as empresas que financiaram as bolsas IPL+INDÚSTRIA 2015/2016 e, desta forma, o reconhecimento da qualidade da formação ministrada no IPLeiria.

A cerimónia de atribuição das bolsas IPL+INDÚSTRIA 2015/2016 terá lugar no dia 3 de março de 2016, na ESTG.

 

 Lista_seriados_IPL_Industria

 

 

Visita de estudantes do secundário DSC_3962

No âmbito da atividade Um dia @ESTG, a ESTG recebeu no dia 18 de dezembro, dois estudantes que visitaram o Departamento de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Informática e Departamento Engenharia Eletrotécnica. O Francisco e o João tiveram assim oportunidade de conhecer a realidade da Escola, os seus cursos e o seu funcionamento. Durante o ano a ESTG recebe muitos estudantes que pretendem conhecer a nossa Escola.

A iniciativa Um dia @ESTG é uma atividade que a ESTG disponibiliza a grupos de 1 a 5 estudantes (9º ao 12º ano) para virem passar um dia com estudantes desta Escola de Ensino Superior, tendo a oportunidade de conhecer o(s) curso(s) de Licenciatura, ou área científica, assistir às respetivas aulas, visitar salas, laboratórios, a Biblioteca e todo o Campus, desenvolvendo estas atividades com uma rotina diária idêntica à de um estudante da ESTG. A data é marcada em função da disponibilidade e interesse dos visitantes.

Visita do reitor da Universidade de Santiago

A ESTG recebeu no dia 14 de dezembro a visita do reitor da Universidade de Santiago, de Cabo Verde.

Apresentação de livro no dia 12 dezembro na FNAC

Realizou-se no dia 12 de dezembro, no espaço do fórum cultural da FNAC Leiria, a apresentação do livro intitulado “Princípios de Neuromarketing: Neurociência Cognitiva Aplicada ao Consumo, Espaços e Design” apresentado por Pedro Martinho, diretor da ESTG e Alcina Gaspar, docente do Departamento de Gestão e Economia. Os autores do livro: Fernando Rodrigues, Julien Diogo e Miguel Oliveira.

 

Bio(in)formação - Biologia com apoio de ferramentas bioinformáticas livres
Bio(in)formação – Biologia com apoio de ferramentas bioinformáticas livres

A formação “Bio(in)formação – Biologia com apoio de ferramentas bioinformáticas livres” abrange diversos conteúdos da Biologia, com formação teórica e prática durante 21h de ensino-aprendizagem presencial e 4h de trabalho autónomo, com creditação máxima de 1,7 créditos (CCFC/ACC-83245/15). 

Para mais informações clique em: Programa

ER_Leiria_Santarem