Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio, uma casa de ciência e tecnologia que faz parte da Rede Nacional de Centros Ciência Viva e se localiza em Alcanena, junto à nascente do rio Alviela, uma das mais importantes nascentes cársicas em Portugal.  Tem como temas a água, o carso e os morcegos. Viajar até ao tempo dos dinossauros ao longo de 175 milhões de anos numa plataforma de simulação da realidade virtual, desvendar os percursos subterrâneos da água a 3D ou “colocar-se na pele” de um morcego são apenas algumas das experiências das nossas exposições interativas permanentes, inteiramente desenvolvidas em território nacional, com o apoio da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, da Câmara Municipal de Alcanena, do Instituto Politécnico de Leiria e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Para além das visitas às exposições interativas, temos uma programação anual diversificada, desde Cafés Ciência que promovem o contacto informal entre investigadores e o público; Passeios científicos que dão a conhecer a biologia e os principais fenómenos geológicos de uma região de características singulares; atividades para crianças e jovens (CARSOférias e Festas de Aniversário) e para seniores (Programação Sénior); Sunset Science onde divulgamos produções regionais e nacionais de vinhos, gins ou cervejas artesanais; entre outros eventos de divulgação científica e tecnológica. Os nossos visitantes têm acesso a exposições interativas e diversas atividades por um valor simbólico ou, nalguns casos, de forma gratuita. No Centro Ciência Viva temos também alojamento em regime de camarata/beliche e espaços de apoio à realização de eventos e atividades, além de uma loja temática.