O Projeto UE4SD envolve a participação de 53 instituições do ensino superior de 33 países de toda a Europa, em que o IPLeiria é a única instituição de ensino superior politécnica nacional participante, em conjunto com as Universidades de Aveiro, Minho e Católica. Na 1.ª fase do projeto foi efetuado o levantamento da situação no que concerne à educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) no ensino superior com a publicação do relatório da situação em cada um dos países Parceiros (regiões). Na 2.ª fase, foram selecionadas as melhores práticas desenvolvidas pelas instituições parceiras em ESD e foi publicado o manual  “Leading Practice Publication” – LLP a qual visa proporcionar uma síntese de 13 exemplos selecionados de boas práticas sobre oportunidades de desenvolvimento profissional para os educadores universitários na área da EDS. A divulgação desta publicação em particular, pretende promover processos de tomada de decisões aos diferentes níveis da política de Ensino Superior, servindo como referência para a reflexão e a avaliação do próprio trabalho dos educadores e apoiando as equipas de desenvolvimento profissional nas instituições como uma fonte de experiência e inspiração.

Projeto é financiado pela União Europeia no âmbito do Lifelong Learning Programme.

Toda a informação sobre o projeto poderá ser consultada em http: //www.ue4sd.eu/