A ESTG

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) é uma instituição de ensino superior integrada no Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria), criada em 1985 pelo Decreto do Governo n.º 46/85, de 22 de novembro, tendo iniciado a sua atividade académica no ano letivo de 1989/1990, com 100 estudantes e três cursos de bacharelato. No início, esteve instalada provisoriamente no edifício do Antigo Convento de Santo Estevão, em Leiria, onde permaneceu até 1995. Nesse ano, a Escola foi transferida para o Campus 2 do IP Leiria, onde se situa presentemente e é constituída por cinco edifícios:
Edifício A
Imagem do Edíficio A
Edifício pedagógico
Edifício B
Imagem do Edíficio B
Serviços administrativos e académicos
Edifício C
Imagem do Edíficio C
Investigação e projetos com o exterior
Edifício D
Imagem do Edíficio D
Edifício pedagógico
Edifício E
Imagem do Edíficio E
Edifício pedagógico do curso de Engenharia Automóvel

O Campus integra igualmente a Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei), a Biblioteca José Saramago, diversos parques de estacionamento, estruturas exploradas pelos Serviços de Ação Social, onde funcionam cantinas, bares e snack-bares, uma agência bancária e uma livraria.

A ESTG é atualmente o maior estabelecimento de ensino superior do distrito de Leiria e, entre os seus congéneres, um dos maiores a nível nacional. Conta com cerca de 4900 estudantes, distribuídos por cursos de licenciatura, de mestrado, de especialização tecnológica e técnicos superiores profissionais, nos regimes diurno (D), pós-laboral (PL) ou a distância (EaD), nas áreas de engenharia, tecnologia, gestão, administração pública e ciências. Além das formações referidas, a ESTG dinamiza também ações de formação contínua, prestação de serviços, investigação científica e transferência de tecnologia. Estas, são atividades em que a instituição está fortemente empenhada e que se consubstanciam em projetos e parcerias com entidades e empresas quer a nível regional e nacional, quer a nível internacional.
Biblioteca José Saramago
Biblioteca José Saramago
Estudantes
Estudantes
  • Criada em 1985
  • Decreto do Governo n.º 46/85, de 22 de novembro
  • Cerca de 4900 estudantes
  • 17 Licenciaturas
  • 13 Mestrados
  • 16 TeSP
  • 3 regimes de lecionação
  • Cursos lecionados em Inglês
Atualmente, a ESTG é reconhecida como Academia Cisco, Academia Microsoft, Academia Oracle, Academia EduNet/Phoenix Contact e, à escala mundial, como as primeiras Academias Siemens.

Horários dos Edifícios*

Edifício 2.ª a 6.ª feira Sábado Domingo
 A 07h15min  às 00h30min 08h00min às 20h00min   Encerrado 
 B 08h30min às 20h00min   Encerrado  Encerrado 
 D  07h45min às 00h30min 08h00min às 18h15min    Encerrado
 E  08h00min às 00h00min  Encerrado  Encerrado
*com exceção dos períodos de interrupção letiva.

Visão

Formação: A ESTG é uma Escola de ensino superior politécnico que dispõe de uma oferta formativa diversificada e de qualidade reconhecida que antecipa e responde aos desafios colocados pelo mercado de trabalho.

Investigação, Desenvolvimento e Inovação: A ESTG é um agente de referência em termos de transferência de conhecimento e tecnologia, parceiro de eleição em termos regionais, estando claramente implicado no desenvolvimento da competitividade nacional, através do apoio à criação, desenvolvimento e integração de/em centros e redes de investigação. A sua ação pauta-se por rigor, qualidade e transparência.

Estudantes: A ESTG proporciona um ambiente académico atrativo a públicos diversos, motivador do sucesso, potenciador de autonomia e empreendedorismo nos seus estudantes, que lhes facilita a empregabilidade e ocupação de lugares de destaque na sociedade.

Pessoal Docente e Não Docente: Uma Escola de pessoas qualificadas, dinâmicas e motivadas, caracterizada pela integração, igualdade de oportunidades e elevado sentido de participação.

Organização e Gestão: Uma Escola reconhecida pela gestão de proximidade, participativa, transparente e com critérios de qualidade, apoiada por uma organização flexível e por um sistema de planificação estratégica em todas as vertentes.

Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo: A ESTG é um motor de desenvolvimento numa região dinâmica e em crescimento, sendo um agente facilitador de empreendedorismo em áreas de valor acrescentado.

Internacionalização: A ESTG integra redes internacionais de ensino e investigação, fomenta a mobilidade de estudantes e professores e o desenvolvimento de projetos conjuntos, possui ainda relações preferenciais com parceiros europeus e com os países da CPLP.

Missão

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria é uma instituição pública de ensino superior, unidade orgânica do Instituto Politécnico de Leiria, de criação e transferência de conhecimento nas áreas da engenharia e tecnologia, ciências empresariais e ciências jurídicas. Tem como missão formar pessoas altamente qualificadas, numa perspetiva interdisciplinar e num contexto de excelência, com capacidade de adaptação à mudança, promover a investigação, inovação e empreendedorismo e a aprendizagem ao longo da vida, sendo uma força motriz de desenvolvimento regional numa perspetiva global.

Como chegar

Para quem se deslocar de transportes públicos recomenda-se a utilização de autocarro, existindo uma central de camionagem no centro de Leiria com autocarros sistemáticos (Mobilis) para o Campus 2 do Instituto Politécnico de Leiria.

 

Para quem se desloca do Sul

A melhor forma é seguir pela autoestrada A1 na direção “Norte” (Porto) ou pela autoestrada A8 na direção “Norte” (Leiria) e sair na primeira saída para “Leiria Sul”.

Direções Google Maps – A1

Direções Google Maps – A8

Para quem se desloca do Norte

Para quem se desloca do Norte:A melhor forma é seguir pela autoestrada A1 na direção “Sul” e sair na única saída para “Leiria” ou pode seguir pelas auto-estradas A29 e A17, junto ao litoral na direção “Sul” e sair na segunda saída para “Leiria Sul”.

Direções Google Maps – A1

Direções Google Maps – A17

Para quem vem das Beiras/Espanha

Pode seguir pela autoestrada A23 em direção a Torres Novas e depois seguir pela auto-estrada A1 na direção “Norte” (Porto) ou pode seguir pela auto-estrada A25 em direção a Aveiro e depois seguir pela auto-estrada A1 na direção “Sul”(Lisboa).

Direções Google Maps – A23

Direções Google Maps – A25