Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPLeiria – SIGQ/IPLeiria


O Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPLeiria – SIGQ/IPLeiria – traduz-se na implementação de estratégias e políticas de garantia da qualidade nos seus ciclos de estudos, bem como dos procedimentos adequados à sua concretização, com vista à melhoria contínua. O Manual de Apoio ao Sistema Interno de Garantia da Qualidade do Politécnico de Leiria estabelece as bases de todo o sistema, definindo e caraterizando os principais mecanismos, processos e intervenientes.

Avaliação interna dos Cursos

Anualmente, e como definido estatutariamente, o Coordenador de Curso (TeSP, licenciatura ou mestrado) elabora, em articulação com a respetiva Comissão Científico-Pedagógica, um relatório crítico sobre o funcionamento do mesmo, com base num conjunto de dados compilados (sucesso e abandono escolar, atividades desenvolvidas, resultados dos inquéritos pedagógicos, entre outros). O relatório é alvo de apreciação pelo Conselho Técnico-Científico e pelo Conselho Pedagógico da ESTG, sendo, posteriormente, apreciado pelo Conselho para a Avaliação e Qualidade do IPLeiria. Estes relatórios de avaliação, bem como os pareceres dos Órgãos internos, podem ser consultados na plataforma Colaborar.

Avaliação externa

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior – A3ES

Todos os cursos do IPLeiria cumprem com os requisitos legais e estão acreditados pela A3ES. A informação relativa ao processo de acreditação pode ser consultada na ligação do respetivo curso.

Marca de Qualidade EUR-ACE

A ESTG tem, na sua oferta formativa, dois cursos com o selo europeu EUR-ACE®, atribuído pela Ordem dos Engenheiros, sob credenciação da European Network for Accreditation of Engineering Education (ENAEE).

Esta distinção coloca a qualidade do ensino ministrado nestes dois cursos do IPLeiria ao nível das melhores universidades e politécnicos europeus, e confirma a dimensão internacional dos diplomas da ESTG/IPLeiria, potenciando uma maior aceitação de engenheiros diplomados pelo Politécnico de Leiria por toda a Europa. O sistema de avaliação EUR-ACE®, propriedade da ENAEE, analisa um conjunto de requisitos que distinguem os cursos de engenharia de alta qualidade na Europa e no resto do mundo.

European University Association – EUA

Em 2007, o Politécnico de Leiria submeteu-se a uma avaliação externa pela EUA. Na sequência deste processo, entendeu o IPLeiria solicitar uma avaliação de follow-up, que foi realizado pela EUA em Novembro de 2010.
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Avaliação Pedagógica
das UCs

A avaliação pedagógica das UCs é um instrumento fundamental de monitorização e melhoria contínua dos processos de ensino e aprendizagem do Politécnico de Leiria.

Semestralmente, estudantes, professores e diversos orgãos participam ativamente na resposta aos inquéritos pedagógicos, na análise de resultados e na proposta de medidas que visam a qualidade e sucesso académico

Avaliação do desempenho dos docentes


A Avaliação do Desempenho dos Docente da ESTG tem por base o Regulamento de Avaliação do Desempenho dos Docentes do Instituto Politécnico de Leiria, aprovado em 2013, com a alteração do art.º 10.º em 2015, que é aplicado a todos os docentes do IPLeiria independentemente de estarem integrados na carreira. Deste modo, a Avaliação do Desempenho dos Docentes tem como objeto «evidenciar o mérito demonstrado, em obediência aos princípios da diferenciação do desempenho, confiança, justiça, abrangência, consistência, transparência e isenção» e constitui «um instrumento que traduz os objetivos estratégicos institucionais, tendo como fim último contribuir para a melhoria da qualidade do desempenho dos docentes».

 

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Provedor do Estudante

A missão do Provedor do Estudante tem uma natureza eminentemente interdisciplinar, agindo como mediador nas relações entre os estudantes e os órgãos formais do Instituto e das Escolas, na procura da resolução concreta dos problemas e conflitos que não sejam ultrapassados a outros níveis e uma vez esgotados os demais mecanismos institucionais.

Quadro de Avaliação e Responsabilização


De acordo com a Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, o sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho na Administração Pública (SIADAP) integra, entre outros, o subsistema de Avaliação do Desempenho dos Serviços da Administração Pública (SIADAP 1).

A avaliação do desempenho de cada serviço assenta num Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) onde se evidenciam os objectivos, indicadores de desempenho e a avaliação final do desempenho do serviço. 

Quadro de Avaliação e Responsabilização: 2008; 2009; 2010; 2011; 2012; 2016

Manual de Controlo Interno


O documento integra princípios e procedimentos de controlo interno a adotar no Instituto Politécnico de Leiria, organizados sob a forma de Manual de Controlo Interno, com o objetivo de apoiar a gestão dos recursos públicos de acordo com o estabelecido na legislação e regulamentação vigente.


Manual de Controlo Interno Manual de Controlo Interno

Plano de Gestão de Riscos


O Plano de Gestão de Riscos do Instituto Politécnico de Leiria e dos seus Serviços de Ação Social pretende reforçar o prestígio e a estabilidade nas práticas de gestão da comunidade académica do IPLeiria, as quais privilegiam a transparência e a participação individual e colegial. O presente PGR mantém o rigor no propósito de observar as competências dos agentes públicos no que respeita à prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas, associando os diversos riscos a medidas gerais e específicas, em linha com a legislação e as orientações e recomendações do CPC e da ONU, OCDE e GRECO do Conselho da Europa.


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Plano e Relatório de Atividades


O plano de atividades é um documento anual no qual é descrito, entre outras, as orientações estratégicas da Escola, em particular, a qualidade da formação e sua adequação ao mercado de trabalho, o estabelecimento de mecanismos e procedimentos internos de garantia da qualidade dos cursos e dos serviços.
Os relatórios de atividades têm como objetivo apresentar, ainda que de forma sucinta, a atividade da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), nomeadamente no que concerne à descrição das iniciativas levadas a cabo e dos recursos utilizados, ponderadas também as orientações e os objetivos inicialmente delineados.

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