bonecosEstudantes e docentes da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da ESTG criaram dois novos interruptores para brinquedos adaptados, para serem usados no âmbito da campanha “Mil Brinquedos, Mil Sorrisos”.

Os estudantes Wilson Conniott e Marcos Soares, e os docentes Hugo Gomes e Nuno Vieira Lopes, desenvolveram em conjunto os novos botões, com e sem fios, para serem usados nos brinquedos adaptados no Politécnico de Leiria, e que permitem a crianças com necessidades especiais brincar.

O sistema com fios trata-se de um botão sensível ao toque, mais simples, barato e funcional. O sistema sem fios é constituído por um módulo emissor sensível ao toque, e por um módulo recetor, sendo que o módulo emissor poderá ser um dispositivo móvel com sistema operativo Android, o que permite controlar brinquedos através de toque ou proximidade.

A equipa desenvolveu os novos interruptores no projeto “B2A: Botões para Brinquedos Adaptados”, no âmbito da unidade curricular de Projeto, e o trabalho visa ser um contributo mais técnico e útil para a campanha “Mil Brinquedos, Mil Sorrisos”. Esta campanha junta há oito anos toda a comunidade académica do Politécnico de Leiria na recolha de brinquedos, que o Departamento de Engenharia Eletrotécnica adapta voluntariamente para serem utilizados por crianças com necessidades especiais, e que o Centro de Recursos para a Inclusão Digital distribui junto de associações.

Desde 2007, o Politécnico de Leiria já recolheu, adaptou e distribuiu voluntariamente mais de 5000 brinquedos.