IMG_3094IMG_3122IMG_3107

O IPLeiria, a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria e a CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes, realizaram no dia 8 de junho o IV Encontro IPL-Indústria, onde foi feito o balanço das atividades realizadas no âmbito da cooperação entre as três entidades, mais de um milhar neste período. Nesta ocasião foram igualmente anunciadas 27 bolsas de estudo que 21 empresas da região, associadas da NERLEI e da CEFAMOL, irão atribuir no próximo ano letivo a estudantes que ingressem no IPLeiria, e teve ainda lugar uma conferência subordinada ao tema “A importância do conhecimento na inovação empresarial”, proferida por José Carlos Caldeira, presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI).

No balanço destes três anos de parceria, Manuel Oliveira, secretário-geral da CEFAMOL, apresentou os dados do trabalho desenvolvido. Em termos práticos, de ligação academia/empresas, realizaram-se, no total: 230 visitas de estudo, 128 estágios extracurriculares de verão, 62 estágios curriculares nas empresas de licenciatura e 76 de mestrado, 51 projetos de final de curso de licenciatura, 46 trabalhos de unidades curriculares diversas de licenciatura, e 134 trabalhos de investigação e de projeto de mestrado, num total de cerca de 730 projetos.

No âmbito de promoção e disseminação do conhecimento, foram realizados 238 seminários, workshops e aulas abertas, cinco ações de formação para colaboradores de empresas, 63 reuniões com empresários, e 55 prestações de serviço a empresas da região – mais de 360 iniciativas. Foram ainda criados 20 empregos no âmbito do projeto “Passaporte Emprego 3i”, e 56 através da “Bolsa de Emprego NERLEI”.

As 27 bolsas IPL-Indústria já anunciadas para o próximo ano letivo irão ser atribuídas pelas empresas: Bollinghaus Steel SA, Bourbon SA, BPN, Caixa de Crédito de Leiria, EST, GECO, GEOCAM Lda., GLN SA, InCentea, La Redoute, Lubrigaz SA, MD Moldes, Moldes RP, Moldoeste, P.M.M. Lda., Planimolde, Ribermold, SOCEM SA, Stream Consulting, TJ Moldes e VIPEX. As bolsas IPL Indústria são atribuídas por empresas associadas da NERLEI e da CEFAMOL aos melhores estudantes que ingressam nos cursos selecionados pelos empresários e que melhor respondem às necessidades da região.

Até ao momento foram contempladas as áreas das engenharias mecânica, automóvel, informática, eletrotécnica e de computadores, engenharia e gestão industrial, marketing, contabilidade e finanças e design industrial. A identificação de novas bolsas continuará até ao início do ano letivo, sendo que, à data do Encontro, o número de bolsas e empresas ultrapassa já o do último ano que totalizou 24 bolsas atribuídas por 19 empresas.

Bolsas IPL Indústria 2016/2017 – Até ao momento – 21 empresas atribuem 27 bolsas. São elas:

Bollinghaus Steel, SA Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Bourbon SA

Engenharia Automóvel
BPN Engenharia e Gestão Industrial
Caixa de Crédito de Leiria Contabilidade e Finanças e Engenharia Informática (2 bolsas)
EST Engenharia Electrotécnica e de Computadores
GECO Design Industrial
GEOCAM Engenharia Mecânica
GLN, SA Engenharia Mecânica
ínCentea Engenharia Informática
La Redoute Engenharia Informática e Marketing