Comitiva do Politécnico de Leiria realiza missão ao Equador

A formação do Politécnico de Leiria é muito focada no ‘saber fazer’, o que pode representar uma mais-valia para um país como o Equador. Além da riqueza cultural, os estudantes internacionais trazem diversidade e benefícios académicos para os nossos campi, motivando toda a comunidade a pensar de modo global e divergente. O Politécnico de Leiria realizou uma missão ao Equador, com o objetivo de reforçar a colaboração existente com várias universidades, identificar outras oportunidades de parceria e estabelecer novos acordos de cooperação

Universidad de Las Fuerzas Armadas (ESPE) – Quito

missao_equador_site_8_2_17Na Universidad de Las Fuerzas Armadas (ESPE) encontram-se 12 estudantes de mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel a realizar dissertação com orientação conjunta de professores do Politécnico de Leiria e professores da ESPE.

Durante esta visita à ESPE, para além do acompanhamento dos estudantes e apresentações dos trabalhos de investigação realizados até este momento, foi possível apoiar esta instituição na criação de um mestrado em Computação Móvel no Equador que permitirá o estabelecimento de um Double Degree.

Universidad de Cuenca – Cuenca

CuencaNa Universidad de Cuenca estão 21 estudantes de mestrado em Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Civil – Construções Civis e Engenharia do Ambiente e Energia a realizar dissertação com orientação conjunta de professores do Politécnico de Leiria e professores desta instituição.

Nesta visita à Universidade de Cuenca, para além do acompanhamento dos estudantes e apresentações dos trabalhos de investigação realizados até este momento, permitiu criar condições para o funcionamento de um Double Degree na área de Engenharia Civil e Engenharia Eletrotécnica.

Escuela Superior Politécnica del Litoral (ESPOL) – Guayaquil

missao_equador_ESPOL_site_13_2_17-1Na Escuela Superior Politécnica del Litoral (ESPOL) o reitor Sérgio Flores, também presidente do Conselho Nacional de Reitores do Equador, recebeu a delegação do Politécnico de Leiria e apresentou os objetivos estratégicos da instituição. Durante a visita, foram avaliadas as diferentes possibilidades de colaboração, principalmente nos domínios da ciência e tecnologia do mar, nomeadamente no âmbito dos mestrados em Aquacultura e Biotecnologia dos Recursos Marinhos, bem como através da realização conjunta de projetos de investigação. A missão à ESPOL terminou com uma reunião e visita ao CENAIM, considerado o melhor Centro de Aquacultura e investigação Marinha do oceano Pacífico.

missao_equador_centro_marinho_site_13_2_17

Universidad Católica
 de Santiago de Guayaquil – Guayaquil

Universidade_Catolica_site_13_2_2017

Os representantes do Politécnico de Leiria foram recebidos pelo reitor da Universidad Católica de Santiago de Guayaquil, Mauro Segale e respetiva equipa reitoral. Na sequência de interesses académicos transversais, ficou agendada uma visita ao Politécnico de Leiria em abril de 2017 para assinar um protocolo de colaboraçãoespecífico entre as duas instituições de ensino superior com o objetivo de realizar cursos de curta duração.

Instituto Tecnológico EuroAmericano – Guayaquil

missao_equador_inst_tec_euroamericano_site_13_2_17No Instituto Tecnológico EuroAmericano foi assinado um protocolo de colaboração com o reitor, António Marques, para apoio na mobilidade de estudantes para realizarem ciclos de estudos completos no Politécnico de Leiria.

Universidad Tecnológica ECOTEC – GuayaquilECOTEC_site_13_2_2017

A missão do Politécnico de Leiria foi recebida pelo reitor da Universidade Tecnológica ECOTEC, Fidel Marquéz Sánchez, tendo ficado acordada a realização de um protocolo de colaboração institucional que promete reforçar os laços existentes entre as entidades, bem como o serviço prestado à comunidade e aos estudantes.

reuniao_universidades_manabi_site_13_2_2017Reunião com as Universidades da Província de Manabí – Portoviejo

Em Portoviejo, realizou-se uma sessão de trabalho promovida pela coordenação da província do SENACYT, onde a missão do Politécnico de Leiria reuniu com os reitores e vice-reitores das universidades da província de Manabí, nomeadamente a Universidade Laica “Eloy Alfaro” de Manabí, a Escuela Superior Politécnica Agropecuaria Manabí Manuel Félix López, a Universidad Técnica Manabí, a Universidad Estatal Del Sur De Manabí e a Universidad Particular San Gregorio de Portoviejo.

Atualmemente estudam no Politécnico de Leiria 23 estudantes de mestrado da Universidad Técnica Manabí, tendo sido discutida com os reitores e coordenação regional do SENACYT a possibilidade de criar uma convocatória para bolsas de mestrado aberta a todas as instituições de ensino superior da província de Manabí.

Universidad Laica “Eloy Alfaro” de Manabí – Manabí

missao_equador_univ_laica_eloy_Alfaro_site_13_2_17Durante a visita à Universidad Laica “Eloy Alfaro” de Manabí decorreu a assinatura de um protocolo de colaboração que contou com a presença do reitor da instituição, Miguel Camino Polórzano.