A ESTM

Situada em Peniche, a ESCOLA SUPERIOR DE TURISMO E TECNOLOGIA DO MAR (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), foi criada pelo Decreto-Lei nº 159/91, de 26 de Abril de 1991, tendo entrado em funcionamento no ano letivo 1999/2000, após a publicação do Decreto-Lei nº 264/99, de 14 de Julho de 1999, com o nome de Escola Superior de Tecnologia do Mar. Em 2008, assumiu a designação atual, com a publicação dos Novos Estatutos do Instituto Politécnico de Leiria, publicados na 2ª série do Diário da República, nº 139, de 21 de Julho de 2008.

A ESTM é uma Instituição de Ensino Superior Público integrada no Instituto Politécnico de Leiria que realiza atividades nos domínios do ensino, da formação profissional, da investigação e da prestação de serviços à comunidade, regendo-se por padrões de qualidade que asseguram resposta adequada às necessidades da região em que se insere e do País.

A ESTM tem por missão ministrar formação inicial, contínua e pós-graduada, com elevados padrões de qualidade, nas áreas do Turismo e das Ciências e Tecnologias do Mar, o desenvolvimento de atividades de investigação e prestação de serviços, visando a formação de profissionais com elevado nível de preparação nos aspetos científico, técnico e cultural; a realização de atividades de pesquisa e investigação; a organização e a realização de projetos de atualização e reconversão profissional; o intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres ou que visem objetivos semelhantes ou convergentes e a prestação de serviços à comunidade nas áreas científicas e tecnológicas em que a Escola exerce a sua atividade.

Atualmente tem em funcionamento nove cursos de licenciatura, um deles ministrado também em regime pós-laboral e outro acumulando o ensino a distância: “Animação Turística”, “Biotecnologia”, “Biologia Marinha e Biotecnologia”,  “Tecnologia e Segurança Alimentar” ,“Gestão de Eventos”, “Gestão Turística e Hoteleira”, “Marketing Turístico”, “Restauração e Catering” e “Turismo”.

Além dos cursos de Licenciatura, a ESTM tem em funcionamento sete cursos de Mestrado: “Aquacultura”, “Biotecnologia Aplicada”, “Biotecnologia dos Recursos Marinhos”, “Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar”, “Gestão e Direção Hoteleira”, “Marketing e Promoção Turística” e “Turismo e Ambiente”.

A ESTM encontra-se instalada num moderno e bem equipado Edifício Pedagógico, cuja localização próxima do Cabo Carvoeiro, em Peniche, com as Berlengas como pano de fundo, faz sobressair o mar como imagem de marca e suporte da identidade desta Escola.

Das infraestruturas científicas e pedagógicas, destacam-se cinco salas de informática, uma moderna e funcional Biblioteca, um Anfiteatro (90 lugares) e um Auditório (250 lugares) com características ideais para a realização de eventos de natureza científico-pedagógica e culturais, vários laboratórios pedagógicos (aquacultura, biologia, biotecnologia, física, microbiologia, patologia, pescas, química e tecnologia alimentar), três laboratórios de investigação e salas práticas (análise sensorial, animação, bar de hotel, hotel-escola, cozinha, receção de hotel e restaurante), apetrechados com os equipamentos tecnologicamente / tecnicamente mais avançados.

Das infraestruturas de apoio destacam-se o bar, a cantina, a sala de estudo informatizada, a sala de leitura, a reprografia e os gabinetes de apoio médico e psicológico. Os Serviços de Ação Social do IPL dispõem ainda de duas residências para estudantes em Peniche com uma capacidade de cerca de 100 camas.

A ESTM acolhe as seguintes unidades de investigação: o grupo de investigação em recursos marinhos (MARE-IPLeiria), que desenvolve a sua atividade de I&D no domínio dos recursos marinhos e da biotecnologia marinha, sediado no edifício de investigação situado no Porto de Peniche, CETEMARES e o Grupo de Investigação em Turismo (GITUR), que desenvolve a sua atividade de I&D no domínio do turismo. A ESTM conta atualmente com cerca de 1400 alunos que, oriundos das mais variadas regiões do continente, ilhas e dos países de língua oficial portuguesa, escolheram realizar os seus estudos superiores nesta Escola Superior de Peniche.

O corpo não docente da ESTM é constituído por mais de duas dezenas de profissionais, sendo o corpo docente composto por mais de uma centena de professores, dos quais metade são titulares do grau de doutor, o que constitui uma sólida garantia de qualidade da formação ministrada por esta Instituição.

 

Localização e Contactos

ESCOLA SUPERIOR DE TURISMO E TECNOLOGIA DO MAR (PENICHE)
Campus 4
Santuário Nossa Senhora dos Remédios
2520-641 Peniche – Portugal
Tel. (+351) 262 783 607

Fax (+351) 262 783 088

 

MISSÃO

A ESTM tem por missão ministrar formação inicial, contínua e pós-graduada, com elevados padrões de qualidade, nas áreas do Turismo e das Ciências e Tecnologias do Mar, o desenvolvimento de actividades de investigação e prestação de serviços, visando: a formação de profissionais com elevado nível de preparação nos aspectos científico, técnico e cultural; a realização de actividades de pesquisa e investigação; a organização e a realização de projectos de actualização e reconversão profissional; o intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres ou que visem objectivos semelhantes ou convergentes e a prestação de serviços à comunidade nas áreas científicas e tecnológicas em que a Escola exerce a sua actividade.

 

 

logo citurMARE Logomarca policromatica IPLeiria CMYKCampusDoMarejthronattantomartedqual