No total, o IPLeiria ministra 48 licenciaturas (em regime diurno, pós-laboral e ensino a distância), 49 mestrados e 23 pós-graduações e 34 Tesp caracterizando-se a sua oferta formativa por uma abrangente multidisciplinaridade, nas seguintes áreas de conhecimento: artes e design; ciências empresariais e jurídicas; educação e ciências sociais; engenharia e tecnologia; saúde e turismo.

O Instituto dispõe, ainda, de outras opções de formação de adultos. É o caso dos cursos M23, da Formação de Executivos, que tem por missão potenciar o desenvolvimento individual de líderes e contempla a oferta de cerca de uma dezena de cursos, e do Programa 60+, que pretende alargar os domínios do saber a indivíduos de idade mais avançada, possibilitando-lhes o acesso ao ensino de nível superior.

oferta_ipleiria

Ingresso no IPleiria

Candidatos
No IPLeiria temos o curso certo para ti! Vem construir o teu futuro! Acede aqui ao Portal de Candidaturas!

 

Ingresso no IPleiria
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
M23
Concursos Especiais
Reingresso, Mudança de Curso e Transferência
Regimes Especiais
 

Acesso ao Ensino Superior 2014/2015
Calendário
Pré-requisitos

Guia geral de exames
Guia de acesso ao ensino superior público – provas de ingresso

 

 

Licenciaturas

Animação Turística  tedqual

:: Curso com certificação UNWTO TedQual da Organização Mundial do Turismo ::
:: Código Mundial de Ética do Turismo ::

Formar licenciados aptos a exercer funções em empresas, organismos e outras entidades ligadas ao setor turístico, desenvolvendo diferentes tipos de competências essenciais ao desempenho dos serviços associados às múltiplas vertentes da animação turística: desportiva, cultural, ambiental, lúdica e de entretenimento.

Biologia Marinha e Biotecnologia

Conferir competências técnico-científicas que permitam um contributo ativo no desenvolvimento das atividades relacionadas com a Biologia Marinha e a Biotecnologia. Formar técnicos capazes de colaborarem com as empresas e instituições relacionadas com as atividades da pesca, aquacultura e biotecnologia.

Biotecnologia

Formar profissionais com as competências técnicas e científicas necessárias para a sua integração em empresas de base biotecnológica (agroalimentar, marinha, farmacêutica, biomedicina, ambiental ou afins), assim com para o prosseguimento de estudos avançados (mestrado e doutoramento). Pretende igualmente vir a dotar profissionais com as capacidades necessárias para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras de índole empresarial, assim como reforçar a ligação entre a investigação aplicada e o desenvolvimento de novos produtos.

Gestão de Eventostedqual

:: Curso com certificação UNWTO TedQual da Organização Mundial do Turismo ::
:: Código Mundial de Ética do Turismo ::

Formar profissionais com conhecimentos e competências adequadas para planear, coordenar e controlar atividades ligadas à organização de eventos, definindo meios humanos materiais e financeiros, em função das exigências dos clientes, de forma a garantir um serviço de qualidade.

Gestão Turística e Hoteleiratedqualescola-certificada_adhp

:: Curso com certificação UNWTO TedQual da Organização Mundial do Turismo ::
:: Curso com certificação da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal ::
:: Código Mundial de Ética do Turismo ::

Criar competências na área da gestão turística hoteleira, privilegiando uma perspectiva integrada ao nível do desenvolvimento e da implementação de políticas e planos de ação de cada empresa turística e de cada departamento de uma unidade hoteleira.

Marketing Turísticotedqual

:: Curso com certificação UNWTO TedQual da Organização Mundial do Turismo ::
:: Código Mundial de Ética do Turismo ::

Dotar profissionais das aptidões necessárias à correcta gestão dos diferentes especialistas e especialidades que intervêm em cada plano ou estratégia de marketing.

Restauração e Cateringtedqual

:: Curso com certificação UNWTO TedQual da Organização Mundial do Turismo ::
:: Código Mundial de Ética do Turismo ::

Qualificar profissionais capazes de dominar as técnicas de organização, gestão e direção de unidades de produção alimentar, em empresas de restauração hoteleira, social, comercial e coletiva.

Tecnologia e Segurança Alimentar

Dotar profissionais com as competências técnico cientificas necessárias à integração em equipas responsáveis pelo processamento de alimentos, controlo de qualidade alimentar, desenvolvimento de novos produtos, valorização de recursos marinhos e agrícolas, planeamento e implementação de sistemas de gestão da segurança alimentar, consultoria, logística e gestão de empresas do sector alimentar.

Turismotedqual

:: Curso com certificação UNWTO TedQual da Organização Mundial do Turismo ::
:: Código Mundial de Ética do Turismo ::

Formar profissionais para o exercício de funções nos diversos sectores turísticos e da administração pública local, regional e nacional do turismo, na área da animação turística, operações e informação turística e consultoria em planeamento e gestão do território, privilegiando uma perspectiva de desenvolvimento regional e das actividades litorais.

 

 


Mestrados

Aquacultura

Com este mestrado pretende-se aplicar os conhecimentos da aquacultura moderna e das tecnologias de cultivo existentes, ao desenvolvimento do cultivo de peixes, moluscos, crustáceos e algas mais relevantes em Portugal e Espanha; adquirir competências necessárias para desempenhar actividade de I&D e funções de coordenação ou direcção em empresas de Aquacultura, nos vários sectores que a compõem; desenvolver investigação aplicada, vocacionada para as necessidades do tecido empresarial, regional, nacional e ibérico na tentativa de avaliar e resolver problemas concretos, relacionados com a actividade aquícola: aplicação da aquacultura à produção e melhoria de produção das várias espécies de interesse à melhoria da qualidade do pescado para a indústria alimentar do pescado e aos recursos marinhos.

Biotecnologia Aplicada

O mestrado em Biotecnologia Aplicada tem como objetivo principal formar profissionais com capacidades científicas, técnicas e humanas que lhes permitam o desenvolvimento de investigação aplicada ou gestão de atividades na área da Biotecnologia. Com este ciclo de estudos pretende-se fornecer aos estudantes uma formação avançada na área da Biotecnologia, aplicando os conhecimentos atuais ao estudo, desenvolvimento e implementação de projetos nas áreas de especialização da biotecnologia farmacêutica, biotecnologia alimentar ou biotecnologia marinha. No decorrer do segundo ano do curso, o estudante realizará um trabalho de investigação sobre um tema específico, que será compilado num Estágio/Projeto. A aprovação na defesa deste Estágio/Projeto conduzirá à obtenção do grau de Mestre.

Biotecnologia dos Recursos Marinhos 

Com este ciclo de estudos pretende-se fornecer aos alunos uma formação avançada na área da Biotecnologia, com aplicação aos Recursos Marinhos, procurando aplicar os conhecimentos actuais da biologia marinha moderna e da biotecnologia ao estudo, conservação e gestão sustentável dos recursos marinhos. É igualmente objectivo do presente curso desenvolver investigação aplicada, vocacionada para as necessidades do tecido empresarial regional e nacional, procurando avaliar e resolver problemas concretos, tendo por base a aplicação da biotecnologia aos recursos marinhos. Procura-se ainda a aquisição das competências necessárias ao desempenho de actividades de I&D, funções de coordenação ou direcção em empresas biotecnológicas nos ramos industrial, ambiental, alimentar e das ciências da saúde, dando assim, será um contributo significativo para o desenvolvimento do tecido empresarial do país numa área que a curto/médio prazo pretende ser um dos motores da economia nacional, tendo por base o seu maior recurso que é o mar.

Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar

Com este mestrado pretende-se proporcionar competências para responder eficazmente a questões de qualidade e segurança alimentar, bem como, gerir questões ambientais e de saúde pública; proporcionar um conjunto de competências necessárias ao desempenho de funções de coordenação de equipas responsáveis pela implementação e manutenção de sistemas de qualidade e segurança alimentar e integrar equipas de auditoria e de certificação da qualidade; aplicar os conhecimentos tecnológicos de processos alimentares e metodologias avançadas, no controlo da qualidade e segurança alimentar; desenvolver investigação aplicada, vocacionada para as necessidades do tecido empresarial, regional e nacional na tentativa de avaliar e resolver problemas concretos, relacionados com a actividade alimentar, nomeadamente no controlo de qualidade e na integração de conceitos inovadores de gestão da qualidade e segurança alimentar.

Gestão e Direção Hoteleira

O Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira tem por objectivo proporcionar uma formação profissionalizante e especializada em gestão hoteleira. Oferecendo um aprofundamento dos conhecimentos, permitindo a operacionalização dos conceitos e aplicação prática de ferramentas de gestão nas decisões no exercício de funções da Direção Hoteleira. O Mestrado foi concebido para uma valorização profissional e para quem ambiciona uma adequada preparação técnica e científica de base no desenvolvimento de investigação na hotelaria. Está ainda adequado para desenvolver funções na área de direção hoteleira ou concretizar estudos avançados de consultadoria em questões complexas nesta área.

Gestão e Sustentabilidade no Turismo (lecionado em inglês)

Desenvolver conhecimentos superiores sobre as várias disciplinas que integram a Gestão e Sustentabilidade no Turismo, conhecendo profundamente os impactos do Homem nos Sistemas Turísticos. Estabelecer soluções eficazes numa perspectiva integrada de desenvolvimento económico e social e perante os objectivos definidos no Plano Estratégico Nacional de Turismo, observando os princípios de inovação e empreendedorismo e da criação do próprio emprego.

Marketing e Promoção Turística

Proporcionar uma formação profissionalizante e especializada em marketing aplicado ao turismo. Para além de oferecer um aprofundamento dos conhecimentos, o curso permite a operacionalização dos conceitos e a aplicação prática de ferramentas de gestão na tomada de decisões no exercício de funções na área de Marketing e Promoção Turística.

Turismo e Ambiente

O Mestre em Turismo e Ambiente terá conhecimentos e competências para conceptualizar e desenvolver ofertas turísticas diferenciadas numa lógica de sustentabilidade dos Territórios. Promover o Turismo como ferramenta que emancipa Turistas e Comunidades Locais, observando de forma holística as perspetivas cultural, social, económica e ambiental e ecológica, é um dos grandes objetivos deste Mestrado que pretende igualmente introduzir no mercado nacional e internacional, novas ideias, novos produtos e serviços, desenvolvendo, para o efeito, investigação e projetos em parceria com instituições nacionais e internacionais.

 

 


Cursos Técnicos Superiores Profissionais – TeSP

Estes ciclos de estudos superiores, têm a duração de quatro semestres letivos a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS).

Os TeSP contemplam as componentes de formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho. A componente de formação em contexto de trabalho (estágio) tem a duração de um semestre letivo.

A conclusão de um curso TeSP permite a obtenção de um diploma de técnico superior profissional equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação.

Para obter mais informações sobre os TeSP e a oferta formativa do Politécnico de Leiria contacte-nos pelo telefone 244 845 053 ou pelo e-mail ctesp@ipleiria.pt.

TeSP disponíveis na ESTM:

Aquacultura e Recursos Marinhos

O curso Técnico Superior Profissional em Aquacultura e Recursos Marinhos visa formar profissionais aptos para que, de forma autónoma ou sob orientação, desenvolvam as atividades inerentes aos ciclos de produção, em explorações aquícolas, assim como na gestão de recursos marinhos vivos.

Análises Laboratoriais

O curso Técnico Superior Profissional em Análises Laboratoriais visa formar profissionais aptos para planear, otimizar e executar procedimentos de análises físico-químicas, microbiológicas e bioquímicas em ambiente laboratorial, com recurso aos métodos analíticos mais adequados, respeitando as normas de segurança e os procedimentos definidos no âmbito da acreditação e certificação e promovendo a melhoria contínua do controlo de qualidade analítica da empresa ou laboratório de análises.

Animação em Turismo de Natureza e Aventura

O curso Técnico Superior Profissional em Turismo de Natureza e Aventura visa formar profissionais aptos para  planear, coordenar e organizar atividades de animação turística em Turismo de Natureza e Aventura, respeitando a sustentabilidade, o bem estar do turista e as normas de segurança e a preservação do meio ambiente.

Cozinha e Produção Alimentar

O curso Técnico Superior Profissional em Cozinha e Produção Alimentar visa formar profissionais que concebem, organizam e executam as atividades de preparação e confeção alimentar, acompanhando as tendências de evolução e criatividade ao nível da cozinha e da gastronomia, e respeitando os princípios da sazonalidade, nutrição e higiene alimentar.

Gestão Hoteleira e Alojamento

O curso Técnico Superior Profissional em Gestão Hoteleira e Alojamento visa formar profissionais aptos para supervisionar, coordenar e controlar as atividades das secções da receção e dos andares que incorporam o departamento de alojamento das diferentes unidades hoteleiras, nomeadamente receção, portaria, andares, quartos, zonas públicas, lavandaria e rouparia.

Inovação e Tecnologia Alimentar

O curso Técnico Superior Profissional em Inovação e Tecnologia Alimentar visa formar profissionais aptos para que, de forma autónoma ou integrado em equipa, definam conjuntos coerentes de tecnologias e ferramentas da qualidade e gestão, que permitam a produção de produtos alimentares seguros e de qualidade.

 

 


 

 

 

logo citurMARE Logomarca policromatica IPLeiria CMYKCampusDoMarejthronattantomartedqual