DO MAR AO PRATO – biologia, ilustração e gastronomia
Apresentação do livro | 28 setembro | 18h | Peniche

“Do mar ao prato – biologia, ilustração e gastronomia” é da autoria de Sérgio Leandro, Pedro Salgado, Paulo Maranhão, Catarina Barraca, Catarina Correia, Patrícia Borges, docentes e investigadores do Politécnico de Leiria, e António Alexandre, chef executivo do Lisboa Marriott. As ilustrações são da responsabilidade do conceituado ilustrador científico português Pedro Salgado.
A apresentação da obra acontece na próxima quarta-feira, 28 de setembro, às 18h00, na Fortaleza de Peniche, e com a presença do secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e da secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo.

do-mar-ao-prato

img_0023 img_0026 img_0028 img_0031 img_0034 img_0039 img_0058 img_0094 img_0101 img_0106 img_0172 img_0299 img_0316 img_0334 img_0349

A apresentação da obra ficou a cargo de António Catarino, da TSF à Mesa:

“O resultado só pode ser aliciante: “Do mar ao prato – biologia, ilustração, gastronomia” -, apresentado na fortaleza de Peniche, pelo Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (IPL/ESTM) é uma ode aos recursos do mar.

A obra, com 130 páginas de cuidado e apelativo grafismo e com a mais-valia da ilustração científica, alerta para a crescente necessidade da sustentabilidade ambiental e dá forte contributo para a sensibilização dos consumidores, estimulando e promovendo o consumo responsável dos recursos marinhos.

O exaustivo trabalho de levantamento de 14 espécies, dá ao leitor a possibilidade de ficar a saber quase tudo sobre 11 peixes, dois crustáceos e um molusco, desde o perfil nutricional ao habit/comportamento, evolução, medidas ao estatuto de conservação.

Esta abordagem inovadora, que articula ciência e arte, contempla ainda a divulgação da cozinha tradicional da região, cujo receituário tradicional, objeto de criteriosa recolha, é promovido de modo exemplar e particularmente apelativo.

A gastronomia é um fator dinamizador da economia local e regional e promove o fluxo turístico, o que amplia a importância da inclusão de tão saboroso capítulo neste trabalho marcado pelo rigor.

Percebes das Berlengas; raia de molhinho; a famosa caldeirada à moda de Peniche, verdadeiro ex libris gastronómico da região oeste; sequinho de robalo ou lagosta suada são alguns das receitas apresentadas, de modo singular, e acompanhadas de notícia histórica.

Em paralelo, a contemporaneidade está presente em propostas mais ousadas: percebes na concha; carapaça de lagosta recheada; enrolado de raia com frutos da terra; robalo marinado com aromas da Berlenga ou cavala de escabeche, batata-doce, azeitona e cebola roxa são alguns pratos que realçam, com modernidade, a grande qualidade e frescura dos produtos do nosso mar.

Obra inovadora, rica em conteúdo e aliciante aspeto gráfico sedutor, “Do mar ao prato – biologia, ilustração e gastronomia” é da autoria de Sérgio Leandro, Pedro Salgado, Paulo Maranhão, Catarina Barraca, Catarina Correia, Patrícia Borges, docentes e investigadores do Politécnico de Leiria, e António Alexandre, chef executivo do Lisboa Marriott.

As ilustrações científicas têm a assinatura de Pedro Salgado.”