I Jornadas do Conhecimento da Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO)
Conhecer para decidir, conhecer para preservar!

Projeto da responsabilidade da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) – Politécnico de Leiria, com a colaboração da empresa Bioinsight. Financiamento PROMAR, GAC OESTE

Atualmente é reconhecido o crescente interesse mundial na avaliação e valoração dos serviços dos ecossistemas, que podem ir desde o simples fornecimento de aprovisionamento de bens essenciais (e.g. águas) aos serviços culturais (e.g. atividades recreativas) e/ou de suporte (e.g. produção primária). A elevada taxa de degradação atualmente verificada nestes sistemas e a redução efetiva do nível e qualidade dos serviços prestados reflete-se num efeito negativo na qualidade ambiental, no bem-estar humano e em algumas atividades económicas.O presente projeto surgiu da necessidade de dar a conhecer à sociedade a importância dos ecossistemas existentes na reserva da Biosfera das Berlengas-UNESCO. Para isso, considerou-se que a forma mais facilmente entendível por qualquer cidadão recai naturalmente numa métrica económica, atribuindo-se um valor monetário a cada um dos serviços prestados pelos ecossistemas presentes.

berlengas2berlengas3berlengas1