Investigação e Desenvolvimento

CiaTUR             MARE Logomarca policromatica IPLeiria CMYK 

 

|| REPORT OF SCIENTIFIC RESEACH ESTM 2015 ||

 

O IPLeiria desenvolve as suas atividades de investigação e de I&D através de 13 unidades de investigação em diferentes áreas científicas: artes, educação, ciências sociais, motricidade, mecânica, informática, telecomunicações, economia, gestão, turismo, saúde e recursos marinhos.

Muito orientado para a investigação aplicada, muitos dos núcleos de I&D estão localizados em empresas e outras organizações, ou desenvolvem a sua atividade em estreita ligação com estas, em especial as PMEs.

O IPLeiria presta, ainda, para o exterior, um conjunto de serviços de elevado valor acrescentado em termos científicos e técnicos, só possíveis graças aos seus investigadores e aos meios laboratoriais de que dispõe.

Na ESTM e em Peniche  estão sediadas as unidades de investigação em Turismo – CiTUR – Centro de Investigação Aplicada em Turismo e em Recursos Marinhos – MARE|IPLeiria – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, este último com instalações no moderno edifício de investigação denominado CETEMARES, permitindo uma maior interação com o mar e a indústria devido a uma localização privilegiada no porto de Peniche. O edifício CETEMARES conta com cerca de 2000 m2 de laboratórios providos com os mais modernos equipamentos na área da biologia, pescas, aquacultura, biotecnologia, química, microbiologia e tecnologia dos alimentos e também vários espaços dedicados à formação e transferência do conhecimento, tornando esta a única infraestrutura do Oeste dedicada exclusivamente à Ciência e Tecnologia do Mar.

Segue o nosso trabalho nas redes sociais – Facebook

logo citurMARE Logomarca policromatica IPLeiria CMYKCampusDoMarejthronattantomartedqual