RBB_UNESCO

RESERVA DA BIOSFERA DAS BERLENGAS (UNESCO)

Conhecer para Preservar, Conhecer para Desfrutar

O Grupo de Trabalho Permanente da Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO), constituído pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) – Instituto Politécnico de Leiria, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pela Câmara Municipal de Peniche (CMP), acaba de editar um conjunto de conteúdos de comunicação sobre o património natural do arquipélago das Berlengas, área integrado no território classificado pela UNESCO como Reserva da Biosfera.

Com o apoio financeiro do PROMAR através do Grupo de Ação Costeira do Oeste, o projeto “Conhecer para preservar, conhecer para desfrutar” assume-se como um contributo ativo para a melhoria da experiência da visitação à ilha da Berlenga, para o aumento de qualidade da oferta dos operadores marítimo-turísticos e para a sensibilização ambiental dos visitantes, por forma a adotarem comportamentos adequados à presença num território de enorme valor natural.

Este projeto criou conteúdos de divulgação da Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO), tendo por base informação existente sobre a biodiversidade marinha, complementada com a arte da ilustração científica. A sua divulgação será feita através de plataformas tradicionais (folhetos) e de abordagens inovadoras (Internet).

A coordenação científica esteve a cargo da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) – Politécnico de Leiria e do MARE-IPLeiria, Prof. Doutor Sérgio Leandro, envolvendo investigadores das ciências e tecnologias do mar e do turismo.

Consulte aqui os folhetos:

1. BERLENGAS

2. PEIXES

3. AVES

4. INVERTEBRADOS

5. PEIXES

Imagem identitária – Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO)

O logótipo possui na sua base um elemento distintivo da Reserva da Biosfera das Berlengas – a silhueta da Ilha da Berlenga e o seu farol, do qual surgem raios de luz com as cores associadas aos objetivos do programa “Man and Biosphere”, nomeadamente: vermelho (reserva natural), azul (conservação), amarelo (desenvolvimento) e verde (apoio logístico).

BERLENGAS_destaque

logo citurMARE Logomarca policromatica IPLeiria CMYKCampusDoMarejthronattantomartedqual