INDEA – Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados

O INDEA é uma unidade de formação, investigação e desenvolvimento do Politécnico de Leiria (IPLeiria), criada nos termos do artigo 7.º, n.º 6 dos Estatutos do IPLeiria. Surge integrado numa estratégia alargada de desenvolvimento do Instituto, visando a promoção de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) nos diversos domínios científicos e a generalização da oferta de formação pós-graduada.

Visão

Enquanto espaço de referência no que diz respeito à investigação, desenvolvimento e formação avançada no IPLeiria, visa o fortalecimento das capacidades próprias de investigação e o desenvolvimento do conhecimento científico.

Missão

Fomentar, apoiar e coordenar atividades de I&D e promover a formação avançada no seio do IPLeiria, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a capacidade de inovação da região e do país.

O INDEA é responsável pelo trabalho de apoio técnico e administrativo e pela comunicação com as estruturas internas e externas, no âmbito da I&D. Entre os diversos serviços prestados, destaca-se o apoio às unidades de investigação e a realização dos concursos de atribuição de Bolsas de Investigação Científica do Instituto.

Legislação:

Regulamento do INDEA

Contactos:

Maura Mendes:  indea@ipleiria.pt
Telefone: +351 244 830 010

CTC – Centro de Transferência e Valorização do Conhecimento

O CTC, como estrutura de interface interna e com o exterior, permite alavancar a concretização de diversos projetos académicos e, em parceria com empresas e outras instituições, potenciar a criação de spin-offs.
Atividades como: a realização de ações de formação, seminários, conferências, workshops, participação em exposições e organização de eventos de divulgação de inovação e tecnologia do IPLeiria são, também, objeto de ação do CTC. Esta unidade orgânica tem como eixos principais de atividade as áreas de:

• Gestão dos processos de transferência de tecnologia e conhecimento;
  • Gestão da propriedade intelectual (Direitos de Autor e Propriedade Industrial);
  • Promoção do empreendedorismo, mediante diversas ações de divulgação, formação e acompanhamento de projetos / ideias de negócio / planos de negócio (coaching);
  • Interação com a IDD (Incubadora D. Dinis) e OPEN (Oportunidades Específicas de Negócio), na fase de incubação virtual e física.

+ Informação

Gabinete de Projetos

O Gabinete de Projetos do IPLeiria está integrado na Direção de Serviços de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico do Instituto (DSPDE), que engloba igualmente o Gabinete de Planeamento (GPLAN) e o Gabinete de Organização e Métodos (GOM).

Foi criado com o objetivo de promover a participação dos docentes e das unidades orgânicas da instituição em projetos financiados por programas nacionais e internacionais.

A sua missão é a de assegurar: a deteção de oportunidades; a recolha, sistematização e disseminação de informação relativa a programas de financiamento; a promoção de parcerias; e a gestão das componentes administrativa e financeira, nos processos de candidatura de projetos nos quais o IPLeiria participe, apoiando os investigadores, docentes e outros colaboradores em tarefas para as quais não estão especificamente vocacionados.

Entre os principais serviços prestados pelo Gabinete é possível destacar:

• Levantamento de oportunidades de financiamento de projetos, a nível nacional e internacional;
  • Sistematização e divulgação de informação relativa a programas de financiamento, nacionais e internacionais, de apoio a atividades de investigação, desenvolvimento e inovação;
  • Sistematização e divulgação de informação referente a apoios à comunidade científica;
  • Promoção de parcerias com entidades regionais, nacionais e internacionais, no âmbito do desenvolvimento de projetos;
  • Apoio na elaboração e submissão de candidaturas, nomeadamente nas suas componentes de natureza administrativa e financeira;
  • Apoio na fase de assinatura dos contratos de concessão de incentivo.

A execução financeira dos projetos aprovados é realizada pelo Sector de Gestão Financeira de Projetos (SGFP), da Direção de Serviços Financeiros (DSF).

Procedimento:

Apresentação de candidaturas – Procedimento relativo à apresentação de candidaturas de projetos a programas nacionais e internacionais de financiamento
Seriação de pré-candidaturas – Procedimento de seriação de pré-candidaturas no âmbito de programas nacionais e internacionais de financiamento de projetos

Contactos:

Ana Marta Santos (responsável): gabinete.projectos@ipleiria.pt