Politécnico de Leiria

Tendo em vista a concretização da sua missão, bem como a especificidade do contexto social, económico e cultural em que se insere, o IPLeiria organiza-se internamente da seguinte forma: unidades orgânicas de ensino e investigação; unidades orgânicas de formação; unidades orgânicas de investigação; unidades orgânicas de apoio à atividade pedagógica e de promoção à transferência e valorização do conhecimento científico e tecnológico; unidades funcionais e serviços.

Unidades orgânicas de ensino e investigação

ESECS . Escola Superior de Educação e Ciências Sociais . Leiria
A ESECS desenvolve a sua atividade formativa nas áreas das ciências sociais e humanas, comunicação e formação de professores. Desenvolve, ainda, um conjunto variado e vasto de atividades de investigação e de ligação à comunidade, no âmbito das suas áreas de competência. Isto permite conferir ao ensino que ministra um cariz muito particular, envolvendo estudantes e professores em atividades que potenciam as aprendizagens, quer no sentido da investigação, quer no sentido da sua aplicação prática. Foi criada como escola autónoma, em 1979, e integrada no IPLeiria, em 1980. Em 2008, ao abrigo dos novos estatutos do IPLeiria, vê a sua designação alterada de Escola Superior de Educação para Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

Foto Rui Matos
DiretorProfessor doutorRui Manuel Neto e Matos

ESTG . Escola Superior de Tecnologia e Gestão . Leiria
A ESTG forma profissionais nas áreas da engenharia, tecnologia, tecnologias da saúde, gestão, marketing, contabilidade e solicitadoria, desde o ano letivo de 1989/1990. No âmbito da cooperação, a Escola é reconhecida pela forte ligação ao meio empresarial, fruto do estabelecimento de parcerias com empresas, quer da região de Leiria, quer de âmbito nacional, que permitem o desenvolvimento de projetos, a prestação de serviços e a lecionação de aulas em ambiente empresarial. Atualmente, a ESTG é reconhecida como Academia Cisco, Academia Microsoft, Oracle e, mais recentemente, Siemens, tendo também um conjunto diversificado de protocolos celebrados com outras empresas e instituições.

Foto Pedro Martinho
DiretorProfessor doutorPedro Miguel Gonçalves Martinho

ESAD.CR . Escola Superior de Artes e Design . Caldas da Rainha
A ESAD.CR é uma escola de artes e design, implantada numa cidade detentora de um vasto património cultural e artístico. Oferece formação graduada, nos domínios das artes plásticas, do design e das artes performativas. Tendo iniciado a sua atividade em 1990, é hoje uma escola reconhecida a nível nacional e internacional, sendo os seus estudantes e professores detentores de numerosos prémios e referências nos meios de comunicação da especialidade. Nesta escola, assume cada vez mais relevância a ligação ao mundo da indústria, especialmente através dos seus cursos em design.

Foto João Pedro Santos
DiretorProfessor doutorJoão Pedro Faustino dos Santos

ESTM . Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar . Peniche
A ESTM foi criada em 1999 e, desde então, adotou o mar como imagem de marca e suporte da sua identidade. O seu caracter singular no panorama nacional do ensino superior, aliando duas áreas científicas intrinsecamente ligadas ao mar, permite uma forte interação com diversas entidades regionais e nacionais, assim como com o tecido económico da região. A sua oferta formativa é complementada com atividades de I&D desenvolvidas pelos grupos de investigação sediados na ESTM – Grupo de Investigação em Turismo (GITUR) e Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM), recentemente integrado no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. A qualidade do ensino é reconhecida internacionalmente, possuindo a certificação TedQual atribuída pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas. Ao nível da internacionalização, a ESTM integra diversas redes internacionais das quais se destaca o Campus do Mar – International Campus of Excellence, possuindo protocolos de parceria com diversas instituições internacionais

Foto Paulo Almeida
DiretorProfessor doutorPaulo Jorge dos Santos Almeida

ESSLei . Escola Superior de Saúde . Leiria
A ESSLei foi integrada no IPLeiria em 2001, oferecendo formação em enfermagem. Em 2005, a Escola, até então designada por Escola Superior de Enfermagem, transforma-se em Escola Superior de Saúde. Mais do que uma mudança de nome, esta alteração significou a possibilidade de concretizar o alargamento do projecto educativo de nível superior, para lá do limite exclusivo da formação em enfermagem.

Foto Clarisse Louro
DiretoraProfessora doutoraMaria Clarisse Carvalho Martins Louro

INDEA . Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados
O INDEA é uma unidade de formação, investigação e desenvolvimento do Politécnico de Leiria, criada nos termos do artigo 7.º, n.º 6 dos Estatutos do IPLeiria. Surge integrado numa estratégia alargada de desenvolvimento do Instituto, visando a promoção de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D), nos diversos domínios científicos, e a generalização da oferta de formação pós-graduada. A sua missão assenta no incentivo, apoio e coordenação das atividades de I&D e da formação avançada no seio do IPLeiria, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a capacidade de inovação da região e do país.

Unidades orgânicas de formação

UED . Unidade de Ensino a Distância
A UED está, especialmente, vocacionada para o desenvolvimento de projetos de e-learning, reunindo todas as iniciativas nesse domínio, que vêm sendo programadas e desenvolvidas no IPLeiria. Para tal, aproveita as sinergias existentes entre elas e racionaliza a utilização dos recursos humanos e financeiros.
Diretora – Professora doutora Rita Alexandra Cainço Dias Cadima

 

FOR.CET . Centro de Formação para Cursos de Especialização Tecnológica
O FOR.CET foi criado com o objetivo de implementar e dinamizar formações pós-secundárias e desenvolver estudos, no âmbito das necessidades de formação profissional.

 

FOR.ATIVOS . Centro de Formação de Ativos
Ao FOR.ATIVOS compete, em articulação com as demais unidades de ensino e formação, a promoção da formação ao longo da vida.

Unidades orgânicas de investigação

CDRsp . Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto
O CDRsp tem desenvolvido atividade na área da engenharia mecânica, aplicada ao desenvolvimento de projetos tecnológicos de investigação, com vista a um desenvolvimento sustentável e eficiente de produtos, materiais e processos.
Diretor – Professor doutor Nuno Manuel Fernandes Alves

Unidades orgânicas de apoio à atividade pedagógica e de promoção à transferência e valorização do conhecimento científico e tecnológico

CTC . Centro de Transferência e Valorização do Conhecimento
O CTC é um centro criado pelo IPLeiria, para dar apoio às empresas através da sua capacidade de facilitar, impulsionar e gerir a transferência de tecnologia e conhecimentos entre o meio académico e o tecido empresarial.
Diretora – Professora doutora Maria Leopoldina Mendes Ribeiro de Sousa Alves

Unidades funcionais

Serviços de Ação Social
Os Serviços de Ação Social são uma unidade funcional do Politécnico de Leiria, que tem como objetivo contribuir para assegurar a igualdade de oportunidades de acesso, frequência e êxito escolar aos estudantes que ingressam nas Escolas do Instituto, proporcionando-lhes condições que permitem superar desigualdades económicas e sociais.
Estes Serviços concedem, no âmbito das suas competências, apoio direto e indireto e outros benefícios sociais. Prestam, além disso, serviço à comunidade académica, cumprindo compromisso de equidade e qualidade, visando a formação integral dos estudantes.
Administrador – Doutor Miguel Júlio Teixeira Guerreiro Jerónimo

 

SAPE . Serviço de Apoio ao Estudante
O SAPE tem como finalidade a promoção do sucesso escolar e o combate ao abandono no IPLeiria, procurando promover um maior bem-estar ao estudante, ao longo do seu trajeto na instituição. Resulta de um programa mais amplo designado “Trajetos… com Sucesso no IPLeiria”.
Coordenadora – Professora doutora Graça Maria dos Santos Baptista Seco

Serviços

Os serviços são organizações permanentes, orientadas para o apoio técnico ou administrativo às atividades do IPLeiria e das unidades orgânicas nele integradas. No edifício sede, funcionam os serviços centrais do Instituto, mas, em cada escola, é possível recorrer ao apoio dos mesmos para eventuais esclarecimentos e ajuda ao longo do percurso académico.

Serviços Jurídicos

Incumbe à Direção de Serviços Jurídicos (DSJ) prestar apoio aos órgãos do Instituto e das unidades orgânicas, nos domínios jurídico e disciplinar. Este serviço depende diretamente do presidente (n.º 2.2 do art. 7.º A, dos Estatutos do Politécnico de Leiria).
Diretora Dr.ª Mónica Caldeira de Matos Ventura . Contacto monica@ipleiria.pt

Serviços de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico

Incumbe à Direção de Serviços de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico (DSPDE) prestar apoio aos órgãos do Instituto e das unidades orgânicas, nos domínios do planeamento de atividades estratégicas para o IPLeiria. (n.º 3 do art. 106.º dos Estatutos do Politécnico de Leiria).

Responsável Eng.º Pedro Miguel Ramalho Costa . Contacto dspde@ipleiria.pt

Fazem parte da DSPDE:

  1. Gabinete de Organização e Métodos (GOM)
  2. Gabinete de Planeamento (GPLAN)

    O Gabinete foi constituído com o objetivo de prestar assessoria à Presidência e demais órgãos do IPLeiria, em áreas que contribuam para o planeamento das suas atividades e que facilitem o processo de tomada de decisão e o desenvolvimento estratégico do Instituto.
    A sua missão é a de garantir o apoio técnico no planeamento estratégico e operacional das áreas de atuação do IPLeiria, através do desenvolvimento de um conjunto de atividades, nomeadamente: elaboração de estudos e análises; sistematização e análise de indicadores de gestão; produção de documentos de divulgação e planeamento das atividades do IPLeiria (relatórios e planos de atividade); desenvolvimento de inquéritos de opinião/satisfação; criação e manutenção de estruturas de recolha, tratamento, atualização e disponibilização de informação sobre as áreas de atuação e desenvolvimento do Instituto; apoio às atividades de implementação e monitorização do planeamento estratégico do IPLeiria.
    Responsável Dr.ª Sofia Alexandra Sousa . gabinete.planeamento@ipleiria.pt

  3. Gabinete de Projetos (GPROJ)

    O Gabinete foi criado com o objetivo de promover a participação dos docentes e das unidades orgânicas da instituição em projetos financiados por programas nacionais e internacionais.
    A sua missão é a de assegurar a deteção de oportunidades, a recolha, sistematização e disseminação de informação relativa a programas de financiamento, a promoção de parcerias e a gestão das componentes administrativa e financeira nos processos de candidatura de projetos nos quais o IPLeiria participe, apoiando, deste modo, os investigadores, docentes e outros colaboradores em tarefas para as quais não estão especificamente vocacionados.
    Responsável Dr.ª Ana Marta Santos . gabinete.projectos@ipleiria.pt

Serviços Financeiros

A Direção de Serviços Financeiros (DSF) exerce a sua ação nos domínios da administração financeira e patrimonial e aquisição de bens e serviços. Estes serviços deverão ser descentralizados, com o funcionamento de gabinetes de atendimento ao nível das Escolas. A DSF compreende: Setor de Contabilidade; Setor de Gestão Financeira e Orçamental; Setor de Património; Setor de Aprovisionamento; Setor de Tesouraria; Setor de Gestão Financeira de Projetos; Gabinetes de atendimento nas Escolas.
Contacto dsf@ipleiria.pt

Serviços Académicos

A Direção dos Serviços Académicos (DSA) é responsável pela atividade relacionada com processos individuais de estudantes, propinas, matrículas e outros assuntos relacionados com a atividade académica.
«Os Serviços Académicos devem ter uma estrutura de atendimento e apoio aos alunos descentralizada, em termos a definir pelo conselho geral.» (n.º 6 e 6.1, do art. 7.ºA, dos Estatutos do Politécnico de Leiria). Despacho n.º 160/2007
Diretora Doutora Isabel Maria Paraíso Faria Lopes . Contacto dsa@ipleiria.pt

Serviços de Documentação

Os Serviços de Documentação (SDIPleiria) são constituídos pelas bibliotecas instaladas nas Escolas do IPLeiria: ESECS, ESTG e ESSLei, em Leiria; ESAD.CR, nas Caldas da Rainha; e ESTM, em Peniche.
Desde a criação dos Serviços de Documentação, as bibliotecas passaram a trabalhar como uma unidade e com uma filosofia de atuação comum, com o objetivo da rentabilização de esforços, recursos humanos e materiais.
Todas as bibliotecas têm espaços próprios, com diferentes dimensões e tempo de existência, bem como coleções bibliográficas específicas para os utilizadores, o que as distingue entre si e as torna únicas.
Diretora Dr.ª Maria Dulce Rosário Correia . Contacto sd@ipleiria.pt

Serviços Informáticos

A Direção de Serviços Informáticos (DSI) exerce a sua ação no domínio da conservação de bens e equipamentos informáticos, dos sistemas de informação e comunicação ao serviço do IPLeiria.

Consulte a página da direção dos serviços informáticos http://www.ipleiria.pt/dsi, onde poderá:

  • Aceder a conteúdos do seu interesse e informação de ajuda relacionada com os serviços que prestamos
  • Solicitar o nosso apoio através dos canais de suporte disponibilizados

Diretor Eng.º Ricardo Manuel Marques Grilo . Contacto dsi@ipleiria.pt

Serviços de Recursos Humanos

A Direção de Serviços de Recursos Humanos (DSRH) exerce funções na gestão de processos e dados de pessoal, inerentes à constituição, modificação, suspensão e extinção de relações de emprego. É responsável, além disso, por conceber, propor e implementar os sistemas administrativos de gestão de recursos humanos. A DSRH compreende: Setor de Processamento; Setor de Contratação e Gabinete Técnico de Recursos Humanos.
Diretora Dr.ª Isabel Fernanda Lopes Duarte . Contacto drh@ipleiria.pt

Serviços Técnicos

A Direção de Serviços Técnicos (DST) é o serviço do IPLeiria responsável pela gestão e acompanhamento de obras, manutenção de instalações e equipamentos, segurança das instalações e saúde, higiene e segurança no trabalho.

A DST está sedeada nos Serviços Centrais, organizando-se internamente em Setor de Obras, Setor de Manutenção e Setor de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.

Setor de Obras
Serviço responsável pela gestão e acompanhamento das obras efetuadas no IPLeiria. O envolvimento do serviço compreende o levantamento e/ou caracterização da(s) necessidade(s), definição do programa preliminar, contratação ou elaboração do projeto de execução, contratação e acompanhamento da execução da empreitada e termina com a receção provisória da empreitada. Compete ainda ao setor de obras acompanhar e apoiar os processos de candidatura a projetos de financiamento para obras e a sua posterior execução física.

Setor de Manutenção
Serviço responsável pela manutenção de instalações e infraestruturas físicas do IPLeiria, de que se destacam as seguintes:

  • Estruturas e demais elementos construtivos dos edifícios;
  • Instalações elétricas;
  • Instalações de AVAC;
  • Instalações de água e saneamento;
  • Instalações de gás combustível;
  • Instalações de ar comprimido e gases especiais.
  • Elevadores e equipamentos de elevação;
  • Sistemas de segurança eletrónicos;
  • Sistemas de segurança ativa de combate a incêndios;
  • Arruamentos, passeios e demais zonas de circulação nos diferentes campi
  • Zonas ajardinadas e afins.

Estão excluídas do âmbito de intervenção da DST as instalações de comunicações de voz e dados, da responsabilidade da Direção de Serviços Informáticos, bem como os equipamentos específicos existentes em laboratórios, cantinas, bares ou outros espaços, não integrados nas instalações acima mencionadas.

Setor de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho
Serviço responsável pelo desenvolvimento das atividades que visam a segurança, bem-estar físico e psicológico dos trabalhadores e garantir o cumprimento das obrigações legais, numa vertente de responsabilidade social para com a comunidade académica.

Contactos: A DST disponibiliza os seguintes canais para contacto ou solicitação de serviço/intervenção:

Responsável da Presidência – Pró-Presidente Professor Doutor Paulo Fernandes

Responsáveis técnicos por campus

Técnicos
Cidade Responsável técnico em 2012 e-mail Extensão interna
Leiria
Edifício sede Eng.º Joaquim Santos joaquim@ipleiria.pt 800611
Campus 1 Eng.º Luís Salgado salgado@ipleiria.pt  800615
Campus 2 Eng.º Cláudio Pinto claudio@ipleiria.pt 200331
Campus 5 Mestre Felisbelo Lisboa felisbelo.lisboa@ipleiria.pt 800612
Residências Leiria Eng.º Joaquim Santos joaquim@ipleiria.pt 800611
Santo Estevão Eng.º Cláudio Pinto claudio@ipleiria.pt 200331
Caldas da Rainha
Campus 3 Mestre David Armindo david.armindo@ipleiria.pt 200201
Residência MAD Mestre David Armindo david.armindo@ipleiria.pt 200201
Residência RBP Mestre David Armindo david.armindo@ipleiria.pt 200201
Peniche
Campus 4 Eng.º Paulo Repolho paulo.repolho@ipleiria.pt 200330
Residência Estudantes Eng.º Paulo Repolho paulo.repolho@ipleiria.pt 200330
Marinha Grande Eng.º Joaquim Santos joaquim@ipleiria.pt 800611

Divisão de Expediente, Arquivo e Reprografia

A Divisão de Expediente e Arquivo (DEAR) exerce as suas funções ao nível do tratamento e encaminhamento do expediente, definição e manutenção de arquivos do IPLeiria e manutenção e conservação dos espaços de reprografia nos serviços centrais. A DEAR compreende: Setor de Expediente e Setor de Arquivo.
Responsável Maria Josefina Dias da Silva Pereira . Contacto jpereira@ipleiria.pt

Secretariado da Presidência

O Secretariado da Presidência exerce funções de apoio e secretariado à presidência do IPLeiria e todas as atividades complementares.
Responsáveis Susana Cristina Figueiredo Dias e Dr.ª Lina Manuela Lopes Henriques Rosálio . Contacto presidencia@ipleiria.pt

Gabinete de Imagem e Comunicação

O Gabinete de Imagem e Comunicação (GIC) é responsável pelo tratamento de todas as questões respeitantes à imagem e relações públicas do Instituto e unidades orgânicas nele integradas. Por aqui, passa a gestão da comunicação interna e externa do IPLeiria, procurando-se estabelecer ligação entre os diferentes serviços e unidades e a comunidade académica.
Responsável Professor doutor João Paulo dos Santos Marques . Contacto gic@ipleiria.pt

Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional

O Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional (GMCI) é responsável pelo tratamento de todas as questões respeitantes à mobilidade e cooperação do Instituto e respetivas unidades orgânicas, nos planos nacional e internacional (artigo n.º 5 do art. 7.ºA, dos Estatutos do Politécnico de Leiria).
Contacto gmci@ipleiria.pt

Gabinete de Auditoria e Controlo Interno

Ao Gabinete de Auditoria e Controlo Interno (GACI) compete: analisar e verificar os ativos do IPLeiria e das suas unidades orgânicas; a legalidade e a regularidade das operações; a integralidade e exatidão dos registos contabilísticos; a execução dos planos e políticas superiormente definidos; e a eficácia da gestão e a qualidade da informação.
Responsável Dr. António José Simões . Contacto antonio.simoes@ipleiria.pt

Gabinete de Avaliação e Qualidade

O Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ) tem como principais competências: apoiar a implementação de uma cultura de qualidade no IPLeiria e do sistema interno de garantia da qualidade; apoiar os processos de avaliação interna e externa no Instituto; organizar os procedimentos inerentes à acreditação e avaliação dos ciclos de estudo e submetê-los à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES); e colaborar na regulamentação e no desenvolvimento de instrumentos de monitorização da qualidade do ensino.
 
Responsável Professor doutor João Paulo dos Santos Marques . Contacto gab.qualidade@ipleiria.pt

Organograma

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